quinta-feira, 25 abril, 24
HomeCulturaCarnaval 2020: confira os desfiles programados para hoje no Rio

Carnaval 2020: confira os desfiles programados para hoje no Rio

Beija-Flor, Salgueiro e Mocidade são algumas das mais aguardadas para hoje (24). Sendo assim, confira quais desfiles estão programados para esta segunda-feira no Rio de Janeiro.

Neste segundo dia de Carnaval, os cariocas esperam pelas escolas São Clemente, Vila Isabel, Salgueiro, Unidos da Tijuca, Mocidade e Beija-Flor, nesta sequência.

Desfile da Mangueira traz releitura de Jesus e gera debates

Assim, veja o que esperar das escolas de samba:

São Clemente

São Clemente no Carnaval 2020. | Foto: Reprodução.

Com relação à letra, a escola São Clemente discorrerá sobre as falcatruas que permeiam o Brasil. Para isso, o grupo contará com um tom humorístico, já que Marcelo Adnet, André Carvalho, Gabriel Machado, Pedro Machado, Gustavo Albuquerque, Camilo Jorge, Luiz Carlos França e Raphael Candel são os responsáveis pela composição do samba.

Nesse sentido, o samba-enredo fala sobre a aparição constante das fake news, o poder das redes sociais e outros temas muito discutidos no país.

Sobre isso, a canção finaliza com os versos: “Brasil, compartilhou, viralizou, nem viu/E o país inteiro assim sambou/Caiu na fake news”

Vila Isabel

A Vila Isabel homenageará Brasília neste ano, trazendo o samba-enredo Gigante pela própria natureza – Jaçanã e um índio chamado Brasil. Assim, o país será representado por um curumim (criança, em tupi-guarani) que sonha estar sob as asas da jaçanã (pássaro), onde conhece seu povo.

Mais do que homenagear, fará também uma crítica. Logo, afirmará que Brasília foi construída por um povo sofrido.

Samba oficial da Vila Isabel em 2020. | Reprodução/YouTube.

Salgueiro

O Salgueino, desta vez, trará seu enredo em torno do negro e de sua vida no Brasil. Desta maneira, nas primeiras linhas da sinopse, o carnavalesco Alex de Souza dirá “Nasci livre!/Sou filho do “Negro Malaquias”, sujeito danado de brabo, que caçava os “fujão” da fazenda do sinhô e da sinhá, que até eram “bão”. E minha mãe, Leandra, era cativa de estimação.”.

Samba-enredo do Salgueiro em 2020. | Reprodução/YouTube.

Participação feminina explica explosão do Carnaval de rua em SP

Unidos da Tijuca

Unidos da Tijuca no Carnaval 2020. | Foto: Reprodução.

Sob uma forma de protesto concreto, a Unidos da Tijuca fará uma crítica severa aos acontecimentos da cidade do Rio de Janeiro, a qual sofre de diversas maneiras. Em contraponto, discorrerá também sobre as belezas da Cidade Maravilhosa.

Para isso, portanto, o samba traz os versos: “Lágrima desce o morro / Serra que corta a mata / Mata, a pureza no olhar / O Rio pede socorro”.

Mocidade

Já a Mocidade Independente de Padre Miguel, apesar de ter ficado afastada por um tempo, há três anos ganha destaque pela qualidade de seu samba-enredo. Assim, desta vez, a escola trará Elza Soares, com o enredo Elza Deusa Soares. Mais do que isso, a Mocidade já se apresenta como uma das preferidas para ganhar o Carnaval de 2020.

Samba-enredo da Mocidade Independente de Padre Miguel em 2020. | Reprodução/YouTube.

Beija-Flor

Beija-Flor no Carnaval 2020. | Foto: Reprodução.

Tida como uma das mais polêmicas historicamente, a Beija-Flor será a última escola de samba a se apresentar nesta segunda-feira. Neste ano, o grupo contará sobre os caminhos percorridos pela humanidade.

Além disso, espera-se que a escola fique entre a crítica e a poesia para abordar o assunto delicado.

Por Isabela Cagliari – Redação Fala! Universidades