Em meio ao cenário pandêmico atual, o número de mortes por um novo tipo de coronavírus, o Covid-19, aumenta exponencialmente. No Brasil, isso não é diferente. Desde o dia 26 de fevereiro deste ano, quando foi confirmado o primeiro caso em território nacional, o número de doentes não parou de crescer, assim como o número de mortes.
O coronavírus no Brasil
Nesse ritmo, o país alcançou a sexta posição mundial quando o assunto é a quantidade de falecimentos. Atrás apenas de Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França e Espanha, o Brasil conta com mais de 23.500 mortes, segundo o Worldometers.
O site, referência em estatística em tempo real também aponta que a nação é a quarta no mundo a ter mais pacientes recuperados, passando de 154 mil.
Ainda assim, é necessário manter padrões que favorecem a manutenção da saúde pública. O uso de máscara, como decretado em São Paulo no último dia 7, é um bom exemplo de proteção, visto que tem eficiência de até 97% na retenção do vírus, segundo estudos da USP.
O número de vítimas deste novo vírus em território nacional é preocupante, porém, a quantidade expressiva de sobreviventes não pode ser esquecida.
De qualquer maneira, siga as dicas no Ministério da Saúde, lave as mãos constantemente, mantenha uma distância de dois metros das outras pessoas e, se puder, fique em casa. O Covid-19 prejudicou a sociedade inteira, seja de forma econômica, social ou psicológica. Por isso que a colaboração é de extrema importância.
_____________________________________________
Por Alexandre Caldeira Arias – Fala! Cásper