Bandas inglesas de sucesso
Menu & Busca
Bandas inglesas de sucesso

Bandas inglesas de sucesso

Home > Entretenimento > Música > Bandas inglesas de sucesso

A música é feita para encantar, chamar a atenção, captar o interesse e inspirar os seus ouvintes. Durante o último século, muitas bandas inglesas se destacaram e, atualmente, algumas são consideradas como as maiores de todos os tempos. A “Terra da Rainha” é responsável pelo nascimento de grandiosos artistas. Outro ponto a ser destacado a partir dessas bandas é a pronúncia especial das palavras que a língua inglesa britânica entregou aos seus integrantes. Veja algumas bandas inglesas que, por meio da qualidade de suas músicas e de sua pronúncia característica da Inglaterra, alcançaram o sucesso!

Confira algumas bandas inglesas que fizeram, e ainda fazem sucesso

The Beatles

The Beatles
The Beatles. | Foto: BBC.

É praticamente impossível falar de música sem, pelo menos, pensar em uma das maiores bandas de todos os tempos. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr são verdadeiros revolucionários da música.

Crescendo ouvindo Elvis Presley, os Beatles sempre tiveram um grande potencial. Além disso, a banda teve duas fases que, igualmente, tiveram suas importâncias. Durante a “primeira fase”, os Garotos de Liverpool tinham uma característica mais próxima  à banda Boy Bands. Cantando músicas de amor, conquistaram rapidamente o seu público.

Uma das canções mais conhecidas da época da banda é “Eleanor Rigby”. Com uma bela melodia de violino podendo ser ouvida de fundo, algo também característico é a pronúncia britânica das palavras saídas da boca de Paul McCartney. Porém, com a evolução da chamada “contracultura”, passaram a adotar um estilo diferenciado que foi caracterizado pela música “Lucy In the Sky With Diamonds”.

Pink Floyd

Pink Floyd
Emblema da banda Pink Floyd. | Foto: Reprodução.

Uma das maiores bandas inglesas do século passado, principalmente dos anos 1970, era composta, pela maioria das vezes, pelo vocalista Roger Waters, pelo guitarrista David Gilmour, o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason, o único que ficou desde a formação inicial.

A banda Pink Floyd tinha um estilo que se baseava no rock psicodélico e no rock progressivo. Aquela que talvez seja a música mais emblemática da banda de Londres é “Another Brick in the Wall”. A canção critica o sistema de ensino que, ao invés de estimular crianças, as reprime. Além disso, a música é cantada, em uma parte, por crianças. Esse trecho destaca, além da repressão sofrida sendo enunciada pelas próprias crianças, a beleza e a força da pronúncia do inglês britânico.

Queen

Queen
Queen. | Foto: Reprodução.

Freddie Mercury foi um dos maiores vocalistas de todos os tempos. O seu alcance vocal  é lembrado, até hoje, por amantes do mundo inteiro. Mas Farrokh Bulsara, nome verdadeiro de Freddie Mercury, não seria quem é hoje se não fosse por Brian May, Roger Taylor e John Deacon.

A banda de rock, formada em Londres, é responsável por sucessos de diferentes estilos como We Will Rock You e Bohemian Rhapsody. Porém, uma música menos conhecida, mas de alta qualidade, é a canção Good-old Fashioned Lover Boy. A música de 1976 apresenta um forte sotaque britânico na pronúncia de suas palavras, saídas da voz de Mercury. A forte pronúncia do inglês britânico é “distribuída”, ao longo de cada palavra, fazendo com que a presença do vocalista da banda seja bastante marcante.

Oasis

Banda Oasis
Banda Oasis. | Foto: Reprodução.

Formada por Liam Gallagher, Noel Gallagher, Gem Archer, Andy Bell e Chris Sharrock, a banda de rock e Britpop de Manchester “Oasis” nasceu em 1991. Apenas quatro anos depois produziu o álbum “(What’s The Story) Morning Glory”, que inclui sucessos como Wonderwall e Don’t Look Back in Anger. Porém, uma das músicas que mais destaca a sua origem inglesa é “Stand By Me”. Nessa canção, palavras como “learn” e “day”, logo no começo da canção, demonstram uma forte presença do inglês britânico.

Black Sabbath

Black Sabbath
Black Sabbath. | Foto: The New York Times.

A banda de heavy metal, formada na cidade inglesa de Birmingham, era composta por Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Bill Ward. Na ativa entre 1968 e 2017, Black Sabbath tem grandes sucessos como Paranoid e, o mais conhecido, Iron Man. A canção Iron Man é cantada em um ritmo mais devagar e “claro”, podendo-se, assim, escutar bem as pronúncias das palavras “britânicas”.

The Who

The Who
The Who. | Foto: Reprodução.

Nascida em Londres, a banda inicialmente formada por John Entwistle, Doug Sandom, Keith Moon e Kenney Jones, surgiu em 1964 e explodiu logo no seu primeiro ano com “I Can’t Explain”. O grupo inglês também é responsável pelo sucesso “Baba O’Riley”, de 1971, canção que destaca a mescla de rock e pop.

Outra canção de sucesso é “Join Together”, de 1972. Na música podemos ouvir a língua inglesa britânica em sua essência, que impacta diretamente na pronúncia das palavras.

Led Zeppelin

Led Zeppelin
Led Zeppelin. | Foto: Reprodução.

Dona de grandes sucessos como “Whole Lotta Love”, “Dazed and Confused” e da excelente canção “Stairway to Heaven”, a banda inglesa Led Zeppelin surgiu em 1968, em Londres. Formada por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, o grupo se destaca pelas suas letras e pela melodia de hard rock que atrai o ouvinte.

Apesar de não ser um gigante hit, “Houses of The Holy” encanta, principalmente, pelo conjunto de elementos, como a voz de Robert Plant. O inglês britânico do vocalista é destacado pela pronúncia das palavras.

The Rolling Stones

The Rolling Stones
The Rolling Stones. | Foto: Reprodução.

Formada em 1962 na cidade de Londres, a banda inglesa de rock é atualmente composta por Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood. Os sucessos musicais são “Satisfaction”, “You Can’t Always Get What You Want”, entre outros. Outra grande melodia é “Paint It, Black”, de 1966. Na canção, consegue-se ouvir durante todo o tempo a presença de uma forte pronúncia do inglês britânico.

Radiohead

Radiohead
Radiohead. | Foto: Reprodução.

Expoente atual de um rock alternativo/ experimental, Radiohead é dona do sucesso “Creep”, de 1992. Formada no ano de 1995 em Oxford, a banda é composta por Thom Yorke, Jonny Greenwood, Ed O’Brien, Colin Greenwood e Phil Selway. Uma canção que demonstra a sua origem inglesa é “Man of War”, que tem algumas palavras pronunciadas com sotaque britânico.

______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas