sexta-feira, 19 abril, 24
HomeLifestyleAlcançar seus objetivos: três passos para sair da zona de conforto

Alcançar seus objetivos: três passos para sair da zona de conforto

Entenda como a rotina e algumas atitudes podem ajudar a mudar o pensamento para sair da estagnação e aumentar o poder de decisão

liberdade alcançar seus objetivos
Alcançar seus objetivos

Você provavelmente em algum momento já se questionou sobre algo ou alguma atitude que fez simplesmente pela força do hábito. A rotina é a maior culpada pelas escolhas tomadas no dia a dia já que a partir dela optamos pelo caminho mais fácil e o qual estamos acostumados, o que muitas vezes nos impede de alcançar nossos objetivos.

Segundo Uranio Bonoldi, professor da Fundação Dom Cabral e autor do livro “A Contrapartida”, o poder de decisão está ligado à consciência de cada escolha, aos costumes, prática de valores e a quem você é de verdade

Mais perigoso do que uma decisão mal tomada é o fato de insistir no erro ao longo da vida”, alerta.

Muito importante é o autoconhecimento no processo de escolhas e tomada de decisão, pois deixará claro qual é o seu propósito de vida. Aliado a isso, é fundamental a avaliação da origem das alternativas e consequências das possíveis escolhas, pois uma decisão consciente sempre é acompanhada de uma boa dose de reflexão.

O poder de decisão é a prática contínua da ponderação baseado no seu autoconhecimento, algo que o conduz à consequência de uma vida com propósito.

“Para toda decisão, sempre vai existir uma consequência e, por isso é necessário direcionar o seu pensamento para um objetivo, almejar e ter metas, assim será mais assertivo nas suas escolhas. As nossas decisões têm muito poder”, alerta Bonoldi.

Para ajudar nesse desafio, Uranio Bonoldi lista três dicas para alcançar suas metas.

Como alcançar seus objetivos :

Encontre seu objetivo

Muitas pessoas ainda não têm ideia de qual caminho seguir ou o que fazer da vida, por isso é importante saber o que realmente te faz feliz. “O primeiro passo é encontrar o objetivo que o motive.

Não basta simplesmente dizer “eu quero” e esperar que se realize. Tem a ver com um processo que começa com um desejo de alcançar, – que te mova para a ação e termina com persistência e objetivo alcançado”, sugere Bonoldi.

Trace metas

Depois de ter claro seu objetivo, defina as metas e estabeleça prazo para cada uma delas. De acordo com Uranio Bonoldi, ter grande interesse e estar motivado a cumprir os passos para concretizar seus objetivos é o ponto mais importante.

Quando pensar no que deseja deve-se levar em conta que existe um propósito para que você busque alcançá-lo. Se há pouco interesse no resultado, se não for algo que realmente te motive, as chances de se concretizar são mínimas pois, ao menor obstáculo, sua chance de desistir será grande.

Ao contrário, se o propósito é claro e o que você almeja te motiva à ação, não importa quão grande ou difícil sejam transpor obstáculos, você irá fazê-lo um após outro com toda energia, orienta Bonoldi.

Mantenha o foco

“Depois de ter o objetivo em mente e saber qual caminho seguir para alcançá-lo, é preciso manter o foco e seguir em frente na sua decisão”, conta Uranio.

Uma pessoa fica facilmente sobrecarregada quando se concentra em várias tarefas e informações numa mesma época. Com a falta de foco é menos provável que se cumpra qualquer dos objetivos propostos, principalmente se eles exigem um forte esforço emocional ou mental. Por isso concentre-se e siga na direção do seu objetivo.

O cérebro humano é condicionado a hábitos, por isso a complexidade no poder de escolha em tomar decisões. De acordo com o neurocientista britânico Chris Frith, do University College, localizada em Londres, 90% do que nosso cérebro faz nunca chega à consciência.

Em seu livro “A Contrapartida” Uranio Bonoldi mostra como decisões e escolhas muitas vezes geram graves consequências, por serem tomadas valorizando aquilo que é externo a nós e não aos nossos valores, ao nosso ser. Por isso é importante ter compreensão do que você realmente almeja, do que te faz sentido e das suas escolhas para alcançar seus objetivos.