Com a criação de novas formas de entretenimento graças à inovação da tecnologia, nossa imaginação sobre os próximos anos pode ir muito além do esperado. A série britânica Black Mirror idealiza o futuro em diversas possibilidades e episódios que podem ser aconchegantes em sua jornada ou chocantes com seus desfechos. Separamos quatro das lições deixadas pela polêmica série e que se relacionam com o que é marketing digital e com a presença tecnológica na vida das pessoas. Confira!
Propaganda interativa
Após a série ser comprada pela Netflix, o sucesso veio fácil e, em dezembro de 2018, chegou na plataforma o filme Black Mirror: Bandersnatch, que mostrou uma história simples, mas com uma execução diferente. O filme, parecido com um jogo, é interativo, onde as ações permitem rumos distintos para o protagonista e criam finais diferentes a cada escolha.
Bandersnatch foi inovador por oferecer liberdade aos telespectadores e gerou bastante repercussão por sua ideia principal, incluindo polêmicas pelas ações que o protagonista tinha como opção. É uma inovação para a área do marketing digital pois permite maior autonomia ao cliente, além de mostrar como estabelecer uma relação de proximidade com os consumidores.
Experiências imersivas
Assim como a lição mencionada acima, a imersão em conteúdos on-line, além do usual computador e dos dispositivos móveis, é importante para a interação do consumidor, o que pode trazer maior repercussão ao anúncio. Como a série traz diversas opções a cada episódio, é fácil listar quais são as histórias que têm uma experiência imersiva como apoio e até quais estão próximas da realidade.
Na quinta temporada, lançada em junho de 2019, o episódio Striking Vipers, gravado em São Paulo, mostra um jogo on-line com capacidade de realidade virtual (VR). O jogador é imerso nas fases de batalha como se estivesse vivenciando-as. Além disso, na terceira temporada, o episódio Playtest mostra o inverso, com elementos do jogo presente no ambiente real do jogador. Ambas as possibilidades já são atuais no mundo dos games, mas podem ser novidades em propagandas.
Cultura do like
No episódio Nosedive, da terceira temporada, as pessoas recebem notas a partir do seu desempenho na sociedade e que ditam certos luxos para sua vida, como andar em primeira classe no avião, comprar um apartamento sofisticado e até conseguir um emprego. Na trama, estrelada por Bryce Dallas Howard, o ensinamento está em como a experiência do público dita sua reputação. Em aplicativos como Uber, Airbnb e 99, os consumidores também podem oferecer notas, ditando assim o futuro e as notabilidades dos motoristas e donos das casas, por exemplo.
Limites da tecnologia
Questões sobre monitoramento, comercialização de informações e invasão de privacidade on-line também são discutidas em Black Mirror nos episódios The Entire History of You, Arkangel e Shut Up and Dance, respectivamente. Assim, é demonstrado que a tecnologia também exige cuidados e limites, pois existem riscos desconhecidos pela maioria da população. A segurança de prevenir invasões, monitorar servidores privados na nuvem e o cuidado sobre a comercialização de dados on-line vale tanto para empresas do marketing digital quanto para consumidores.
_________________________________
Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC