BBB21: Discurso de Lumena gerou revolta na web; Entenda o caso
Menu & Busca
BBB21: Discurso de Lumena gerou revolta na web; Entenda o caso

BBB21: Discurso de Lumena gerou revolta na web; Entenda o caso

Home > Entretenimento > Famosos e TV > BBB21: Discurso de Lumena gerou revolta na web; Entenda o caso

Durante o jogo da Discórdia do BBB21 que aconteceu ontem, segunda-feira (08), internautas se revoltaram com o discurso de Lumena. Segundo os usuários das redes sociais, a participante teria militado errado e estaria usando de pautas coletivas a seu favor.

Em seu discurso, Lumena acusou os participantes do BBB21 de serem racistas.
Em seu discurso, Lumena acusou os participantes do BBB21 de serem racistas. | Foto: Reprodução/Rede Globo.

A opinião do público sobre Lumena e seu discurso é similar à que a sister tinha sobre as falas de Lucas Penteado no BBB21. Eles afirmam que a participante está sendo hipócrita em suas colocações e que o jogo não é negro contra brancos ou vice-versa.

Saiba, a seguir, o que foi dito por Lumena em seu discurso e as reações gerais da Internet.

Em discurso, Lumena afirma que participantes do BBB21 estão sendo racistas em seus comportamentos

Ontem, ocorreu o jogo da Discórdia, no qual os participantes necessitavam apontar quem seriam os influenciadores e os influenciáveis da casa. A dinâmica foi polêmica e os jogadores trocaram farpas entre si.

O discurso de Lumena durante o jogo, porém, surpreendeu o público. A psicóloga afirmou que os participantes da casa eram racistas em seu comportamento e usou Carla Diaz e Karol Conká como exemplos desse preconceito estrutural.

Para Lumena, os brothers e sisters tratam ambas de maneira diferente. Ela afirmou que a dor de Diaz por ser mulher branca fez com que a casa se mobilizasse por ela, enquanto a de Karol Conká, por ser negra, não gerou comoção.

A dor em questão, mencionada por Lumena em seu discurso, é referente à briga que as participantes protagonizaram. Conká espalhou para todos os participantes que a atriz estaria interessada em Arcrebiano, participante com quem Karol estava se relacionando. Ao descobrir, Carla foi questionar Karol, que foi agressiva e atacou a artista com palavras.

Carla Diaz como influenciadora, e Viih, Sarah e Thaís como influenciáveis. É interessante perceber que, nessa experiência específica, como a dor de uma mulher fenotipicamente branca mobilizou toda a casa, acionando sentimentos de compaixão, de compreensão, de acolhimento, em detrimento da dor de uma mulher negra que foi criticada, alvejada, convocada inclusive ao desejo de não estar mais no programa. Me chamou a atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa.

Trecho do discurso de Lumena no BBB21

Lumena também apontou Karol Conká como influenciadora e ela mesma como sua influenciável. A baiana afirmou que a cantora era uma artista que sabia se posicionar, expor sua dor e seus medos, influenciando mulheres negras a se abrirem.

Reação do discurso na casa

Durante a fala de Lumena, os participantes ficaram sem compreender o que ela estava dizendo. Muitos trocaram olhares, pois a história de Conká e Diaz foi algo provocado pela cantora. Ela espalhou boatos para todos, ofendeu Carla e mobilizou os participantes a indicarem Arcrebiano ao paredão, afirmando que o modelo a usou.

Carla Diaz e Viih Tube falam sobre atitude de Lumena no jogo da Discórdia.
Carla Diaz e Viih Tube falam sobre atitude de Lumena no jogo da Discórdia. | Foto: Reprodução/Globoplay.

Carla Diaz e Viih Tube afirmaram que o discurso racial era desnecessário naquele momento. Que a questão não era sobre isso e que Conká estava errada, por isso os participantes ficaram chateados. Segundo a atriz, Lumena está passando pano para as atitudes de Karol.

As duas sisters que conversaram sobre o discurso de Lumena dentro do BBB21 afirmaram que irão se afastar dela.

Repercussão nas redes sociais

Após o discurso de Lumena, muitos internautas reagiram a sua fala nas redes sociais. O pensamento da participante gerou indignação no público, que afirma que Karol Conká estava errada em inventar boatos sobre Carla Diaz, além de movimentar participantes a votarem em Bil.

Os usuários afirmam que Lumena não foi coerente em seu discurso e que ela usa as pautas coletivas do movimento negro, feminista e LGBTQIA+ para suas questões pessoais. A participante dizia algo semelhante sobre Lucas Penteado, participante que deixou o jogo no início da semana.

Famosos e anônimos fizeram questão de debater o assunto na Internet.

______________________________________________
Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas