O futebol feminino brasileiro tem ganhado maior visibilidade com o passar dos anos, devido a novos investimentos e maior divulgação do esporte. A prática, no entanto, ainda não é conhecida e familiarizada por todos, por isso, confira 5 curiosidades sobre a modalidade.
5 curiosidades sobre o futebol feminin
1. Mulheres proibidas de jogar
O artigo 54 do Decreto-lei 3199, de 1941, continha a seguinte frase, “às mulheres não se permitirá a prática de desportos incompatíveis com as condições de sua natureza”. A lei durou até 1979, mas foi só em 1983 quando o regulamento, que permanece o mesmo até hoje, foi elaborado.
2. Maior campeão brasileiro de futebol feminino
Na última semana, o Corinthians, agora tricampeão, se tornou o maior campeão brasileiro do futebol feminino. A equipe do Parque São Jorge foi uma das primeiras a investir em um time feminino, essa tradição faz com que hoje o Timão seja uma potência do futebol feminino.
3. Time de Modelos
Em 1994, o então presidente do Corinthians, Alberto Dualib, contratou dez modelos para formar o time de futebol feminino do clube. Uma dessas modelos era Milene Domingues, que fazia embaixadinhas nos intervalos dos jogos masculinos. A questão da aparência era tão importante para a modalidade na época, que em 2001, a Federação Paulista de Futebol publicou um decreto dizendo que mulheres não poderiam ter cabelo curto ou raspado para jogar, a justificativa era que o embelezamento das mulheres era um dos responsáveis pelo sucesso do campeonato.
4. Maior goleadora das Olimpíadas
Cristiane Rozeira, atacante da seleção brasileira nas Olimpíadas de 2004 a 2016 e dona de duas medalhas de prata, é a maior artilheira da história dos jogos, com 14 gols. Marta, atualmente, ocupa o segundo lugar, com 13.
5. Veterana quebradora de recordes do futebol feminino
Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como Formiga, quebrou diversos recordes ao disputar os Jogos de Tóquio 2020. A volante se tornou a única jogadora que participou de todas as edições de futebol feminino, desde que foi inserida nas Olimpíadas. Formiga também é a futebolista (entre homens e mulheres) mais velha a disputar os jogos, com 43 anos de idade. Meg, também brasileira, era a detentora anterior do recorde.
_________________________________________________________
Por Eduardo Fabrício Ferreira – Fala! ESPM-SP