A música é feita para encantar e inspirar os seus ouvintes e é isso que bandas inglesas fizeram no último século. A “Terra da Rainha” é responsável pelo nascimento de grandes artistas. Outro ponto a ser destacado a partir dessas bandas é a pronúncia especial das palavras que a língua inglesa britânica entregou aos seus integrantes.
Veja, a seguir, algumas bandas inglesas que, por meio da qualidade de suas músicas e de sua pronúncia característica da Inglaterra, alcançaram o sucesso!
Confira algumas bandas inglesas que fizeram, e ainda fazem sucesso
The Beatles

É praticamente impossível falar de música sem, pelo menos, pensar em uma das maiores bandas inglesas de todos os tempos. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr são verdadeiros revolucionários da música.
Crescendo ouvindo Elvis Presley, os Beatles sempre tiveram um grande potencial. Além disso, a banda teve duas fases que, igualmente, tiveram suas importâncias. Durante a “primeira fase”, os Garotos de Liverpool tinham uma característica mais próxima à banda Boy Bands. Cantando músicas de amor, conquistaram rapidamente o seu público.
Uma das canções mais conhecidas da época é Eleanor Rigby. Com uma bela melodia de violino podendo ser ouvida de fundo, algo também característico é a pronúncia britânica das palavras saídas da boca de Paul McCartney. Porém, com a evolução da chamada “contracultura”, a banda inglesa adotou um estilo diferenciado que foi caracterizado pela música Lucy In the Sky With Diamonds.
Pink Floyd

Uma das maiores bandas inglesas do século passado, principalmente dos anos 1970, era composta, pela maioria das vezes, pelo vocalista Roger Waters, pelo guitarrista David Gilmour, o tecladista Richard Wright e o baterista Nick Mason, o único que ficou desde a formação inicial.
A banda Pink Floyd tinha um estilo que se baseava no rock psicodélico e no rock progressivo. Aquela que talvez seja a música mais emblemática da banda de Londres é Another Brick in the Wall. A canção critica o sistema de ensino que, ao invés de estimular crianças, as reprime. Além disso, a música é cantada, em uma parte, por crianças. Esse trecho destaca, além da repressão sofrida sendo enunciada pelas próprias crianças, a beleza e a força da pronúncia do inglês britânico.
Queen

Freddie Mercury foi um dos maiores vocalistas de todos os tempos. O seu alcance vocal é lembrado, até hoje, por amantes do mundo inteiro. Mas Farrokh Bulsara, nome verdadeiro de Freddie Mercury, não seria quem é hoje se não fosse por Brian May, Roger Taylor e John Deacon.
A banda de rock, formada em Londres, é responsável por sucessos de diferentes estilos como We Will Rock You e Bohemian Rhapsody. Porém, uma música menos conhecida, mas de alta qualidade, é a canção Good-old Fashioned Lover Boy. A música de 1976 apresenta um forte sotaque britânico na pronúncia de suas palavras, saídas da voz de Mercury. A forte pronúncia do inglês britânico é “distribuída”, ao longo de cada palavra, fazendo com que a presença do vocalista da banda seja bastante marcante.
Essas qualidades tornaram o Queen uma das primeiras bandas inglesas que vem à mente quando o assunto é rock.
Oasis

Formada por Liam Gallagher, Noel Gallagher, Gem Archer, Andy Bell e Chris Sharrock, a banda de rock e Britpop de Manchester “Oasis” nasceu em 1991. Apenas quatro anos depois produziu o álbum (What’s The Story) Morning Glory, que inclui sucessos como Wonderwall e Don’t Look Back in Anger. Porém, uma das músicas que mais destaca a sua origem inglesa é Stand By Me. Nessa canção, palavras como “learn” e “day”, logo no começo da canção, demonstram uma forte presença do inglês britânico.
Black Sabbath

A banda de heavy metal, formada na cidade inglesa de Birmingham, era composta por Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Bill Ward. Na ativa entre 1968 e 2017, Black Sabbath tem grandes sucessos como Paranoid e, o mais conhecido, Iron Man. A canção é cantada em um ritmo mais devagar e “claro”, podendo-se, assim, escutar bem as pronúncias das palavras “britânicas”.
O Black Sabbath se tornou uma das bandas inglesas de heavy metal mais conhecidas e seu sucesso é reconhecido até hoje. Atualmente, Ozzy segue uma carreira solo e possui sucessos como Crazy Train, Mama, I’m Coming Home e No More Tears.
The Who

Nascida em Londres, a banda inicialmente formada por John Entwistle, Doug Sandom, Keith Moon e Kenney Jones, surgiu em 1964 e explodiu logo no seu primeiro ano com I Can’t Explain. O grupo inglês também é responsável pelo sucesso Baba O’Riley, de 1971, canção que destaca a mescla de rock e pop.
Outra canção de sucesso é Join Together, de 1972. Na música podemos ouvir a língua inglesa britânica em sua essência, que impacta diretamente na pronúncia das palavras.
Led Zeppelin

Dona de grandes sucessos como Whole Lotta Love, Dazed and Confused e da excelente canção Stairway to Heaven, a banda inglesa Led Zeppelin, uma das melhores bandas inglesas, surgiu em 1968, em Londres. Formada por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham, o grupo se destaca pelas suas letras e pela melodia de hard rock que atrai o ouvinte.
Apesar de não ser um gigante hit, Houses of The Holy encanta, principalmente, pelo conjunto de elementos, como a voz de Robert Plant. O inglês britânico do vocalista é destacado pela pronúncia das palavras.
The Rolling Stones

Formada em 1962 na cidade de Londres, a banda inglesa de rock é atualmente composta por Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ron Wood. Os sucessos musicais são Satisfaction, You Can’t Always Get What You Want, entre outros. Outra grande melodia é Paint It, Black, de 1966. Na canção, consegue-se ouvir durante todo o tempo a presença de uma forte pronúncia do inglês britânico.
Radiohead

Expoente atual de um rock alternativo/ experimental, Radiohead é dona dos sucessos Creep, de 1992, e Fake Plastic Trees, de 1995. Formada no ano de 1985 em Oxford, a banda é composta por Thom Yorke, Jonny Greenwood, Ed O’Brien, Colin Greenwood e Phil Selway. Uma canção que demonstra a sua origem inglesa é Man of War, que tem algumas palavras pronunciadas com sotaque britânico.
______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper