sexta-feira, 17 maio, 24
HomeCulturaBooktok e a crescente popularidade de Harry Potter

Booktok e a crescente popularidade de Harry Potter

Óculos redondos, uma cicatriz em formato de raio na testa e uma escola de bruxaria são apenas algumas atribuições que permeiam a cabeça de todo bom fã de Harry Potter. No entanto, desde o encerramento das gravações e o lançamento de “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, a magia de Hogwarts ficou adormecida, sem muitas novidades. Até que, como um verdadeiro truque de mágica, essa trama regressou ao dia a dia dos fãs. E é exatamente isso que acontece no mundo do Booktok, quando aspirantes a bruxos se unem, com disponibilidade de tempo e criatividade para criar em uma rede tão ampla quanto o TikTok.

booktok - Harry Potter
Entenda o fenômeno da popularidade de Harry Potter no Booktok. | Foto: Reprodução/ Unsplash

O uso recorrente desse aplicativo se tornou uma realidade para a maioria das pessoas, especialmente durante o período de isolamento social. Seja ao consumir inúmeros vídeos na chamada “For You”, até produzir conteúdos para sua própria página, o TikTok é atualmente uma das plataformas mais em alta desde o seu recorde de downloads no primeiro trimestre de 2020 – momento este que coincide com o início da quarentena.

Dentre milhões de usuários ativos por mês, uma que merece destaque é Beatriz Glion. A grande apreciadora de livros e fã da saga Harry Potter, membro da ilustre casa da Grifinória, embarcou nessa jornada após ler todos os livros durante a quarentena e gravar vídeos, inicialmente de brincadeira, que acabaram viralizando na internet.

@biaglion conta pra mim e pro @submarino qual dessas curiosidades vocês gostaram mais de saber 💙 #harrypotter #LivroÉNoSub #bookstan ♬ Harry Potter – The Intermezzo Orchestra

A fama de Harry Potter no Booktok

Esse engajamento se torna cada vez mais crescente quando o assunto “Harry Potter” entra em pauta e Bia acredita que o PotterTok – termo que a mesma prefere utilizar – teve grande influência nesse processo.

A sua própria história com o TikTok explica a onda gradual de usuários que usufruem e criam conteúdos com essa temática.

Eu estava me sentindo muito sozinha no começo da pandemia então poder compartilhar minhas opiniões e análises tanto dos filmes quanto dos livros que eu lia foi algo muito especial para mim

afirmou

Em um momento rodeado de tantas dúvidas e incertezas, conseguir se conectar – mesmo que de forma remota – com indivíduos que possuem afinidades em comum é o que torna o TikTok um ambiente tão significativo para tantos. 

Essa relação de troca entre criador e receptor de conteúdo foi fundamental para tornar o isolamento social mais suportável – tendo em vista a ausência de contato com o próximo – e unir potterheads do mundo todo.

Contudo, assim como qualquer outra rede, o TikTok também possui seus defeitos. Tratando não apenas da divergência de gostos, o BookTok consegue ser um ambiente bastante competitivo no sentido de estimular uma leitura rápida e exorbitante de livros em um curto espaço de tempo. E pensando em um contexto em que a exaustão mental e consequentemente a ressaca literária se tornaram comuns na vida de tantos leitores, essa concorrência pode desencadear em um ciclo de autocobrança verdadeiramente prejudicial.

“Se a pessoa se acostumar a ver vídeos curtos, como é a dinâmica do TikTok, isso pode acabar afetando a ansiedade e até na própria ressaca literária”, a criadora de conteúdo digital explica: “Ela acaba se acostumando com processos bem rápidos e dinâmicos, então dificilmente ela vai se concentrar para ler um livro de 500 páginas”.

harry potter - booktok
Os livros da saga Harry Potter dominou o universo do Booktok. | Foto: Reprodução/ Unsplash

Não existe nenhum feitiço muito trabalhoso para solucionar esse problema: apenas respeite seu tempo. É muito comum se comparar com o próximo e se cobrar a trabalhar mais quando há tanto tempo livre, mas é importante ter em mente que a prioridade principal deve ser sempre a própria saúde mental.

Não ficar muitas horas no TikTok e deixar o celular longe quando for pegar um livro para ler, são coisas que quando eu mesma comecei a fazer, já consegui notar a diferença

Beatriz Glion relata

Procurar conforto em gostos que façam sentido para si mesmo é uma ótima maneira de relembrar o motivo que o fez entrar no BookTok em primeiro lugar: o amor por livros. Apesar dessa plataforma ser acolhedora e revelar um caráter bastante expressivo de seus usuários, às vezes é necessário desligar o celular e reviver o vínculo consigo mesmo. “Harry Potter deu sentido para minha vida porque esses livros se tornaram a minha maior companhia”, Bia diz, representando o amor por essa saga lançada há mais de uma década que continua unindo tantos fãs até os dias de hoje.

Os livros tem o poder de mudar a vida dos indivíduos e ter a chance de não apenas se sentir acolhido como acolher outros a partir disso, apenas incentiva a prática da leitura. A própria tiktoker conta como seu desejo de ler retornou ao ler todos os livros de “Harry Potter”. “Essa saga salvou a minha vida, é muito significativa para mim e tem um espaço muito grande no meu coração”, Beatriz Glion conta.

O impacto foi tão grande que ela tinha a necessidade de compartilhar as suas análises e opiniões com o mundo todo, conseguindo ressignificar não apenas a sua própria vida como a dos milhares de usuários que a acompanham. “Acho que o TikTok foi uma rede de apoio para mim, ainda é, e eu acredito que eu também seja uma rede de apoio para muitas pessoas”, ela finaliza. O BookTok pode ter estimulado esse processo mas no fim, é exatamente isso que os livros são capazes de fazer: conectar pessoas.

_________________________________________
Por Marcela Abreu – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS