sexta-feira, 26 abril, 24
HomeSaúdeAtenção universitários: o excesso de carboidratos pode prejudicar seu aprendizado!

A insulina é um hormônio essencial, inclusive para quem quer ganhar massa muscular ou emagrecer, pois ela ativa a síntese proteica, além de controlar o nível de glicose no sangue. Entretanto, o seu aumento repentino tem consequências negativas que podem atrapalhar funções do dia a dia como estudar. É preciso estar atento à alimentação para que sua glicemia esteja sempre controlada!

Com uma alimentação saudável é possível regular a glicemia

Quando você consome carboidratos simples, principalmente refinados como pães, quitandas, bolos e doces, sem a presença de fibras ou proteína na mesma refeição, o seu nível de açúcar no sangue (glicemia) aumenta, fazendo com que a insulina seja secretada pelo pâncreas para equilibrar o processo.

Doces podem aumentar sua glicemia e liberação de insulina

Assim, o hormônio transporta o glicogênio para os músculos, onde será armazenado ou utilizado como combustível em atividades físicas, incluindo as do dia a dia como andar ou empurrar algo. Se for armazenado e não for gasto em forma de calorias, a pessoa poderá engordar.

Mas como isso interfere nos meus estudos?

Quando há um aumento de insulina no sangue, é provável que você sinta uma sensação de moleza e até mesmo sono. O efeito de prazer que o carboidrato proporciona vai passar e você vai querer comer mais. Assim, o ciclo continua.

Quando o nível de glicose fica muito alto, a insulina liberada pode não conseguir de “processar” tudo isso, então o glicogênio não entra nas células como deveria. Ou seja, a falta energia para estudar pode ser uma consequência inevitável.

Aumento de insulina compromete sua disposição

Não deixe que uma alimentação desequilibrada comprometa sua disposição e suas horas de estudo. Tente sempre colocar uma porção de proteína e fibras em todas as refeições, consumindo ovos, carnes magras, frutas, verduras e legumes.

Referências:O papel fisiológico da insulina e dos hormônios contrarregulatórios na homeostase glicêmica“.