Alimentos e dieta para um corpo sarado; Confira
Menu & Busca
Alimentos e dieta para um corpo sarado; Confira

Alimentos e dieta para um corpo sarado; Confira

Home > Lifestyle > Saúde > Alimentos e dieta para um corpo sarado; Confira

Um corpo sarado é o sonho de muitos e para conquistá-lo é necessário ingerir alimentos e ter uma dieta rica em proteínas. O mais importante, porém, é conquistar esse objetivo de maneira saudável, com acompanhamento de profissionais capazes de auxiliar o processo e, além de tudo, paciência.

A chave para um corpo sarado são alimentos e dieta ricas em proteínas.
A chave para um corpo sarado são alimentos e dieta ricas em proteínas. | Foto: Reprodução.

A seguir, saiba quais os alimentos devem ser consumidos para conseguir um corpo sarado em 2021.

Alimentos e uma dieta para um corpo sarado em 2021

2021 chegou e datas como o Carnaval são aguardadas por muitos, que fazem dietas e mudam sua alimentação para exibirem um corpo definido. Por isso, as pessoas buscam alternativas na internet que propõe emagrecimento e um corpo sarado em pouco tempo.

Tais dietas são, em sua maioria, prejudiciais a saúde, principalmente quando realizadas sem acompanhamento médico. Mas algumas mudanças nos alimentos e uma dieta saudável podem ajudar a garantir um corpo sarado.

Um dos primeiros passos é uma alimentação rica em proteínas, que irão auxiliar no ganho de massa muscular. A ingestão de carboidratos acarreta no ganho de peso e gordura no organismo, pois quando não queima se torna tecido adiposo (as famosas “gordurinhas” localizadas). Alimentos gordurosos também prejudicam na busca do corpo sarado.

Muitas dietas recomendam cortar alimentos com gordura e carboidratos, porém, esses alimentos são necessários para o organismo humano, então recomenda-se diminuir sua ingestão. Algumas gorduras são até indicadas para pessoas com uma rotina de exercícios pesada.

Açúcar também deve ser evitado, pois, assim como o carboidrato, ele criará gordura em seu corpo. Cortar algumas guloseimas como chocolate, sorvete, bolos, entre outros, é o primeiro passo. Além disso, é necessário se atentar a bebidas que possuam excesso de açúcar em sua composição.

Os alimentos recomendados, para um corpo sarado são:

  • Ovos: o ovo é uma das proteínas mais conhecidas e uma das melhores para ser ingerida. Rico em vitamina B12, auxilia na queima de gorduras e ajuda na contração muscular. Ao ser ingerido com a gema, o ovo se torna um aliado daqueles que desejam um corpo sarado. Mas atenção, se consumido em excesso, ovos podem ser prejudiciais a saúde, então recomenda-se 6 unidades por semana.
  • Carnes brancas: frango, peru, entre outras aves, podem ser um ótimo alimento para aqueles que desejam um corpo definido. Essas carnes são livres de gordura saturada e ricas em proteína. São mais indicadas do que carnes vermelhas, que possuem um alto nível de gordura e gorduras saturadas.
  • Iogurte Natural: o iogurte possui proteínas e carboidratos em proporções iguais, uma combinação que auxilia na definição do corpo. Um copo fornece 10% das proteínas diárias que uma pessoa necessita, além de possui aminoácidos que ajudam no crescimento dos músculos. Quando o iogurte é ingerido com frutas, ele fornece insulina para o organismo que acabou de se exercitar.
  • Salmão: esse peixe é rico em proteínas e em ômega 3, possui ação anti-inflamatória, ajudando na recuperação dos músculos.
  • Carne vermelha: se ingerida na quantidade certa, a carne vermelha se torna essencial na vida daqueles que buscam pelo corpo sarado. Rica em proteínas e aminoácidos, ela auxilia na recuperação de energia.
  • Oleaginosas: o corpo humano necessita de gorduras, por isso consumir as chamadas oleaginosas é muito importante. Castanhas, amêndoas, nozes, avelas, entre outras, são ricas em gordura boa e selênio, ótimos anti-inflamatórios. Além disso, são ricas em proteínas, zinco, fibras, vitamina E, potássio, magnésio, entre outros nutrientes.
  • Chá Verde: com propriedades diuréticas e antioxidantes, auxilia na perda de peso e na queima de gordura no organismo.
  • Água: a água é fundamental para a manutenção do organismo humano. Quando a pessoa está no processo de perda de peso e ganho de massa muscular, ela se torna mais importante. Ela hidrata e auxilia na manutenção da massa muscular.

Além de uma dieta a base desses alimentos, para se ter um corpo sarado e definido é necessária uma rotina de exercícios. Musculação, pilates, entre outros ajudam no ganho de massa muscular e na perda de gordura. Essas atividades, porém, devem ser indicadas por um profissional, como um educador físico, um profissional trainer, entre outros.

A dieta também deve ser indicada por um especialista, como nutricionistas ou endócrinos, que auxiliaram nas porções a serem ingeridas desses alimentos.

___________________________________________

Por Luiza Nascimento – Redação Fala!

Tags mais acessadas