Menu & Busca
Incidência de cálculo renal pode aumentar no verão

Incidência de cálculo renal pode aumentar no verão


A dieta é um fator importantíssimo no controle da doença. Para evitar a cristalização dos sais, o organismo precisa de água. Então parece clichê, mas o mais importante é ingerir bastante líquido, evitando aqueles que contêm açúcar. Uma maneira de checar se a quantidade que você está ingerindo é suficiente, seria se atentar para a cor da urina.

Informações sobre cada cor de urina

Fique atento! A incidência de pedra nos rins aumenta significativamente durante o verão. Especialmente em países como o Brasil, com clima tropical, as pessoas tendem a comer de forma menos qualitativa e esquecem de aumentar sua hidratação na proporção necessária.

O consumo elevado de sódio é também um fator preponderante. Não se engane pensando que não colocar sal na comida irá te ajudar: na verdade, os alimentos que mais contêm são aqueles que menos imaginamos, são eles bebidas como refrigerantes, embutidos como linguiça, salsicha, salames e presuntos, enlatados e macarrão instantâneo. Ou seja, o sal de cozinha não é o vilão, mas deve ser sim consumido com uma certa moderação.

seven assorted-brand soda cans
Incidência de cálculo renal pode aumentar no verão

Como as pedras são formadas basicamente por cálcio, há uma ideia de que parar de consumir o mineral seja positivo. Mas não é bem assim. No intestino existe uma grande quantidade de oxalato. Quando ele está sozinho, ou seja, sem o cálcio, acaba partindo para o sistema urinário, onde é formada a pedra. 

amendoas-beneficas-para-os-ossos
Amêndoa é um alimento rico em cálcio

Caso o indivíduo tenha um consumo correto de cálcio, a sua junção com o oxalato já ocorre no intestino, dando origem a um complexo solúvel que será eliminado pelas fezes. Alimentos com alto teor de oxalato como nozes, pimenta e chá preto exigem moderação.

couve-benefico-para-os-ossos
A ingestão de couve em apenas uma refeição é capaz de suprir as necessidades diárias, a quantidade varia de pessoa para pessoa

Pessoas com alta concentração de ácido úrico no sangue devem ainda reduzir a ingestão de carne vermelha e frutos do mar, uma vez que eles elevam ainda mais as taxas. Alguns especialistas recomendam ainda cuidado com os suplementos de cálcio. O mineral é importante, mas a suplementação só pode ser feita com recomendação médica mediante exames. Do contrário, a sobrecarga pode resultar no problema renal.

sliced of tangerine fruits
Fruta cítrica

O suco de frutas cítricas, como laranja, limão e acerola têm citrato. Na prática, essa molécula tem afeição especial pelo cálcio. Ao se juntar a ele gera um composto solúvel facilmente liberado pela urina. Assim, o mineral não fica livre para formar as pedras. Verduras, legumes e outras frutas também têm suas doses de citrato.

Porém, não se esqueça de que o organismo só tem capacidade de absorver as vitaminas até uma certa quantidade. Quando o limite é atingido, o corpo passa a expelir aquilo que estiver em excesso. No caso da vitamina C, ao ser metabolizada pelo fígado, é  produzido oxalato de cálcio, que pode ocasionar o surgimento dos cálculos nos rins.

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas