sexta-feira, 22 novembro, 24
HomeMercadoAlgoritmo do Instagram: veja como ele funciona e como usá-lo ao seu...

Algoritmo do Instagram: veja como ele funciona e como usá-lo ao seu favor

Para muitos que trabalham com redes sociais, compreender a estratégia do algoritmo do Instagram pode ser uma tarefa árdua. Esse recurso é responsável por determinar o engajamento de uma publicação, podendo impulsioná-la ou diminuir seu alcance. 

algoritmo do instagram o que é
Entender o que é algoritmo do Instagram é importante para destacar-se na rede. | Foto: Unsplash/NeONBRAND.

Quer aprender mais sobre o algoritmo do Instagram e como usá-lo ao seu favor? Continue a leitura!

Qual é o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram é um conjunto de cálculos feitos pela plataforma que, por meio de uma estratégia tecnológica, consegue identificar seu tipo de conteúdo favorito e, a partir disso, determinar quais postagens vão aparecer para você.

Isso explica o porquê de as postagens de alguns perfis nunca aparecerem em seu feed, mesmo que seja um perfil que você segue. Ou então, quando alguém interage muito com conteúdos sobre maquiagem, por exemplo, mais conteúdos de maquiagem são mostrados para essa pessoa.

É indispensável compreender o que é o algoritmo do Instagram e como ele trabalha para alcançar sucesso nessa rede social e entender como funciona sua estratégia de engajamento.

Para que serve o algoritmo do Instagram?

Embora seja um fator muito importante para definir o sucesso de uma página, não são todos que compreendem como funciona o algoritmo do Instagram e sua estratégia. 

Em meados de 2016, o Instagram sofreu uma mudança e a estratégia de algoritmo foi inserida na plataforma. Antes disso, todos os posts na rede social apareciam para os usuários em ordem cronológica. 

A intenção com a chegada do algoritmo era que o usuário tivesse uma melhor experiência de uso com o app, uma vez que os conteúdos mostrados agora são escolhidos de acordo com as suas preferências e interações na rede, não por ordem de postagem.

O algoritmo também é uma estratégia para gerar lucro para o Instagram. Pois, é possível pagar para a plataforma impulsionar e trazer mais alcance para suas publicações por meio dos anúncios. Então, os posts pagos são mostrados para muito mais pessoas do que os posts orgânicos. 

Como o algoritmo do Instagram funciona?

Mas, como entender o algoritmo do Instagram e sua estratégia? A tarefa pode parecer complicada, mas não é impossível.

O algoritmo do Instagram possui um padrão para definir quais postagens irão aparecer para determinado usuário chamado sinais. Esses sinais englobam 5 quesitos: cronologia, atividade, interesses, relacionamento e quem você segue. 

Cronologia

Embora desde 2016 a ordem cronológica das postagens não seja mais o principal fator determinante do que irá aparecer em seu feed, ela ainda é parcialmente considerada na estratégia do algoritmo. 

O Instagram quer que você esteja atualizado do que está acontecendo, então postagens mais atuais têm relevância também.  

Atividade

Sua frequência de uso do app também influencia no seu feed. Se você costuma entrar muito no Instagram, postagens sempre atualizadas irão aparecer para você. Mas, se você não entrar tanto, postagens mais antigas e de maior relevância terão prioridade.

Interesses

O Instagram e o algoritmo têm uma estratégia tecnológica que consegue identificar e reconhecer o conteúdo postado em imagens e vídeos. De acordo com a sua interação com esses conteúdos (curtir, comentar, salvar etc.), o algoritmo compreende que você tem interesse e passa a te mostrar mais materiais parecidos. 

Isso explica o porquê de quando uma pessoa curte muitas fotos de gatos em seu feed ou explorar, por exemplo, mais fotos de gatos aparecem para ela. 

Relacionamento

O Instagram também possui uma estratégia capaz de identificar quem são as pessoas mais próximas de você na rede e seus perfis favoritos, então te mostra mais conteúdos deles. Isso também é possível por meio das suas interações (com quem você mais troca mensagens no direct, encaminha publicações, comenta nas fotos etc.). 

Quem você segue

A quantidade de pessoas que você segue também determina o que o algoritmo te mostrará. Quanto mais pessoas você segue, mais difícil é para o Instagram te mostrar todas as publicações de todos esses perfis. Em contrapartida, quanto menos pessoas você segue, mais fácil é para a rede social te trazer grande parte dos conteúdos postados por eles. 

7 dicas para saber manipular o algoritmo do Instagram a seu favor

Aqui vão algumas dicas de como burlar o algoritmo do Instagram.

1- Interaja com seus seguidores e estabeleça um relacionamento com eles

Como já dito, a interação é um dos principais fatores que são levados em conta pelo algoritmo para determinar quais postagens vão aparecer para o usuário. 

Sendo assim, instigue seus seguidores a comentarem e compartilharem suas publicações, responda as mensagens na DM e crie um relacionamento de interação constante com eles para que suas publicações sejam compreendidas como conteúdo de relevância para esses usuários. 

2- Utilize recursos de interação nos stories

O Instagram Stories possui uma série de recursos que visam gerar mais interação entre um perfil e seus seguidores. Utilize caixinhas de perguntas, faça enquetes e quizzes. Aproveite para cativar seus seguidores não só pelo feed.

3- Estabeleça uma identidade visual

Estabelecer uma identidade visual é importante para registrar sua marca em uma rede social. Pois, ao verem uma postagem, seus seguidores automaticamente saberão que é sua. Assim, você se destaca em meio à imensidão de conteúdos que eles consomem por dia.

4- Esteja atualizado das tendências

Esteja sempre atento aos memes, músicas que são hits e tudo que estiver em alta no momento. Aproveite a onda e embarque nas trends para produzir conteúdo. 

5- Produza um conteúdo compartilhável

Quanto mais pessoas compartilhando seu conteúdo, mais engajamento e visibilidade sua postagem e sua página adquirem. Então, produza coisas interessantes, que as pessoas queiram enviar para amigos. 

6- Use hashtags

A principal função das hashtags é realmente segmentar um conteúdo e trazer mais visibilidade para ele. O Instagram agora possui um novo recurso que permite que os usuários sigam as hashtags. Dessa forma, mesmo sem seguir sua página, esse usuário pode acabar vendo suas publicações por meio desse mecanismo.

Mas, atenção! Use as hashtags da maneira correta. Não saia colocando qualquer hashtag nas suas legendas. Escolha as que vão trazer um público realmente interessado no seu conteúdo e cuidado para não poluir suas postagens com excesso de tags. 

7- Utilize o recurso de anúncios

Os anúncios são uma ótima alternativa para alcançar um público muito maior e até aqueles que não te seguem. O investimento não é muito alto e você pode escolher para qual público-alvo seu anúncio deve aparecer. 

Você pode aumentar o engajamento das suas postagens e ganhar mais curtidas e seguidores por meio dessa estratégia. 

Além disso, os anúncios possuem uma função de botão “call to action”, um botão que, ao ser clicado, te direciona para algum link, como site da loja ou blog, por exemplo. 

A Gerar.me é uma empresa que busca ajudar pequenos empreendedores a alcançarem maiores resultados para suas empresas por meio da tecnologia, criação de conteúdo e dicas para administrar mídias sociais, como dicas sobre o funcionamento dos algoritmos do Instagram. Então, se tiver gostado do conteúdo, aproveite para conhecer um pouco mais do nosso trabalho em nosso site!

________________________________
Por Manuela Lopes – Fala! Mack

ARTIGOS RECOMENDADOS