Confira as melhores dicas de como aprender a falar inglês
Menu & Busca
Confira as melhores dicas de como aprender a falar inglês

Confira as melhores dicas de como aprender a falar inglês

Home > Entretenimento > Cultura > Confira as melhores dicas de como aprender a falar inglês

Aprender a falar inglês pode ser um desafio bastante complicado para algumas pessoas. Assim como para qualquer idioma, para aprender o inglês, é fundamental ter muita dedicação e, dessa forma, conseguir alcançar altos níveis de conhecimento no idioma. Se você está interessado a aprender o inglês, leia este artigo!

Existem muitas dicas e práticas que podem te ajudar a aprender o inglês mais rapidamente. Inicialmente, você precisa perder o medo, a vergonha e o nervosismo.

Mas, é claro que vale ressaltar que você não deve se esquecer de que a melhor forma de aprender a falar inglês é praticando repetitivamente. Além disso, a escuta também é eficaz. Neste artigo, preparamos as formas mais atualizadas, experimentadas e mais comuns de melhorar a habilidade de falar o inglês. Continue a leitura!

Aprender a falar inglês
Aprender a falar inglês é fundamental. | Foto: Reprodução

Por que é tão importante aprender a falar inglês?

Você sabe os motivos pelos quais é tão importante aprender inglês? No geral, o inglês é importante para entrevistas de emprego e viagens, mas ele também é indispensável para a abertura de inúmeras portas para o desenvolvimento e o conhecimento.

Há diversos filmes, livros e páginas na internet que estão disponíveis somente no inglês. Por esse motivo, somente pessoas que possuem conhecimento e compreendem o idioma conseguem ter a chance de acessar e entender esse acervo de materiais sobre diversos assuntos. 

De forma resumida, podemos dizer que o inglês é um idioma considerado de simples aprendizado, já que ele tem uma estrutura gramatical menos complexa do que o português, por exemplo. A língua inglesa conta com menos tempos verbais e diferenças nas conjugações.

Além disso, o inglês já está bastante inserido no dia a dia da maioria das pessoas. É possível visualizar a presença do idioma em expressões conhecidas como: show, diet, fitness, fast food, hot dog, entre outras. Então, existe uma familiaridade que está estabelecida e que faz com que o aprendizado aconteça de forma mais fácil.

Assim como para questões profissionais, aprender o inglês é fundamental para melhorar a comunicação com todas as pessoas ao redor do mundo, para viagens ao exterior ou para entender um filme ou uma série sem precisar de legendas.  

Diante disso, entender um novo idioma vai além de ser somente um conhecimento a mais. Na verdade, um novo idioma te possibilita a aprender mais sobre si mesmo e vendo que é capaz de atingir patamares que você não sabia que era capaz.

Agora que você entendeu a importância de aprender um novo idioma como o inglês, deve estar interessado em saber como começar a aprender inglês. Então, prossiga para o próximo tópico deste artigo e descubra!

Como começar?

Para começar a aprender e estudar um novo idioma é preciso pensar em alguns pontos, entre eles estão: a metodologia que mais combina com você, o investimento que pode ser feito e como você gostaria de aprender o idioma, visto que existem diversas maneiras diferentes para aprender um idioma.

Uma das formas mais comuns e mais procuradas por quem quer aprender um novo idioma são os cursos online, visto que eles possuem um preço acessível e garantem a qualidade. Existem inúmeros cursos online de inglês que auxiliam a pessoa a atingir um nível de algum idioma e que proporcionam o ensino em diferentes formatos. Alguns cursos online de inglês oferecem até mesmo a possibilidade de aprendizado com um professor nativo.

Além da opção do curso online, também existem várias outras para quem quer aprender inglês. Mas, para decidir qual é a ideal para você, você precisa decidir o que realmente precisa para o seu momento e como irá aplicar o idioma no seu dia a dia.

Por isso, é recomendável que você tenha materiais de apoio e um tempo no seu dia para aprender o inglês. Com tudo isso e em conjunto com a dedicação e com a disciplina, você terá mais chances de evoluir o seu nível no inglês. 

Outra maneira bastante eficaz e conhecida para aprender o inglês é a procura por ajuda profissional, como professores particulares. As aulas particulares podem ser excelentes para o aprendizado de um idioma, pois torna o ensino da língua mais individualizado e, dessa forma, é possível focar nos objetivos de cada aluno.

Para aprender qualquer idioma, você precisa ter em mente quais são os seus objetivos ao aprendê-lo e quais rumos ele pode te dar. Isso porque um idioma pode te abrir muitas portas ao longo da sua vida pessoal e profissional.

Inglês é essencial atualmente, já que ele é o segundo idioma mais falado no mundo inteiro. Graças à tecnologia, as pessoas buscam aprender o idioma por diversos meios como pela internet.

O mundo é globalizado, então, cada vez mais as pessoas se tornam conectadas e o segundo idioma acaba virando algo natural. Nesse contexto, o inglês está presente no dia a dia de diversas formas e, em razão disso, conhecê-lo se tornou essencial.

Para aprender inglês, existem muitas maneiras. Até mesmo no YouTube, você consegue acessar conteúdos que garantem o aprendizado do idioma, pois muitos oferecem dicas e detalhes mais complexos sobre o assunto.

O idioma também pode ser aprendido em textos próprios, em podcasts e programas de rádio que abordam temas específicos em episódios variados.

Tendo em vista o avanço tecnológico, os aplicativos de idiomas também são uma possibilidade para quem quer aprender inglês de forma rápida e prática. Os aplicativos de idiomas podem ser baixados no celular para que você aprenda o inglês ou melhore o seu nível de proficiência no idioma.

Agora que você já conheceu algumas maneiras de como aprender inglês, precisa ver as seis dicas que separamos neste artigo para te ajudar nesse desafio e torná-lo mais simplificado. Descubra a seguir!

6 dicas para aprender inglês rapidamente

Com as principais seis dicas que separamos neste artigo, o seu aprendizado a respeito do novo idioma se tornará menos complexo e você terá um excelente resultado. Veja!

1) Pratique a leitura em inglês

No dia a dia, você com certeza já se deparou com situações que exijam o conhecimento em inglês, pois muitos livros de capa dura, literatura clássica, jornais, e-mails e nas redes sociais, por exemplo, contam com conteúdos que englobam palavras da língua inglesa.

É muito importante que você leia todos os conteúdos que surgirem que contenham palavras em inglês. Essa iniciativa irá contribuir para que você adquira muito vocabulário novo, uma vez que isso serve para reforçar e te dar exemplos do uso do inglês em diversos contextos.

Aprender novas palavras e expressões é essencial para quem quer atingir um nível de proficiência satisfatório no inglês. Além disso, esse idioma é repleto de palavras que devem ser aprendidas.

2) Faça sempre anotações sobre o vocabulário do inglês

As anotações fazem parte das dicas que trouxemos neste artigo em razão do fato de que ela funciona efetivamente. Ao aprender algo novo, é claro que o entusiasmo é grande e, por isso, é comum manter a repetição da palavra, da expressão ou do conceito.

A repetição é importante para fixar o vocabulário, mas não é somente isso que garante o aprendizado da língua inglesa. Então, é interessante que você tenha o hábito de andar com um recurso que possibilite que você faça anotações sobre o vocabulário.

Ao tomar nota da palavra que você está aprendendo, você pode enfatizar o contexto em que você a viu, o que contribui para a descoberta do significado. Assim, você poupará tempo e não terá dúvidas sobre o que ela significa no dia anterior.

3) Os podcasts podem te ajudar a aprender a falar inglês

Se você tem o costume de consumir podcasts, saiba que esse é um excelente recurso para quem quer aprender inglês. Basta escolher um podcast que aborde um assunto que te interessa e escutá-lo várias vezes até conseguir compreendê-lo sem ajuda de tradutores ou legendas. A compreensão precisa ser treinada para o desenvolvimento de uma conversação eficaz.

4) Pense em inglês

Ao aprender o inglês, é muito importante que você desenvolva a habilidade de montar frases em inglês e não apenas traduzi-las. Isso é imprescindível para o desenvolvimento de uma conversa em inglês, pois é inviável ficar pensando em português e depois tentar traduzir durante um diálogo. Você pode começar a pensar em inglês sozinho, pensando em como descrever o seu dia, as suas atividades e o que você gosta. Também é legal que você arrisque pensar em voz alta.

5) Fale em inglês sozinho

A prática da fala é indispensável para quem quer aprender a falar inglês, pois a partir do conhecimento das técnicas do speaking, você saberá falar sobre as ações que irá executar ou que está executando. Você pode começar a treinar a sua fala sem depender de outra pessoa e isso é essencial para alcançar a proficiência no idioma. 

6) Leitura

Muitas vezes, as pessoas podem se deparar com situações que deseja expressar algo, mas não sabe qual palavra utilizar. Esse problema pode ser facilmente resolvido ao descobrir vocabulário. 

A melhor forma de aumentar o seu vocabulário é ler muito. Você pode optar pela leitura de revistas, livros, sites ou o que estiver ao seu alcance. De início, não precisa buscar por conteúdos que sejam muito complicados para serem compreendidos, geralmente, conteúdos mais simples são excelentes para começar a praticar o inglês, pois não requerem um grande conhecimento nessa língua. 

Ao final da leitura deste artigo, você descobriu como aprender a falar inglês para começar os estudos desse idioma. Gostou do nosso conteúdo? Então, confira os outros aqui do nosso site!

____________________________________________________
Por Juliany Rodrigues – Redação Fala!

Tags mais acessadas