Assinatura digital: 4 motivos para investir nisso
Menu & Busca
Assinatura digital: saiba a importância de investir nisso

Assinatura digital: saiba a importância de investir nisso

Home > Notícias > Mercado > Assinatura digital: saiba a importância de investir nisso

Em tempos de isolamento, trabalho home office e estudo a distância, muitos encontraram dificuldades para assinar documentos e contratos. Nem todos possuem uma impressora em casa, dificultando o processo e tomando muito tempo e recursos. Nesse cenário, muitos passaram a descobrir a assinatura digital. Você já ouviu falar? Quer entender o que é e como fazer assinatura digital? Então continue conosco! 

assinatura digital
O que é assinatura digital: o que é e como fazer uma assinatura digital? | Foto: Freepik.

O que é assinatura digital?

A assinatura digital é uma técnica que vai utilizar a criptografia para confirmar e também conferir a segurança e integridade dos documentos eletrônicos. Com o grande avanço da informática, boa parte dos arquivos do mercado acabou migrando para o ambiente digital.

Justamente por esse avanço, surgiu a necessidade de autenticar esse grande volume de informações, assim como eram as assinaturas manuscritas que validam os contratos e outros conteúdos da mesma forma.

Em 2001, os documentos digitais passaram então a ter validade jurídica em todo o Brasil e puderam até substituir por completo o papel, desde que assinados digitalmente.

Ainda mais, a assinatura digital é uma garantia online em uma negociação, onde o emissor do documento digital é mesmo quem afirma ser. Assim, torna-se um recurso em que o usuário tem à disposição um comprovante de sua identidade na internet.

Dessa forma, quem assinou está comprovando que ele é mesmo quem diz ser, tudo através dessa assinatura digital. Se você não sabe, há muitas formas de checar a garantia da autenticidade do objeto que foi assinado.

Agora isso vale para documentos e sites também, principalmente aqueles que precisam de certificados digitais legítimos para que assim sejam de fato considerados seguros e confiáveis.

Já que falamos sobre o site, vale dizer que o navegador verifica a validade do certificado SSL, o que significa que ele confere ao domínio o selo de site seguro ou de confiança, mesmo que isso, na maioria das vezes, não diga muito sobre o conteúdo ser de confiança mesmo ou não.

Por que trabalhar com assinatura digital?  

Como já sabemos, a assinatura digital é utilizada para a autenticação de documentos eletrônicos, como arquivos em PDF, por exemplo. Ela utiliza todas as chaves criptográficas de um certificado digital para identificar e proteger as informações, além de conferir validade jurídica. Pode ser também aplicada a contratos, procurações, laudos médicos, atestados e diversos documentos ou transações online.

A tecnologia da assinatura digital permite às pessoas armazenar de forma mais segura possível todos os seus contratos. Ainda, permite também selecionar todos os e-mails e enviar o documento de forma confiável de qualquer lugar para qualquer pessoa, fazendo o processo mais rápido, fácil e seguro para todos.

Trabalhar com assinaturas digitais é ideal e eficaz desde a organização pequena até a grande. Isso porque elas ajudam no processo de acelerar o trabalho, sem contar que oferecem tempo de resposta muito mais rápido em transações comerciais que geralmente demoram muito com documentos físicos.

Nesse sentido, quanto mais seguro e rápido forem os processos, maior será a capacidade da sua empresa fechar outros negócios e ser bem-sucedida.

Então, se você tem uma empresa, não deixe de ver o quanto as assinaturas digitais trazem benefícios para a sua empresa. Fazendo isso você verá o grande passo ao crescimento do seu negócio em uma era que fica cada vez mais rápida e tecnológica. 

Vantagens da assinatura digital

Todos já sabemos que, com o avanço da tecnologia, as coisas se tornaram mais fáceis e a agilidade para todas as áreas da nossa vida também. Junto com isso a assinatura digital vem proporcionando diversos benefícios para as empresas, com economia de custos e de tempo também.

Vamos usar o contrato como exemplo, pense nele como um fornecedor que para assiná-lo do jeito mais tradicional seria preciso imprimir o documento, assinar as vias, rubricar as páginas, ir a um cartório para reconhecer firma de todas as assinaturas e, só depois disso tudo, armazenar o documento ocupando, dessa forma, um espaço físico da empresa.

Com a assinatura digital, todo esse processo citado anteriormente é eliminado. Pois ela é composta por um certificado digital e também por uma chave, que só poderá ser usada pelo dono ou responsável da assinatura para assinar todos os documentos digitais da empresa.

Essa chave vai atestar eletronicamente que a pessoa dona da chave assinou o documento de forma digital. Fazendo, assim, ser uma maneira totalmente segura e legal para assinar todos os documentos digitais tanto da empresa como de qualquer lugar a qualquer momento que quiser e precisar.

Portanto, a assinatura digital tem o mesmo objetivo e validade de uma assinatura comum, porém ela tem mais rapidez e facilidade em seu processo, fazendo-o totalmente eletrônico.

Mas há outros motivos para se adotar a assinatura digital na sua empresa. Você verá que eles vão transformar totalmente sua forma de lidar com a produtividade e com o meio ambiente. São eles: 

1- Segurança

Como já foi mencionado aqui, a assinatura digital oferece mais segurança por conta da verificação de criptografia. Uma mensagem que é codificada em uma assinatura digital pode identificar o signatário e também vincular um documento gravado em particular.

As assinaturas digitais evitam muito as tentativas de fraudes e acessos indevidos que são realizados todos os dias por criminosos.

2- Economia de tempo

As assinaturas digitais fazem as empresas economizarem tempo com documentos e contratos assinados em apenas poucos cliques, sem falar que eles podem ser assinados quase em tempo real de qualquer lugar, utilizando um computador ou smartphone.

 3- Benefícios ambientais

Quando o assunto é reduzir o desperdício e ainda colaborar com a proteção do meio ambiente, a assinatura digital está sempre na frente.

Fazer isso torna as empresas mais bem vistas e torna ainda mais esse papel de sustentabilidade importante.

4- Mais agilidade

Se você busca mais segurança e rapidez na hora de assinar um documento ou de recolher assinaturas de uma grande quantidade de pessoas, a assinatura digital é a melhor opção. Você não vai precisar se deslocar e nem alterar nada na sua rotina, fazendo com que o seu tempo seja aproveitado em outras coisas.

Conheça a Doc Sales

Quer dizer adeus à papelada? Apresento-lhe a DocSales –  a melhor plataforma de assinatura digital para empresas com validade jurídica do Brasil.

A Doc Sales agiliza todos os tipos de assinatura digital de documentos, assim, se você precisa assinar alguns documentos por mês, ou até mesmo se a demanda for de um projeto de automação de assinatura para grandes volumes, você precisa saber como esse serviço pode te ajudar de maneira rápida e segura.

Quer entender melhor sobre como fazer assinatura digital, o que é assinatura digital e conhecer mais sobre a Doc Sales? Então, não deixe de entrar em contato! 

________________________
Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco – Recife

Tags mais acessadas