Ariel: Relembre a história e veja curiosidades da 'Pequena Sereia'
Menu & Busca
Ariel: Relembre a história e veja curiosidades da ‘Pequena Sereia’

Ariel: Relembre a história e veja curiosidades da ‘Pequena Sereia’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Ariel: Relembre a história e veja curiosidades da ‘Pequena Sereia’

Ariel é a 28ª personagem a ganhar uma animação sua, A Pequena Sereia (1989) e a 4ª Princesa da Disney. Inspirada no conto homônimo de Hans Christian Andersen, sua história foi alterada, visto que a sereia da história original tinha a vida e o final extremamente trágicos.

princesa Ariel da Disney
Princesa Ariel, de A Pquena Sereia | Foto: Reprodução.

A Princesa Ariel

Ariel é a princesa do Reino subaquático de Atlântida, onde mora com seu pai Tristão e suas irmãs mais velhas, Aquata, Andrina, Arista, Atina, Adella e Allana. Sua mãe, a Rainha Athena, foi morta por um barco pirata, conforme é explicado em A Pequena Sereia: A História de Ariel (2008).

Seus melhores amigos são Linguado, o peixe, e Sebastião, o caranguejo. Sabidão, a gaivota, também se tornou amigo de Ariel depois que ele salvou Sebastião de um bando de piratas. Sabidão conta para Ariel coisas sobre os humanos, embora ele não saiba tanto quanto diz saber.

Origem

Assim como outros contos do gênero, A Pequena Serei é uma história com um desenvolvimento cruel. O conto fala sobre uma jovem sereia que se encanta com o mundo dos homens após ouvir os relatos de suas irmãs mais velhas.

Conhecida como Pequena Sereia, a menina possuía uma bela aparência e ao completar 15 anos, nada até a superfície para conhecer o mundo dos homens. Nessa aventura, ela salva um príncipe de um naufrágio e o entrega em segurança em terra firme. O rapaz, por estar desacordado, não conheceu sua salvadora.

O conto de Hans Christian Andersen é sobre tragédia.
O conto de Hans Christian Andersen é sobre tragédia. | Foto: Reprodução/ Wilhelm Pedersen.

Quando regressa para casa apaixonada, a Pequena Sereia pede para a Bruxa do Mar que a transforme em humana. Seu desejo é concedido, contudo, a serie perde sua voz. Além disso, as pernas lhe custariam muito mais, pois sentiria dor toda vez que caminhasse e só conquistaria uma alma ao encontrar seu amor verdadeiro.

Confiante, ela vai para o mundo dos homens e reencontra o príncipe, que se encanta por ela.

A jovem fica de coração partido e se joga no mar, ao entrar em contato com a água, a Pequena Sereia se torna espuma e sua alma vai para o céu.

Aparência e personalidade da Princesa Ariel

A princesa Ariel tem a pele clara, olhos azuis, longos cabelos ruivos que contrastam muito bem com sua cauda verde e top em formato de conchas lilás. Às vezes, ela usa uma flor marinha no cabelo, ou uma estrela do mar.

Com 16 anos, Ariel é muito bonita, ganhando, inclusive, um prêmio de mais bela princesa da Disney. Além da beleza, ela é curiosa, divertida, louca por aventuras, alegre, apaixonada e também rebelde. Depois de ser mãe, em A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar, Ariel torna-se superprotetora, da mesma forma que seu pai, Tristão, era com ela.

A aparência da Ariel foi inspirada na atriz Alyssa Milano, que tinha 16 anos na época. As referências para os animadores desenvolverem o primeiro filme foram fornecidas pela modelo Sherri Stoner. Já o movimento do cabelo de Ariel embaixo d’água foi baseado em imagens da astronauta Sally Ride, enquanto estava no espaço.

A princesa Ariel almeja fazer parte do mundo humano. E, quando ela salva o príncipe Eric de um naufrágio, a vontade só aumenta. Depois de fazer um acordo com Úrsula, a bruxa do mar, Ariel torna-se humana. Sua calda é substituída por longas e belas pernas. Sua roupa, claro, também sofre mudanças.

Depois de passar alguns perrengues por causa do acordo com Úrsula, Ariel acaba se casando com Eric no primeiro filme e tendo com ele uma filha, Melody, que aparece a partir do segundo filme.

Princesa Ariel e Principe Eric em A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar
Ariel com Eric e a filha do casal, Melody. | Foto: Reprodução.

Poderes e Habilidades da Princesa Ariel

  • Extrema força;
  • Maior resistência;
  • Respiração subaquática;
  • Nado veloz;
  • Falar com a fauna marinha (inclusive, mantém essa habilidade mesmo depois de adquirir a forma humana);
  • Manipulação e controle da água;
  • Resistência Térmica;
  • Voz mágica.

Filmes e séries

A Pequena Sereia (1989)

Ariel é uma princesa sereia de dezesseis anos, insatisfeita com a vida no fundo do mar e curiosa sobre o mundo na terra. Ela se apaixona por um príncipe humano e faz um acordo com Úrsula, a bruxa do mar, para transformar-se em humana.

A Pequena Sereia (série de TV – 1992)

As aventuras da Princesa Ariel, Linguado e Sebastião no fundo do mar. Desde seu primeiro problema com Úrsula até sua coleção de objetos dos humanos, a série ilustra a jornada da princesa enquanto ela cresce.

A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar (2000)

Para sua própria proteção, Melody, a filha de Ariel e Eric, não pode entrar no mar. Mas, ao completar 12 anos, ela decide ir em busca de Atlântida, atraindo a ira de uma feiticeira e obrigando Ariel a transformar-se novamente em sereia para salvá-la.

A Pequena Sereia: A História de Ariel (2008)

Este filme é um prequel (pré-sequência), que mostra características da Princesa Ariel como uma jovem sereia. Ariel cria um problema na família quando o poderoso Rei Tritão proíbe todo tipo de música no reino submarino. Com a ajuda de suas seis irmãs, ela resolve se rebelar contra a decisão radical de seu pai autoritário.

Outras aparições da Princesa Ariel

A Pequena Sereia Ariel também aparece de forma regular na série animada O Point do Mickey e no filme Natal Mágico de Mickey. Ela também fez uma aparição na animação Princesinha Sofia e tem participações especiais em outros desenhos, como em Pateta: O Filme e em Retorno de Jafar.

Ariel também é uma personagem na 3ª temporada de Era uma Vez (Once Upon a Time). Seu papel é interpretado pela atriz Joanna García. Outra aparição acontece em na série de mangá Princesa Kilala, onde Ariel ajuda Kilala se tornar uma princesa.

A sereia também faz parte da franquia Disney Princesas ou Princesas da Disney, que abrange revistas, álbuns de música, vários tipos de brinquedos, jogos de vídeo game, roupas e muitos artigos escolares. Além disso, Ariel faz aparições regulares nos Parques e Resorts da Disney.

Live-Action

Um live-action de A Pequena Sereia está sendo produzido, embora, no momento, as filmagens tenham sido adiadas devido à pandemia de coronavírus. A Princesa Ariel será interpretada pela atriz Halle Bailey, enquanto Melissa McCarthy dará vida à vilã Úrsula.

Após muita indecisão, o Príncipe Eric será interpretado por  Jonah Hauer-King. Além dos protagonistas, Tritão e o peixe Linguado também foram confirmados, estrelados, respectivamente, por Javier Bardem e Jacob Tremblay.

halle bailey e pequena sereia
Halle Bailey vai interpretar Ariel no live-action da Disney. | Foto: Reprodução.

Vilã da Disney – Úrsula

Úrsula é a vilã de A Pequena Sereia e uma das mais populares da franquia Disney Villains (Vilões da Disney). A Bruxa do Mar, responsável pelos infortúnios de Ariel, é representada como uma mulher metade polvo e de pele roxa. Conhecida por ser sarcástica e ácida, a vilã é um dos destaques da animação.

Úrsula é a vilã de A Pequena Sereia e está na franquia Vilões da Disney.
Úrsula é a vilã de A Pequena Sereia e está na franquia Vilões da Disney. | Foto: Reprodução.

Sua primeira aparição é marcada por seu acordo com a protagonista de A Pequena Sereia. Ela lhe tornará humana, enquanto a sereia lhe concederá sua voz.

Sua música mais famosa é Corações Infelizes. Na versão original, Úrsula é dublada por Pat Carrol. Em português, a voz da vilã é feita por Zezé Motta.

Curiosidades

  • Durante a primeira aparição do Rei Tritão, Mickey, Pateta e Donald estão presentes na multidão.
  • A Pequena Sereia marca o retorno da Disney ao sucesso de bilheteria após o fracasso de desenhos anteriores.
  • O cabelo vermelho da Princesa Ariel foi uma decisão dos criadores após tentativas frustradas de usar tons amarelos. A cor não se destacava nas cenas escuras da animação, diferente do vermelho.
  • Além da dificuldade de trabalhar com o loiro nos cabelos de Ariel, os criadores não queriam que ela fosse confundida com a protagonista de Splash – Uma Sereia em Minha Vida.
  •  O nome de de Sebastião é Horacio Thelonius Ignatius Crustatious Sebastian.
  • O visual de Úrsula é inspirado na drag queen Divine.

Ficha Técnica – A Pequena Sereia

Título Original: The Little Mermaid 
Duração: 1h26min
Lançamento: 14 de novembro de 1989
Distribuidora: Buena Vista Pictures e Walt Disney Pictures
Dirigido por: Ron Clements e John Musker
Classificação: Livre
Gênero: Romance, Fantasia, Família, Animação, Musical
País de Origem: EUA

___________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!

Tags mais acessadas