quinta-feira, 21 novembro, 24
HomeCinema e Séries'Casa Gucci': 5 curiosidades do filme com Adam Driver e Lady Gaga

‘Casa Gucci’: 5 curiosidades do filme com Adam Driver e Lady Gaga

Um dos filmes mais aguardados do ano, Casa Gucci – ou House Of Gucci no nome original – teve estreia anunciada em 25 de novembro nos cinemas brasileiros. A produção é baseada na história real do assassinato de Maurizio Gucci, planejado por sua esposa, Patrizia Reggiani.

O casal é interpretado por Adam Driver e Lady Gaga. O elenco e a trama chamaram a tenção do público. Saiba mais sobre a trama e confira 5 curiosidades sobre o longa.

Casa Gucci
Casa Gucci é um filme estrelado por Adam Driver e Lady Gaga. | Foto: Reprodução/ YouTube

A história de Casa Gucci

O longa-metragem é baseado no livro House Of Gucci: A Sensational Story Of Murder, Madness, Glamour and Greed – A Casa de Gucci: Uma História Sensacional de Assassinato, Loucura, Glamour e Ganância, em português – escrito por Sara Gay Forden, e narra a história do assassinato de Maurizio Gucci pelas mãos de um sicário contratado por sua ex-mulher, Patrizia Reggiani. 

A estreia mundial ocorreu no Odeon Leicester Square, em Londres, em 9 de novembro de 2021 e foi lançado nos cinemas em 24 de novembro de 2021 com distribuição pela United Artists nos Estados Unidos e pela Universal Pictures no resto do mundo.

Assim como ao longo da história – no livro, na vida real e no filme – a trajetória da Família Gucci, sobretudo o casamento de Patrizia e Maurizio, possui diversas curiosidades e o FALA! Abordará cinco delas (sem spoiler) para que você possa se preparar e assistir. Acompanhe a seguir.

Curiosidades sobre Casa Gucci

1) Ambientação do longa: cronologia

O filme é ambientado entre as décadas de 1970 a 1990 e retrata os eventos e consequências do assassinato de Maurizio Gucci, empresário italiano e chefe da casa de moda Gucci, orquestrado por sua ex-esposa Patrizia Reggiani.

Maurizio Gucci (Adam Driver) era filho da atriz italiana Sandra Ravel e Rodolfo Gucci, filho do fundador da famosa grife voltada para o mercado de luxo. Quando Rodolfo faleceu, Maurizio deteve 50% das ações da empresa, o que lhe permitiu ficar à frente do conselho e das decisões importantes da organização.

Nessa época, Maurizio já era casado com Patrizia e possuía duas filhas: Allegra e Alessandra Gucci. Entretanto, cerca de uma década depois, Maurizio deixa Patrizia para viver com uma nova namorada e resolve vender a Gucci para a Investcorp, após a empresa perder milhões de dólares sob o seu comando.

2) Estrelando Lady Gaga no papel principal

O papel de Patrizia Reggiani foi representado por Lady Gaga, que, em entrevista ao portal Omelete, relatou como foi a preparação para interpretá-la. De acordo com Gaga, Reggiani não é uma mulher interesseira como muitos pensam. “Ela tinha o sonho de uma vida melhor para si, e Gucci tinha como dar isso para ela. Então ela queria tudo, mas não acho que isso é ser interesseira, oportunista, ou obsessiva”, opinou.

Por meio dessa observação, Gaga criou o seu próprio ponto de vista sobre Patrizia, o que fez evitar ler materiais, notícias ou documentários que faziam qualquer julgamento ou crítica sobre a socialite italiana: “Passei muito tempo lendo sobre [Patrizia], vendo entrevistas dela e entrevistas de outras pessoas sobre ela, mas tentei não ler nem assistir a nada que tivesse uma opinião muito forte. Eu realmente queria criar o meu próprio ponto de vista sobre ela.” disse a atriz.

Ainda sobre a preparação, Gaga menciona que os figurinos e as perucas foram detalhes importantes para a caracterização, pois foi criada uma cronologia para mostrar as etapas e as fases de transformação de Patrizia durante os acontecimentos da trama. A ideia era não ter a percepção tão reluzente ou  polida quanto os outros Gucci, além de ter a leitura real dos fatos para saber como a atriz deveria parecer em cada cena.

Em contrapartida, Lady Gaga não quis conhecer pessoalmente Patrizia Reggiani. A atriz explicou que não queria glorificar os crimes da socialite, um interesse que notou vindo da italiana. Segundo Gaga, a Patrizia poderia contar uma história diferente para melhorar a própria imagem.

3) Casa Gucci demorou cerca de 20 anos para ser lançado

Conforme dito anteriormente, o filme foi inspirado no livro, A Casa de Gucci: Uma História Sensacional de Assassinato, Loucura, Glamour e Ganância e os direitos cinematográficos foram adquiridos á Giannina Scott, no início dos anos 2000.

    Desde então, o longa sofreu diversas adaptações, bem como: troca de roteiro, diretor, atores e passou por um longo processo de desenvolvimento, trazendo maior realidade a trama.

4) Resposta de Patrizia Reggiani

Após o anúncio da realização do filme em novembro de 2019, Patrizia Reggiani falou à imprensa italiana dizendo que estava “honrada por ser interpretada por uma atriz do calibre de Lady Gaga” e disposta a falar com os produtores do filme para dar mais detalhes sobre o assassinato.

No entanto, uma semana após o início das filmagens em março de 2021, Reggiani deu uma entrevista à Agenzia Nazionale Stampa Associata (ANSA), em que afirmou que estava “desapontada e chateada” por Gaga não ter entrado em contato com ela para conhecê-la, apesar de interpretá-la no filme, e afirmou que: “não é uma questão de dinheiro, porque não vou ganhar um centavo pelo filme, é bom senso e por respeito”.

Mais tarde, no mesmo mês, foi confirmado que os produtores do filme não queriam que Gaga a conhecesse e eles estavam “cientes de não querer endossar ou apoiar o crime horrível” que ela cometeu, dizendo que Gaga já havia assistido a muitas filmagens e documentários, e lido livros sobre a vida dela.

5) Repercussão da Família Gucci

Se por um lado Patrizia Reggiani se sentiu “honrada” pela interpretação, por outro, a Família Gucci se sentiu “decepcionada” com o longa. Patricia Gucci, prima de segundo grau de Maurizio Gucci, deu uma entrevista à agência independente Associated Press, em abril de 2021.e  expressou que a família Gucci estava “muito decepcionada” com a realização do filme.

De acordo com a representante da família: “eles estão roubando a identidade de uma família inteira para ganhar dinheiro, apenas para alimentar o sistema de Hollywood. Como qualquer família, temos identidade e privacidade. Podemos falar sobre qualquer coisa, mas existem limites que simplesmente não podem ser ultrapassados”. 

Além disso, destacou que as principais preocupações da família eram a falta de contato com o diretor, a informação errada do livro em que se embasava e a contratação de atores reconhecidos para interpretar pessoas que não estavam envolvidas no assassinato. Também criticou a caracterização de Al Pacino como Aldo Gucci e de Jared Leto como Paolo Gucci, por considerar que não tinham nenhuma semelhança com os personagens que retratavam. No entanto, ela afirmou que a família irá esperar até ver o filme completo para tomar ações.

Casa Gucci é uma história real e eletrizante que envolve amor, ambição e ganância e que recebeu notas mistas e médias de acordo com a grande crítica. De acordo com a PostTrak,  foi dada a pontuação positiva de 82%, com 60% dizendo que definitivamente o recomendariam.  O longa é um bom programa e história a ser analisada por amplas visões: crítica, da imprensa, do fato real e a visão de leitor.

Em todo caso, conte para gente o que achou e “em nome do Pai, filho e Casa de Gucci.”, bom filme!

______________________________________________________
Por Erica Silva – Fala! Anhembi Morumbi

ARTIGOS RECOMENDADOS