sexta-feira, 4 outubro, 24
HomeEsporteAs 5 partidas de futebol mais marcantes da história

As 5 partidas de futebol mais marcantes da história

Sabendo que o futebol tem mais de 150 anos e que diversos jogos foram fundamentais para o desenvolvimento do esporte, torna-se muito difícil nomear apenas cinco partidas como as mais marcantes da história. Mesmo assim, existem algumas que se destacam pelo nível técnico, construção da partida, o contexto em que ocorreu, ou até pela importância para a história do esporte bretão. 

Por isso, segue a lista das 5 partidas mais marcantes da história do futebol. Vale ressaltar que os jogos estão em ordem cronológica, do mais antigo para o mais novo, e não de importância.

5 partidas de futebol mais importantes para a história do esporte

1- Brasil 5 x 2 Suécia – Final da Copa de 58

Pelé chorando após conquistar o mundo e o futebol.
Pelé chorando após conquistar o mundo e o futebol. | Foto: Reprodução.

No dia 29 de junho de 1958, a seleção mais vitoriosa na história das Copas do Mundo ganhava sua primeira Copa, o primeiro passo para ser conhecido como “o País do Futebol”. Além disso, um rei se apresentava para o mundo. Pelé, com apenas 17 anos, resolvia a final do torneio mais importante do esporte com dois gols, um deles genial. 

Aquela foi a primeira partida em que o Brasil começou perdendo na Copa, Liedholm abriu o placar aos quatro minutos. A reação? Didi protagonizou uma das cenas mais famosas do futebol, pegou a bola de dentro do gol e carregou até o meio de campo, acalmando seus companheiros. O resultado disso veio cinco minutos depois, quando Garrincha fez uma jogada de gênio, driblou e cruzou rasteiro para Vavá, que empatou o jogo. Aos 32 minutos a jogada se repetiu e Vavá virou a partida.

No segundo tempo, aos 10 minutos, Pelé ampliou o placar com um dos gols mais famosos da história: chapelou o zagueiro sueco e bateu para o gol. Brasil 3 x 1 Suécia. Zagallo foi o autor do quarto gol, batendo na saída do goleiro. Simonsson diminuiu a vantagem e marcou o segundo gol, mas Pelé, com aproximadamente 1,73 de altura, marcou o quinto e último gol do Brasil, de cabeça. 

O mundo passava a realmente conhecer e venerar os brasileiros após a poderosa Suécia levar o placar mais elástico em uma final da história das Copas.

2- Argentina 2 x 1 Inglaterra – Quartas de final da Copa de 86 

Diego Maradona e la "mano de Dios".
Diego Maradona e la “mano de Dios”. | Foto: Reprodução.

Essa partida é interessante, não apenas pela genialidade de Diego Maradona, mas também pelo contexto político que envolvia o confronto. Os argentinos consideram este jogo extremamente importante, porque eles foram militarmente derrotados pelas tropas inglesas quatro anos antes, na Guerra das Malvinas. Por isso, o sentimento de revanchismo entrou em campo junto com as seleções.

A partida teve nome e sobrenome: Diego Armando Maradona. O argentino abriu o placar com um dos gols mais emblemáticos (e sujos) da história, disputando com o goleiro inglês e marcando com a mão. O gol ficou conhecido como “mano de Dios”, ou “mão de Deus”. Mesmo assim, o camisa 10 mostrou três minutos depois que não usava sua inteligência apenas para a trapaça, e marcou um dos gols, se não o mais, bonitos das Copas. Ele pegou a bola no meio de campo e foi driblando o time inteiro até ficar frente a frente com o goleiro e ampliar o placar. Lineker, artilheiro daquela competição, diminuiu a vantagem, mas não foi o suficiente para bater os argentinos.

3- Liverpool 3 (3) x (2) 3 Milan – Final da Champions de 2004/2005 

Gerrard levanta a taça após o milagre de Istambul, maior reviravolta na história do futebol.
Gerrard levanta a taça após o milagre de Istambul, maior reviravolta na história do futebol. | Foto: Reprodução.

Conhecido como “milagre de Istambul”, a partida foi marcada por uma das maiores reviravoltas do futebol. O Milan entrou em campo com um time lendário: Dida, Maldini, Nesta, Stam e Cafú; Gattuso, Seedorf, Pirlo e Kaká; Crespo e Shevchenko. Um dos melhores times de todos os tempos. Já o Liverpool contava com poucas peças importantes e consolidadas, sendo elas apenas Xabi Alonso e Gerrard. 

Com 50 segundos de jogo, Maldini abre o placar e o massacre italiano do primeiro tempo começa. O argentino Hernán Crespo anotou mais dois gols e os times desceram para o intervalo, com 3 x 0 no placar. Na segunda etapa, tudo mudou em seis minutos. Aos nove, Gerrard fez o primeiro gol inglês na partida. Após dois minutos, o checo Vladimír Šmicer fez o segundo e diminuiu para apenas um gol a vantagem. O empate veio quatro minutos depois, com um gol de Xabi Alonso no rebote de um pênalti em que Dida defendeu.

O jogo foi para os pênaltis e Dudek, goleiro do Liverpool, pegou as cobranças de Pirlo e Shevchenko, além de Serginho ter cobrado para fora. Já do lado inglês, apenas o norueguês Riise parou em Dida, e o Liverpool se sagrou campeão da Champions batendo um dos maiores times de todos os tempos. Esta partida foi importante na consolidação de Gerrard como um ídolo do Liverpool.

4 – Santos 4 x 5 Flamengo – Brasileiro de 2011

O passado e o presente: Ronaldinho e Neymar fizeram história juntos.
O passado e o presente: Ronaldinho e Neymar fizeram história juntos. | Foto: Reprodução.

A partida da 12ª rodada do Brasileirão de 2011 é extremamente importante para os brasileiros. O jogo marcou gerações e teve como protagonistas dois gênios: Ronaldinho e Neymar. Um confronto com talvez os dois jogadores mais mágicos e plásticos da história do futebol brasileiro não poderia ficar de fora da lista.

Com direito a hat-trick de Ronaldinho e gol Puskás de Neymar, a partida acabou em 5 x 4 para o Flamengo, que ficou atrás no placar duas vezes. Primeiro o clube carioca buscou um 3 x 0 ainda no primeiro tempo. Depois, no segundo tempo, a equipe rubro-negra ainda precisou correr atrás de mais dois gols, após o Santos desempatar a partida no começo do segundo tempo com Neymar, que marcou seu segundo gol da noite. 

O confronto foi especial para os amantes do futebol e colocou frente a frente os dois últimos brasileiros que, com a essência do nosso futebol, encantaram não apenas o Brasil, mas também a Espanha e a França.

5- Barcelona 6 x 1 PSG – Oitavas da Champions de 2016/2017 

Neymar foi protagonista na maior virada de todos os tempos na história do futebol.
Neymar foi protagonista na maior virada de todos os tempos na história do futebol. | Foto: Reprodução.

O futebol já protagonizou muitos milagres, mas este em específico parecia impossível. O Barcelona perdeu o jogo de ida, fora de casa, por 4 x 0 para o Paris Saint-Germain, e foi para a segunda partida precisando de um placar com cinco gols de diferença para se classificar. Com três minutos de jogo, Suárez abriu 1 x 0, mas até então ainda faltavam três gols para os pênaltis e quatro para a classificação direta. O primeiro tempo continuou sem grandes eventos, até o Kurzawa fazer um gol contra aos 40 minutos. Os times descem ao vestiário com 2 x 0 para o Barcelona no placar, um resultado bom, mas ainda longe do necessário.

Na segunda etapa, Neymar sofreu um pênalti aos cinco minutos e Messi converteu, o que era impossível já parecia mais fácil. Faltava apenas um gol para fechar 4 x 0 e levar a partida para a prorrogação e pênaltis. Aos 17 minutos, Cavani faz um gol para o lado francês e tranquiliza todos os parisienses, até porque, com o critério de gol fora, somente um 6 x 1 poderia salvar a vida dos espanhóis. A partida seguiu com este resultado até os 43 minutos de jogo, em que Neymar fez o gol de falta e ampliou para 4 x 1. Aos 46, Neymar fez o quinto gol, desta vez de pênalti. No último lance de jogo, aos 50 minutos do segundo tempo, Neymar cobra uma falta para a área, e Sergi Roberto marca o sexto gol. Barcelona 6 x 1 PSG.

A partida foi marcada pela lendária narração de André Henning: “Minha nossa senhora, o impossível aconteceu, meu Deus do céu” e é a maior reviravolta da história do futebol. Além disso, algumas pessoas dizem que esta partida foi o motivo do Neymar sair do Barcelona, afinal, o brasileiro foi, indiscutivelmente, o protagonista da partida, mas a imprensa espanhola tratou como se o Messi tivesse resolvido.

_________________________________________________

Por Felipe Sapia – Fala! Cásper

ARTIGOS RECOMENDADOS