Princesa Ariel: Conheça a protagonista de 'A Pequena Sereia'
Menu & Busca
Princesa Ariel: Conheça a protagonista de ‘A Pequena Sereia’

Princesa Ariel: Conheça a protagonista de ‘A Pequena Sereia’

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Princesa Ariel: Conheça a protagonista de ‘A Pequena Sereia’

Ariel é a 28ª personagem a ganhar uma animação sua, A Pequena Sereia (1989) e a 4ª Princesa da Disney. Inspirada no conto homônimo de Hans Christian Andersen, sua história foi alterada, visto que a sereia da história original tinha a vida e o final extremamente trágicos.

princesa Ariel da Disney
Princesa Ariel, de A Pquena Sereia | Foto: Reprodução.

A Princesa Ariel

Ariel é a princesa do Reino subaquático de Atlântida, onde mora com seu pai Tristão e suas irmãs mais velhas, Aquata, Andrina, Arista, Atina, Adella e Allana. Sua mãe, a Rainha Athena, foi morta por um barco pirata, conforme é explicado em A Pequena Sereia: A História de Ariel (2008).

Seus melhores amigos são Linguado, o peixe, e Sebastião, o caranguejo. Sabidão, a gaivota, também se tornou amigo de Ariel depois que ele salvou Sebastião de um bando de piratas. Sabidão conta para Ariel coisas sobre os humanos, embora ele não saiba tanto quanto diz saber.

Ficha de Personagem – Princesa Ariel

Nome: Princesa Ariel
Idade: 16 anos
Altura: 1,52m
Cor dos cabelos: Vermelho Carmesim
Cor dos olhos: Azul
Cor da pele: Branca
Cor do vestido: Verde Água

Origem

Assim como outros contos do gênero, A Pequena Serei é uma história com um desenvolvimento cruel. O conto fala sobre uma jovem sereia que se encanta com o mundo dos homens após ouvir os relatos de suas irmãs mais velhas.

Conhecida como Pequena Sereia, a menina possuía uma bela aparência e ao completar 15 anos, nada até a superfície para conhecer o mundo dos homens. Nessa aventura, ela salva um príncipe de um naufrágio e o entrega em segurança em terra firme. O rapaz, por estar desacordado, não conheceu sua salvadora.

O conto de Hans Christian Andersen é sobre tragédia.
O conto de Hans Christian Andersen é sobre tragédia. | Foto: Reprodução/ Wilhelm Pedersen.

Quando regressa para casa apaixonada, a Pequena Sereia pede para a Bruxa do Mar que a transforme em humana. Seu desejo é concedido, contudo, a serie perde sua voz. Além disso, as pernas lhe custariam muito mais, pois sentiria dor toda vez que caminhasse e só conquistaria uma alma ao encontrar seu amor verdadeiro.

Confiante, ela vai para o mundo dos homens e reencontra o príncipe, que se encanta por ela.

A jovem fica de coração partido e se joga no mar, ao entrar em contato com a água, a Pequena Sereia se torna espuma e sua alma vai para o céu.

Aparência e personalidade da Princesa Ariel

A princesa Ariel tem a pele clara, olhos azuis, longos cabelos ruivos que contrastam muito bem com sua cauda verde e top em formato de conchas lilás. Às vezes, ela usa uma flor marinha no cabelo, ou uma estrela do mar.

Com 16 anos, Ariel é muito bonita, ganhando, inclusive, um prêmio de mais bela princesa da Disney. Além da beleza, ela é curiosa, divertida, louca por aventuras, alegre, apaixonada e também rebelde. Depois de ser mãe, em A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar, Ariel torna-se superprotetora, da mesma forma que seu pai, Tristão, era com ela.

A aparência da Ariel foi inspirada na atriz Alyssa Milano, que tinha 16 anos na época. As referências para os animadores desenvolverem o primeiro filme foram fornecidas pela modelo Sherri Stoner. Já o movimento do cabelo de Ariel embaixo d’água foi baseado em imagens da astronauta Sally Ride, enquanto estava no espaço.

A princesa Ariel almeja fazer parte do mundo humano. E, quando ela salva o príncipe Eric de um naufrágio, a vontade só aumenta. Depois de fazer um acordo com Úrsula, a bruxa do mar, Ariel torna-se humana. Sua calda é substituída por longas e belas pernas. Sua roupa, claro, também sofre mudanças.

Depois de passar alguns perrengues por causa do acordo com Úrsula, Ariel acaba se casando com Eric no primeiro filme e tendo com ele uma filha, Melody, que aparece a partir do segundo filme.

Princesa Ariel e Principe Eric em A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar
Princesa Ariel com Eric e a filha do casal, Melody. | Foto: Reprodução.

Poderes e Habilidades da Princesa Ariel

  • Extrema força;
  • Maior resistência;
  • Respiração subaquática;
  • Nado veloz;
  • Falar com a fauna marinha (inclusive, mantém essa habilidade mesmo depois de adquirir a forma humana);
  • Manipulação e controle da água;
  • Resistência Térmica;
  • Voz mágica.

Desenvolvimento

A personagem Ariel foi inspirada na sereia criada por Hans Christian Andersen em seu conto A Pequena Sereia (Havfrue Den lille). A protagonista do autor dinamarquês, no entanto, não agradou ao diretor Ron Clements, que achou a jovem um personagem muito trágico.

Esse pensamento tinha fundamentos, pois o conto de fadas criado por Hans falava sobre uma jovem sereia que se apaixona por um príncipe, mas que não era correspondida. Em um último ato de amor e desespero ela se joga ao mar e morre, e sua alma finalmente descansa no céu.

Clements reescreveu a personagem e criou Ariel, uma jovem sereia que se apaixona e decide ir à superfície para encontrar seu amor. Assim como a personagem de Andersen, ela troca sua bela voz por um par de pernas, porém, os eventos trágicos que se sucedem com a sereia original não ocorrem com a versão da Disney.

Além de Ariel, o diretor tomou a liberdade para realizar outras alterações na história de A Pequena Sereia, como: o número de irmãs da personagem, que originalmente eram 5 e passaram para 6; a idade da protagonista de 15 para 16 anos; a retirada da avó da sereia, uma personagem importante para o conto; o final trágico da protagonista.

Assim que a história estava pronta, chegou o momento de criar a personagem visualmente. Glen Keane, responsável pelo design de Ariel, afirmou que a sereia foi baseada em duas mulheres, sua esposa e na atriz e modelo Alyssa Milano, que tinha 16 anos, mesma idade que a personagem. Além disso, Sherri Stoner, atriz que criou as cenas do filme em estúdio, também foi utilizada como base para criar a princesa.

O maior desafio de Keane foi criar a cor do cabelo de Ariel, pois todos os tons que utilizavam desapareciam no fundo do mar. O cenário era muito escuro e nada contrastava bem, até que o vermelho vivo foi utilizado e o tom era visível com as outras cores por cima. Além disso, a calda da sereia também deu trabalho para o criador, sendo necessária a criação de um tom azul-esverdeado específico para os cenários.

Em relação a voz da princesa Ariel, o diretor de A Pequena Sereia optou por Jodi Benson. O que motivou sua escolha foi que, além de atuar bem, a atriz cantava. Para Ron, a emersão do desenho só seria possível se a mesma pessoa cantasse e dublasse Ariel. Benson, segundo o diretor, possuía uma voz doce e única, assim como sua princesa sereia, além disso, a atriz ajudou a revisar o roteiro do filme inúmeras vezes, para que a Ariel fosse uma personagem relevante do início ao fim de sua jornada.

História do filme A Pequena Sereia

Ariel é uma jovem princesa sereia, filha do Rei Tritão e a caçula de suas sete filhas. Aos 16 anos, a jovem é fascinada pela superfície e sonha em um dia poder visitá-la, para conhecer os humanos que lá habitam. A menina, contudo, é proibida por seu pai de ir até a superfície, alegando que os humanos são cruéis e que ele os odeia.

A jovem princesa, contudo, não deixa de lado seu fascínio por tudo o que vem de cima e todos os dias une objetos que caem no oceano. Ela os esconde em uma gruta e lá é possível encontrar de tudo, livros, canecas, caixas de jóias, entre outros objetos. A cada item resgatado, sua curiosidade aumenta e a vontade de nadar até a superfície cresce.

Um belo dia, desobedecendo às ordens de seu pai, o Rei Tritão, Ariel nada até a superfície. Quando chega lá em cima, uma grande tempestade está acontecendo e, no meio de todo aquele caos, a princesa resgata Eric, um jovem príncipe que estava em um navio que naufragou. A jovem leva o rapaz em segurança até a praia e fica com ele até que outras pessoas apareçam para resgatá-lo.

Ariel se apaixona pelo príncipe e retorna para sua casa decidida a reencontrar o jovem e viver um lindo romance com ele. A jovem compartilha tudo o que vive com seu pai, o Rei, porém, briga com a pequena sereia e descobre sobre os objetos que andou recolhendo, ele quebra todos e ordena que ela esqueça dos humanos. Entre os itens que a jovem guardou com tanto apreço, está uma pequena estátua de Eric, que foi lhe dada de presente por Linguado, seu amigo peixe.

Decidida a ir ser o consentimento de seu pai, Ariel precisa de uma solução para poder viver entre os mortais e caminhar em terra firme. Desesperada, ela vai até Úrsula, a terrível Bruxa do Mar, que em troca de um par de pernas pediu que a princesa lhe desse sua voz. Ansiosa para encontrar Eric novamente, ela faz a troca com a bruxa, que impõe uma condição para que ela viva na superfície: para morar entre os humanos com suas pernas, ela terá que fazer Eric amá-la e lhe dar um beijo em prova. Caso isso não ocorresse, ele retornaria ao oceano para viver como prisioneira de Úrsula.

A jovem chega ao reino dos humanos e lá se aproxima de Eric, que em pouco tempo se apaixona pela menina muda. Quando o jovem príncipe está prestes a se declarar e beijar a princesa sereia, Úrsula se disfarça de humana e enfeitiça o rapaz, fazendo com que ele esqueça da menina. O que Ariel não sabia sobre a Bruxa do Mar é que ele desejava tomar o trono de Tritão e para isso iria tornar sua caçula em prisioneira.

Determinada, Ariel impede o casamento de Úrsula com Eric, mas o casal não consegue se beijar e por isso a princesa se torna prisioneira da vilã. Tritão, ao saber que sua filha foi pega por Úrsula, se oferece no lugar da jovem e entrega o oceano em suas mãos. Como imaginado, a bruxa não cumpre o acordo e pai e filha são mantidos prisioneiros. Eric então consegue salvar Ariel e derrotar Úrsula, entregando o oceano ao Rei Tritão novamente.

Em recompensa por suas atitudes, o Rei torna sua filha humana de maneira permanente e permite que a princesa Ariel se case com o príncipe Eric. Os dois vivem felizes para sempre em terra firme.

Filmes e séries

A Pequena Sereia (1989)

Ariel é uma princesa sereia de dezesseis anos, insatisfeita com a vida no fundo do mar e curiosa sobre o mundo na terra. Ela se apaixona por um príncipe humano e faz um acordo com Úrsula, a bruxa do mar, para transformar-se em humana.

A Pequena Sereia (série de TV – 1992)

As aventuras da Princesa Ariel, Linguado e Sebastião no fundo do mar. Desde seu primeiro problema com Úrsula até sua coleção de objetos dos humanos, a série ilustra a jornada da princesa enquanto ela cresce.

A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar (2000)

Para sua própria proteção, Melody, a filha de Ariel e Eric, não pode entrar no mar. Mas, ao completar 12 anos, ela decide ir em busca de Atlântida, atraindo a ira de uma feiticeira e obrigando Ariel a transformar-se novamente em sereia para salvá-la.

A Pequena Sereia: A História de Ariel (2008)

Este filme é um prequel (pré-sequência), que mostra características da Princesa Ariel como uma jovem sereia. Ariel cria um problema na família quando o poderoso Rei Tritão proíbe todo tipo de música no reino submarino. Com a ajuda de suas seis irmãs, ela resolve se rebelar contra a decisão radical de seu pai autoritário.

Live-Action

Um live-action de A Pequena Sereia está sendo produzido, embora, no momento, as filmagens tenham sido adiadas devido à pandemia de coronavírus. A Princesa Ariel será interpretada pela atriz Halle Bailey, enquanto Melissa McCarthy dará vida à vilã Úrsula.

Após muita indecisão, o Príncipe Eric será interpretado por Jonah Hauer-King. Além dos protagonistas, Tritão e o peixe Linguado também foram confirmados, estrelados, respectivamente, por Javier Bardem e Jacob Tremblay.

halle bailey e pequena sereia
Halle Bailey vai interpretar Ariel no live-action da Disney. | Foto: Reprodução.

Polêmicas

A primeira polêmica do live-action de A Pequena Sereia surgiu após a divulgação do elenco. Quando Halle Bailey foi apresentada como a nova Princesa Ariel, fãs da personagem criticaram a escolha e, segundo eles, a jovem não poderia interpretar a princesa por uma única razão, ela é negra.

Na história criada pela Disney, em 1989, a personagem é caracterizada como uma menina branca, de 15 anos, com cabelos vermelhos e olhos claros. No conto original, no entanto, a aparência da sereia não é revelada e fica a critério de seus leitores imaginar.

Assim que os comentários começaram, a atriz bloqueou suas redes sociais para fugir do preconceito que estava sofrendo. A aparência de Bailey chegou a ser comparada com a de Cusco, a lhama de A Nova Onda do Imperador. Mesmo com todos os ataques, a atriz permanece como a protagonista de A Pequena Sereia.

Outra polêmica que surgiu em relação ao filme da Princesa Ariel foi o intérprete do Príncipe Eric. A princípio acreditava-se que Harry Styles seria o personagem, no entanto, muitos se decepcionaram quando Jonah Hauer-King foi anunciado. O ator não sofreu como a intérprete de Ariel, mas também recebeu alguns comentários maldosos. Mas o próprio Styles não agradava a todos como Eric.

O novo debate em torno de A Pequena Sereia agora está na relevância que o filme dará a Úrsula, a vilã da história. O estúdio, que já criou uma imagem maior que a do conto de Hans para a personagem, continuará dando destaque à bruxa do mar. Segundo informações, ela será tia de Ariel e sua raiva pela menina é por causa da relação que tem com a família.

Por mais que isso seja algo discutido na internet, fãs não gostaram de ver essa história no live-action e começaram a questionar a fidelidade do filme a animação da década de 80.

Outras aparições da Princesa Ariel

A Pequena Sereia Ariel também aparece de forma regular na série animada O Point do Mickey e no filme Natal Mágico de Mickey. Ela também fez uma aparição na animação Princesinha Sofia e tem participações especiais em outros desenhos, como em Pateta: O Filme e em Retorno de Jafar.

A princesa Ariel também é uma personagem na 3ª temporada de Era uma Vez (Once Upon a Time). Seu papel é interpretado pela atriz Joanna García. Outra aparição acontece em na série de mangá Princesa Kilala, onde Ariel ajuda Kilala se tornar uma princesa.

A sereia também faz parte da franquia Disney Princesas ou Princesas da Disney, que abrange revistas, álbuns de música, vários tipos de brinquedos, jogos de vídeo game, roupas e muitos artigos escolares. Além disso, Ariel faz aparições regulares nos Parques e Resorts da Disney.

Parques da Disney

Voyage of the Little Mermaid

Nesse musical, a princesa Ariel é a protagonista e durante essa história ela enfrenta Úrsula e se casa com Eric, seu par romântico. Essa atração está disponível no Disney’s Hollywood Studios, localizado no Walt Disney World Resort, e na Disneysea, de Tóquio.

Fantasmic!

Ariel faz uma pequena aparição no Fantasmic!, um show de fogos que ocorre na Disneyland Park, no Walt Disney World Resort e na Tokyo Disneyland. É possível ver a personagem durante a aparição de Melody e no final da apresentação, durante o Steamboat Willie ou no Mark Twain Riverboat.

Mickey’s PhilharMagic

Durante o Mickey’s PhilharMagic, é possível ouvir Ariel cantando Parte do Seu Mundo, enquanto o Pato Donald tenta pegar o chapéu do Mickey para realizar seu grande show. Nesse momento, o pato rabugento tenta provar à princesa e ao público que ele tem sentimento e para isso tenta roubar um beijo da personagem, mas acaba acidentalmente beijando uma enguia.

Esse show noturno, feito por meio de computação, pode ser visto no Disney Magic Kingdom, em Hong Kong Disneyland e em Tokyo Disneyland.

World of Color

A princesa Ariel abre esse espetáculo que ocorre a noite, no Disney California Adventure da Disneyland Resort. A jovem aparece junto com Linguado, seu melhor amigo, para cantar a música Parte do Seu Mundo, seguidos por Sebastião, outro personagem de A Pequena Sereia.

Peter Pan’s Flight

Durante o show noturno de Peter Pan, a princesa de A Pequena Sereia faz uma pequena aparição. É possível ver a figura de Ariel na lagoa das sereias. A atração ocorre no Magic Kingdom, no Walt Disney World.

It’s a Small World

Nessa atração aquática, Ariel pode ser avistada durante o passeio de barco. O passeio, localizado em Fantasyland, ocorre em todos diversos parques e resorts da Disney em todo o mundo, incluindo o Disneyland Park na Califórnia.

The Little Mermaid: Ariel’s Undersea Adventure

Essa atração é totalmente voltada para a temática de A Pequena Sereia e consiste em um passeio pelo parque temático da animação, aberto em 2011 no Disney California Adventure. Em 2021, o Walt Disney World inaugurou uma atração muito semelhante e, em ambas, é possível encontrar a princesa Ariel.

Príncipes da Disney – Príncipe Eric

Eric é o príncipe da Princesa Ariel, na animação de A Pequena Sereia. O personagem é um dos mais populares da franquia Príncipes da Disney e foi baseado no personagem masculino homônimo do desenho criado pelo estúdio Walt Disney.

O Príncipe Eric é conhecido por sua aparência única, com cabelos pretos (o jovem é o primeiro príncipe a ter os cabelos dessa cor), olhos azuis, pele branca e uma das feições mais bonitas do estúdio. Em questão de personalidade, ele é conhecido por sua determinação, coragem e simpatia.

Príncipe Eric é o par romântico da Princesa Ariel, protagonista de A Pequena Sereia.
Príncipe Eric é o par romântico da Princesa Ariel, protagonista de A Pequena Sereia. | Foto: Reprodução.

Na animação, Eric é um príncipe que decide ser marinheiro e ingressar na marinha de seu país. Durante uma de suas viagens, seu navio naufraga e sua vida é salva por Ariel, enquanto a jovem nadava pela superfície. Assim que se depara com a princesa, o jovem príncipe se apaixona e decide que irá encontrar a moça que o resgatou.

Vilã da Disney – Úrsula

Úrsula é a vilã de A Pequena Sereia e uma das mais populares da franquia Disney Villains (Vilões da Disney). A Bruxa do Mar, responsável pelos infortúnios de Ariel, é representada como uma mulher metade polvo e de pele roxa. Conhecida por ser sarcástica e ácida, a vilã é um dos destaques da animação.

Úrsula é a vilã de A Pequena Sereia e está na franquia Vilões da Disney.
Úrsula é a vilã de A Pequena Sereia e está na franquia Vilões da Disney. | Foto: Reprodução.

Sua primeira aparição é marcada por seu acordo com a protagonista de A Pequena Sereia. Ela lhe tornará humana, enquanto a sereia lhe concederá sua voz.

Sua música mais famosa é Corações Infelizes. Na versão original, Úrsula é dublada por Pat Carrol. Em português, a voz da vilã é feita por Zezé Motta.

Animal de estimação – Linguado e Sebastião

Quando pensamos na princesa Ariel é impossível ignorar a imagem de dois grandes personagens: Linguado e Sebastião. Embora não sejam animais de estimação, ambos são animais e amigos da jovem personagem, apoiando-a ao longo do filme.

Linguado, um peixe do tipo barbeiro, alegre e simpático é considerado o melhor amigo de Ariel e é o único que desde o início apoia os sonhos da pequena sereia. Azul e amarelo, ele é conhecido por ser medroso e ao entrar em pânico, fica extremamente agitado e nervoso. Mesmo com tal personalidade, ele se mostra um apoio emocional muito importante para a protagonista.

Enquanto Linguado é um amigo inseparável, Sebastião é o servo leal de Ariel. O caranguejo vermelho trabalha para a corte e com seu amor e habilidade para a música, é o responsável por grandes hits da animação como Aqui no Mar e Beija a Moça. Ao contrário do pequeno peixe, ele não apoia a decisão da princesa de se tornar humana, mas está disposto a ajudá-la a conquistar seu príncipe.

Curiosidades

  • Durante a primeira aparição do Rei Tritão, Mickey, Pateta e Donald estão presentes na multidão.
  • A Pequena Sereia marca o retorno da Disney ao sucesso de bilheteria após o fracasso de desenhos anteriores.
  • O cabelo vermelho da Princesa Ariel foi uma decisão dos criadores após tentativas frustradas de usar tons amarelos. A cor não se destacava nas cenas escuras da animação, diferente do vermelho.
  • Além da dificuldade de trabalhar com o loiro nos cabelos de Ariel, os criadores não queriam que ela fosse confundida com a protagonista de Splash – Uma Sereia em Minha Vida.
  •  O nome de de Sebastião é Horacio Thelonius Ignatius Crustatious Sebastian.
  • O visual de Úrsula é inspirado na drag queen Divine.

Ficha Técnica – A Pequena Sereia

Título Original: The Little Mermaid 
Duração: 1h26min
Lançamento: 14 de novembro de 1989
Distribuidora: Buena Vista Pictures e Walt Disney Pictures
Dirigido por: Ron Clements e John Musker
Classificação: Livre
Gênero: Romance, Fantasia, Família, Animação, Musical
País de Origem: EUA

___________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!

Tags mais acessadas