sexta-feira, 19 abril, 24
HomeCinema e Séries'Awake': conheça o novo suspense da Netflix que vai tirar seu...

‘Awake’: conheça o novo suspense da Netflix que vai tirar seu sono

E se você nunca mais pudesse dormir? Aliás, e se ninguém mais pudesse tirar sequer um cochilo? Qual seria o nível de desequilíbrio e estresse? O que aconteceria com a sociedade e o mundo ao nosso redor? São perguntas que Awake tenta responder. Na última quarta-feira (9), o novo suspense de ficção científica estreou para o catálogo da Netflix. Desde o lançamento, o longa está no TOP 10 do streaming.

O enredo acompanha a trajetória de Jill (Gina Rodriguez), uma ex-militar com um passado conturbado. Após uma catástrofe no planeta que destrói todos os aparelhos eletrônicos e acaba com a possibilidade de dormir, ela busca a sobrevivência e descobre que pode ter a chave para a cura da humanidade: sua filha Matilda (Ariana GreenBlatt).

Dirigido e coescrito por Mark Raso (Kodachrome), o longa levanta questionamentos sobre as reações violentas e delirantes de um cenário pós-apocalíptico onde as pessoas não conseguem mais desfrutar de um bom descanso.

Além de Gina Rodriguez, conhecida por sua performance em Jane: a Virgem, a produção original da Netflix conta com a presença Finn Jones (Punho de Ferro), Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados), Lucius Hoyos (Ecos na Escuridão) e Shamier Anderson (Love Jacked).

Awake Netflix
Estrelado por Gina Rodriguez, Awake apresenta um mundo em colapso após todos perderem a capacidade de dormir. | Foto: Montagem/Reprodução.

AWAKE: O CAOS NO MUNDO É EXPLORADO NA OBRA DE SUSPENSE DA NETFLIX

O diretor Mark Raso contou, em entrevista a Coming Soon, que optou por não colocar um grande vilão em Awake. A proposta da narrativa é mostrar como todos seres humanos possuem dois lados. “Algo que foi muito importante para mim é que não existissem personagens malignos na no enredo. Não há bem e mal neste filme, embora possamos perceber os indivíduos como bons e ruins. Quis apresentar como reagimos diante de algo tão estressante. Quais escolhas tomamos como sociedade quando carregamos um fardo.”

Outro ponto que o diretor apresenta é que seu filme é um vislumbre do que está acontecendo durante a pandemia. Isso porque, segundo ele, em meio à atual realidade, muitas pessoas estão reagindo de um modo desequilibrado e agressivo.

Em entrevista a SfyWire, Gina Rodriguez declarou que a força que sua protagonista carrega na trama foi essencial para desconstruir estereótipos. “Em vários momentos, Jill expressa uma energia feminina diferente e, por isso, vai contra uma norma de gênero que se perpetua. A ideia foi retratar uma mulher que acumulou tanto em sua história nos e que vai além de seu papel de mãe.”

Além disso, a atriz conta que admirou roteiro de Awake por fazer críticas ao domínio da tecnologia em nossa sociedade e percebe quão grave é essa presença tão forte. “A ideia de que podemos ser atingidos por uma onda eletromagnética que acaba com toda a tecnologia e por isso ficamos desnorteados, mostra como somos dependentes disso, e do quanto nossos corpos se tornaram esses programas robóticos. Então, é assustador porque é muito real.”

Portanto, se você gostou de filmes como Bird Box (2018) ou Um Lugar Silencioso (2018), não deixe de assistir Awake já disponível no catálogo da Netflix.

SINOPSE E TRAILER OFICIAIS

O caos se instala no planeta depois que um acontecimento global neutraliza todos os equipamentos eletrônicos e acaba com a capacidade humana de dormir. Mas Jill (Gina Rodriguez), uma ex-militar com um passado problemático, pode ter a chave para a cura: sua própria filha.

FICHA TÉCNICA DE AWAKE (NETFLIX, 2021)

Título Original: Awake
Lançamento: 9 de junho de 2021
Duração: 1h 37min
Direção: Mark Raso
Gênero: Suspense/Ficção Científica
Classificação: 16 anos
Origem: Estados Unidos

_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS