Calendário de vacinação em São Paulo é antecipado. Confira as datas
Menu & Busca
Calendário de vacinação em São Paulo é antecipado. Confira as datas

Calendário de vacinação em São Paulo é antecipado. Confira as datas

Home > Notícias > Calendário de vacinação em São Paulo é antecipado. Confira as datas

O Governador de São Paulo, João Doria, anunciou uma nova alteração no calendário de vacinação no Estado. Segundo o anúncio oficial divulgado no domingo (13), todos os adultos de 24 a  18 anos (último grupo a ser concluído) terão recebido pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até 15 de setembro.

Recentemente, na última quarta-feira (9), o governo havia divulgado uma outra antecipação que apontava o dia 18 de outubro como o “dia da esperança”. Com esta modificação, pessoas de até 40 anos serão vacinadas ainda no final de junho.

“Preparem o braço. Em São Paulo, nós vamos vacinar. Aqui é a terra da vacina e não da cloroquina”, declarou Dória. Além disso, o governador também apontou o impacto da vacinação na economia. “A retomada econômica está atrelada à vacinação dos brasileiros. São Paulo lidera o PIB do país e tem um crescimento estimado para este ano de 7,6%. Portanto, a imunização dos que vivem em SP, sejam paulistas, brasileiros de outros estados ou estrangeiros que residem aqui contribui muito o ânimo, a esperança e a ativação econômica de os setores da economia do estado de SP, e consequentemente, no Brasil”.

No site VacinaJá, é possível acompanhar a contagem regressiva para o dia em que cada grupo poderá ser vacinado. Além disso, a fim de acelerar o trabalho dos profissionais de saúde e evitar aglomerações nos locais de vacinação, é possível realizar o pré-cadastro no site preenchendo os dados exigidos.

vacinação São Paulo
Em virtude da nova previsão de entregas, a vacinação em SP é acelerada e traz esperança aos paulistas. | Foto:Montagem/Reprodução

Por que ocorreu uma antecipação no calendário de vacinação em São Paulo?

Segundo Regiane de Paula, coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização (PEI), em coletiva de imprensa, o novo calendário é resultado da previsão de entrega das vacinas pelo Ministério da Saúde.

 “Esse é o maior avanço da vacinação no Estado de São Paulo: 7,5 milhões de pessoas serão vacinadas em um mês. O avanço é planejado com base em remessas de vacinas previstas para o Programa Nacional de Imunização”, pontou.

Além disso, essa aceleração foi determinada a partir do novo ritmo de produção e entrega dos imunizantes no país. Por exemplo, a partir de terça-feira (15), além das vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac, a vacina da Jansen, que depende de aplicação única, também estará disponível para ajudar na imunização contra a covid-19.

Como fica o novo calendário de vacinação contra a Covid-19?

Em razão do avanço, as datas e os grupos selecionados foram agendadas da seguinte maneira:

  • 16 a 22 de junho – 50 a 59 anos
  • 23 a 29 de junho – 43 a 49 anos
  • 30 de junho a 14 de julho – 40 a 42 anos
  • A partir de 15 de julho – 35 a 39 anos
  • 30 de julho a 15 de agosto – 30 a 34 anos
  • A partir do dia 16 de agosto – 25 a 29 anos
  • 1 a 15 de setembro – 24 a 18 anos

_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

Tags mais acessadas