Casa, planetas? Veja o que essas coisas dizem sobre sua personalidade
Menu & Busca
Casa, planetas? Veja o que essas coisas dizem sobre sua personalidade

Casa, planetas? Veja o que essas coisas dizem sobre sua personalidade

Home > Entretenimento > Cultura > Casa, planetas? Veja o que essas coisas dizem sobre sua personalidade

Todas as pessoas têm um mapa astral, independentemente de acreditar em astrologia ou não. E, ao contrário do que muitos pensam, o signo solar, que a maioria das pessoas conhece sobre si próprio, não define tudo sobre suas personalidades.

astrologia
A astrologia não define a personalidade das pessoas. | Foto: Getty Images.

O que é a astrologia?

A astrologia estuda a provável relação dos corpos celestes, como os planetas, as constelações, a lua, com a vida das pessoas e acontecimentos na Terra. O estudo vai além de previsões em horóscopos diários. Ele também analisa individualmente os indivíduos e serve como orientação para melhores escolhas em suas vidas, a partir da consideração de pontos fortes e fracos em seus mapas astrais. 

Mas o que é um mapa astral?

De acordo com Milena Katarina (@autoastral_astrologia), que exerce a profissão de astróloga e faz leitura de mapas astrais, desde 2016, formada pela Templo Escola Tríade em São Paulo, “o mapa é como uma pizza de 12 pedaços, em que cada pedaço é uma parte do que é uma determinada pessoa”.

fazer mapa astral
Mapa astral . | Foto: Shutterstock.

O mapa astral é como se fosse uma foto do céu no instante em que uma pessoa nasce, ele indica a posição dos astros e de todos os signos em relação à Terra. A partir disso, o mapa astral pode determinar os aspectos de personalidade, as predisposições de habilidades, comportamentos em relações amorosas, com amigos, familiares, no trabalho, entre outros. Ele serve como ferramenta de autoconhecimento, pois pode auxiliar nas escolhas das pessoas.

Afinal, como o mapa astral consegue mostrar todos os aspectos de personalidade?

A leitura de um mapa astral tem muitas coisas a serem consideradas, então, para ser completa, deve ser feita por um especialista individualmente. Mas, basicamente, o mapa é dividido em 12 setores, que são chamados de casas e são influenciados pelos planetas. Por exemplo, na primeira casa, fica o signo ascendente do dono do mapa e ele determina características de como essa pessoa se mostrará para as outras.

Mas as características vão além de comportamentos, Katarina afirma que: “o mapa indica desde aspectos físicos, por exemplo, se vai ter a predisposição a ser mais magro, um ascendente em Capricórnio poderia indicar isso. Até questões psicológicas mal resolvidas, como separação dos pais, questões que podem ser encontradas nas casas 4 e 10”.

Cada um dos 12 setores ou casas são divididos em 30 graus, o que corresponde nos dias em que o sol passa em cada signo, aproximadamente, formando um círculo de 360 graus. O posicionamento dos corpos celestes em graus é importante. Em virtude de, por exemplo, nas características de personalidade em relação ao signo solar de uma pessoa, também dependerem do posicionamento do sol em relação ao signo dela nesses 30 graus, pois eles são divididos em 3 “subsetores” (decantos) de 10 graus, e cada um deles corresponde a diferentes características.

como analisar mapa astral
O mapa indica aspectos físicos e psicológicos. | Foto: Reprodução.

O que significa cada casa?

“É importante dizer que cada casa tem mais de um significado e que a ênfase disso vai se dar de acordo com o mapa de cada um”, a astróloga destaca.

Pois, na interpretação de cada casa, é necessário analisar o signo que está nela e também onde se localiza o planeta regente desse signo. Além de necessário interpretar também, os planetas que estiverem dentro da casa, caso tenha algum. Katarina afirma que a influência dos planetas vem de conceitos como: o tempo de orbe; mais rápido ou mais devagar, entre outros fatores.

Casa 1 – Ascendente

Essa casa determina a personalidade exterior, a maneira como age e se mostra para as pessoas.

Casa 2 – Dinheiro e bens

Representa os bens materiais, mostra a relação com o dinheiro, como vai ganhar ou gastar dinheiro, a maneira como a pessoa tenta alcançar seus objetivos materiais, pode mostrar se a pessoa é ambiciosa ou não, se é uma pessoa trabalhadora ou trapaceira, pode até indicar se a pessoa vai acumular fortuna no futuro.

Casa 3 – Comunicação, relação com irmãos e infância

Pode mostrar desde a quantidade de irmãos que a pessoa possui, as características dos irmãos dela, até a relação da pessoa com os irmãos, tios e primos. Além de apresentar se possui facilidade ou dificuldade em se comunicar. Tudo vai depender do signo que está nessa casa, o planeta que se encontra nela, a quantidade de planetas e suas posições.

Casa 4 – Relação com a mãe e com o ambiente que mora

Essa vai dizer sobre a personalidade da mãe, a relação da pessoa com ela e a maneira geral como se relacionam. Vai dizer também sobre o espaço em que mora, como será a casa própria ou sua atitude quando possuí-la. Representa a segurança, a zona de conforto.

Casa 5 – Relacionamentos breves, filhos e lazer

Pode mostrar as possibilidades de filhos e como será a personalidade deles, se tiver. Mostra também características relacionadas à criatividade, à forma como a pessoa passa o tempo livre, se possui hobbies e a relação com relacionamentos breves.

Casa 6 – Saúde e trabalho

Mostra a maneira como a pessoa lida com a rotina, como cuida da saúde e até mesmo as maiores possibilidades de problemas de saúde. Sobre o trabalho, ela indica o tipo de trabalho mais atrativo, ou cujo a pessoa possua mais habilidade, e vai mostrar a maneira como a pessoa se comporta em seu local de trabalho.

Casa 7 – Descendente, relacionamentos sérios e parcerias

Os planetas e signos que estiverem nessa casa vão apresentar a maneira como você se relaciona em seus relacionamentos mais sérios, se você possui facilidade ou dificuldade em se relacionar com os outros, pode até determinar qual as características que mais te atraem em outra pessoa e o elemento (ar, água, fogo, terra) dos signos que mais te atraem.

Casa 8 – Sexualidade, morte e dinheiro do outro

Essa casa indica como a pessoa encara a morte, o fim de ciclos, transformações, mudanças bruscas e a relação com o dinheiro do outro. Mostra também preferências sexuais e relação da pessoa com o sexo.

Casa 9 – Estudos, grandes viagens

Apresenta a capacidade da pessoa de desenvolver consciência socialas predisposições para escolha de faculdade, a relação com os estudos, relação com projetos de viagens, entre outros.

Casa 10 – Meio céu, futuro e relação com o pai

Os corpos celestes presentes nessa casa vão indicar a motivação da pessoa em seus objetivos futuros, em alcançar sucesso, relação com a carreira e relação com o pai.

Casa 11 – Amigos

Nessa casa, é possível descobrir se a pessoa tem dificuldade em lidar com grupos, trabalhar em equipe e fazer amigos, é possível também descobrir os tipos de pessoas que você se relaciona melhor.

Casa 12 – Relação com a fé

Essa casa mostra como a pessoa lida com a espiritualidade, a fé, crenças, superstições, qual a missão que a pessoa tem em relação às pessoas, entre outras coisas.

Mas e os planetas?

Cada um vai possuir uma influência, mas a interpretação vai depender de onde ele está e qual signo está próximo a ele. Algumas influências seriam:

  • Mercúrio: inteligência emocional e comunicação;
  • Vênus: poder de atração e relacionamentos;
  • Marte: capacidade de ação e tomada de atitudes;
  • Júpiter: crescimento pessoal e habilidades;
  • Saturno: limitações e desafios;
  • Urano: liberdade e elevação da consciência coletiva;
  • Netuno: desenvolvimento da espiritualidade;
  • Plutão: destruição e o poder de transformação.

Exemplificando uma leitura de mapa astral

como ler mapa astral
Mapa astral e relação com a personalidade. | Foto: Reprodução.

Milena Katarina, para mostrar na prática como o mapa demonstra a personalidade, supôs uma leitura de mapa simplificada.

“Pensando que temos 12 signos, partindo do ascendente, cada casa tem um signo, por exemplo, uma pessoa com ascendente em Áries, tem Touro na casa 2, Gêmeos na 3 e, assim, sucessivamente até o 12.

Então, sem ter um mapa específico, uma pessoa com ascendente em Áries é pioneira no que faz e tem tendência atlética. Touro na casa 2, traz a tendência a gastar muito mais dinheiro do que tem, mas muito trabalho também.

Gêmeos na 3, traz mais de um irmão, criança comunicativa e criativa. Câncer na 4, ótima relação com a mãe. Leão na 5, muitos filhos e muitos romances.

Virgem na 6, possui boa saúde. Libra na casa 7, boas parcerias para trabalho e relacionamentos. Escorpião na 8, apresenta sexualidade aflorada. Sagitário na 9, impulso para começar curso superior ou ter mais conhecimento.

Capricórnio na 10, um bom planejamento de futuro. Aquário na 11, muitos amigos. Peixes na 12, ótima conexão espiritual”.

_____________________________________
Por Jennifer Alexandre – Fala! Uniso

Tags mais acessadas