Cabelo: 5 hábitos que podem prejudicar a saúde dos fios
Menu & Busca
Cabelo: 5 hábitos que podem prejudicar a saúde dos fios

Cabelo: 5 hábitos que podem prejudicar a saúde dos fios

Home > Lifestyle > Cabelo: 5 hábitos que podem prejudicar a saúde dos fios

Você sabia que nosso cabelo está exposto diariamente a fatores que prejudicam os fios? Desde o sol até a forma como prendemos podem influenciar na textura e no aspecto. Por isso, é fundamental ter atenção à saúde dos cabelos.

Dentre os cuidados, também é imprescindível deixar de lado alguns maus hábitos que podem estragar os fios sem percebermos. Quem gosta de ter cabelos cheios de brilho e bem cuidados, sabe como é importante seguir alguns cuidados. Hidratação, nutrição e até reparação são alguns deles.

Ter cabelos saudáveis e bonitos é o desejo da maioria das mulheres. Nesta busca por ter fios maravilhosos, elas acabam apostando todas as suas fichas em tratamentos mirabolantes que prometem resultados rápidos e incríveis. Sabe no que dá? Bem, você já deve saber que nem sempre funciona.

Além disso, outros costumes que já fazem parte do nosso cotidiano capilar podem influenciar diretamente na aparência dos fios. Quer ver? Listamos 5 hábitos que podem estar prejudicando o seu cabelo. Confira! 

Cabelo
Agentes externos podem prejudicar a saúde do cabelo. | Foto: Reprodução

1) Prender o cabelo molhado

O hábito de prender os cabelo molhado torna os fios mais frágeis. E, muitas vezes, quando não dá tempo de secar, você acaba prendendo o cabelo do jeito que ele está: molhado!

Repetir este hábito com frequência propicia a quebra dos fios. Tudo por causa do ambiente quente e úmido que se estabelece no couro cabeludo.

Outro ponto importante dessa questão é que deixar o cabelo molhado favorece a caspa e fungos. Ou seja, se você fizer isso com frequência, ainda mais se dormir com os cabelos úmidos, pode desenvolver alguma dermatite no couro cabeludo.

Além disso, o peso dos cabelos amarrados, principalmente para quem tem cabelos longos, também faz com que os fios da parte de cima da cabeça sejam forçados e quebrem. Ou seja, é melhor esperar eles secarem naturalmente.

2) Lavar o cabelo na água quente

Muitas pessoas gostam de tomar banho com água quente, mas não sabem que, na verdade, isso faz muito mal ao cabelo. Água em temperatura alta pode fazer a cutícula dos fios abrir.

Com isso, pode ocorrer perda de nutrientes, oleosidade excessiva ou ressecamento. Assim, é importante usar água morna ou fria.

Aliás, o mesmo vale para quem usa muito ferramentas térmicas, como o secador e a chapinha. Para evitar os danos nos fios, sempre utilize protetor térmico antes.

3) Não beber água

Os fios de cabelo são formados em sua maior parte por queratina, que dá a resistência e também forma a cutícula, parte externa que protege e dá brilho ao fio.

Porém, outros componentes, como nutrientes e água, também fazer parte da estrutura do cabelo. Sendo assim, é muito importante beber sempre bastante água, para manter a umidade dos fios e favorecer seu crescimento.

4) Exagerar nos produtos químicos

Progressiva, alisamento, coloração, entre outros. São muitos os processos químicos que podem ser agressivos e acabar com toda a beleza dos cabelos, se não forem realizados da maneira correta.

Aplicar um produto químico mais de uma vez no mês, não contar com a ajuda de um bom profissional e deixar a desejar na hora da hidratação são fatores que podem mudar a estrutura dos fios.

5) Não cortar os cabelos regularmente

Cortar a ponta dos cabelos deixa os fios mais fortes. Nós sabemos o quanto eles demoram para crescer, mas não importa o comprimento: eliminar as pontas por meio do corte é essencial para a renovação do cabelo e ainda faz com que ele ganhe mais força.

Por incrível que pareça, este hábito pode estimular o crescimento. E por isso a dica é experimentar cortar com um profissional qualificado a cada três meses e aproveitar o resultado.

Garantir a saúde dos cabelos é fundamental para que os fios fiquem cada vez mais bonitos. Porém, não basta apenas fazer hidratações e usar vários produtos de qualidade.

________________________________________________

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife

Tags mais acessadas