A Série B do Brasileirão está na sua reta decisiva; Confira
Menu & Busca
A Série B do Brasileirão está na sua reta decisiva; Confira

A Série B do Brasileirão está na sua reta decisiva; Confira

Home > Notícias > Esporte > A Série B do Brasileirão está na sua reta decisiva; Confira

Faltando 5 rodadas para o fim, a segunda divisão vive seu momento mais tenso

O troféu da Série B do Brasileirão.
O troféu da Série B do Brasileirão. | Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

Chegando o fim do ano no calendário, também vai se encerrando os campeonatos nacionais no Brasil, e com a Série B do Brasileirão não é diferente, faltando apenas 5 rodadas para o seu fim. Enquanto Coritiba e Botafogo disputam ponto a ponto o título, diversos times ainda buscam se livrar do rebaixamento para a terceira divisão nacional.

Confira tudo sobre a reta final da Série B do Brasileirão

A disputa pelo título

Rafinha e Chay em uma partida entre seus dois times.
Rafinha e Chay em uma partida entre seus times. | Foto: André Durão.

Disputando a liderança do campeonato desde o começo, Coritiba e Botafogo são os dois únicos times que já tem o acesso à elite do futebol brasileiro “garantido”. Com 61 pontos, o Coxa lidera a segunda divisão, mas após alguns tropeços nas últimas rodadas, viu o Fogão, vice-líder com 59 pontos, se aproximar na tabela e colocar em risco o título da equipe paranaense.

Com jogadores rodados, como Léo Gamalho, Henrique e o goleiro Alex Muralha em seu elenco, o Coritiba tem uma campanha de 17 vitórias, 10 empates e 6 derrotas na competição. O centroavante de 35 anos é o vice-artilheiro da Série B, com 15 gols, apenas um atrás de Edu, do Brusque. Além disso, o time tem a melhor defesa da competição, com apenas 26 gols sofridos nas 33 partidas. 

Já o Botafogo, tem como seus principais destaques, os atacantes Chay e Rafael Navarro, com 8 e 12 gols, respectivamente. O time carioca tem uma campanha de 17 vitórias, 8 empates e 8 derrotas. Além dos gols, os dois principais jogadores do Fogão também lideram nas assistências, Rafael Navarro tem 8 passes para gol e Chay tem 7.

A briga pelo acesso

Avaí e Goiás são dois dos times que disputam o acesso.
Avaí e Goiás são dois dos times que disputam o acesso. | Foto: Eduardo Valente.

Avaí e Goiás, que atualmente se encontram na 3ª e na 4ª posição, são dois dos times lá de cima que buscam o acesso para a elite do futebol brasileiro. O time catarinense tem uma campanha de 16 vitórias, 8 empates e 9 derrotas, 3 pontos atrás do vice-líder Botafogo. Já o Esmeraldino, tem dois pontos a menos. Ambos precisam somar pontos na reta final para garantir o acesso.

Com o ex-santista Jonathan Copete como seu principal jogador, o Leão da Ressacada ainda pode sonhar de longe com o título da competição, mas precisa contar com tropeços dos dois primeiros. O colombiano tem 6 gols e 7 assistências na competição, e está ao lado de Getúlio, que tem 5 gols e 5 assistências, como destaques do time catarinense.

Já o Esmeraldino, que vem de 3 empates nas últimas 3 rodadas, tem como principais destaques, o centroavante Alef Manga, que tem 9 gols e 4 assistências, e o meia-atacante Elvis, que tem 2 gols e 9 assistências. O time goiano tem uma campanha de 14 vitórias, 12 empates e 7 derrotas na competição.

CRB e Guarani estão na disputa da Série B do Brasileirão.
CRB e Guarani estão na disputa da Série B do Brasileirão. | Foto: Reprodução.

O CRB, que atualmente ocupa a 5ª colocação no campeonato, tem uma campanha idêntica a do Goiás, com 14 vitórias, 12 empates e 7 derrotas. Seu principal destaque na competição é o meia Diego Torres, que lidera o time em gols e assistências, com 8 em cada quesito.

Já o Guarani, que está na 6ª posição, tem dois pontos a menos que os dois times, com uma campanha de 14 vitórias, 10 empates e 9 derrotas, o time paulista soma 52 ao todo. Seus principais destaques na competição são o ponta Bruno Sávio, que tem 10 gols e 5 assistências, e o meia-atacante Régis, que já passou pelos 3 times da capital paulista, com 9 gols e 8 assistências.

Outro time que corre por fora na disputa pelo acesso é o CSA, com 51 pontos, uma campanha de 15 pontos, 6 empates e 12 derrotas, com 3 pontos atrás do Goiás, 4º colocado na competição. Seu principal destaque na competição é o meio-campista Iury, com 9 gols e 3 assistências.

A briga contra o rebaixamento

Ponte Preta e Cruzeiro são os times que abrem a briga contra rebaixamento.
Ponte Preta e Cruzeiro são os times que abrem a briga contra rebaixamento. | Foto: Igor Sales.

Um dos gigantes do futebol brasileiro, Cruzeiro, e outro tradicional time paulista, a Ponte Preta, são dois entre os times que brigam contra o rebaixamento para a terceira divisão. O time mineiro tem 40 pontos, apenas um acima da Macaca, e corre sérios riscos de um rebaixamento para a Série C.

O time mineiro tem uma campanha de 8 vitórias, 16 empates e 9 derrotas na competição, e é isoladamente, o time que mais empatou na competição. Seus principais destaques até aqui, são Marcelo Moreno, com 5 gols e Giovanni, com 4 gols e 2 assistências.

Já o time de Campinas, tem uma campanha de 9 vitórias, 12 empates e 12 derrotas, somando 39 pontos até aqui. Seus melhores jogadores são Moisés, com 5 gols e 4 assistências, e o centroavante Rodrigão, com 5 gols e 3 assistências.

Brusque e Londrina também brigam contra o rebaixamento da Série B do Brasileirão.
Brusque e Londrina também brigam contra o rebaixamento da Série B do Brasileirão. | Foto: Lucas Gabriel Cardoso.

Outros dois times que brigam contra o rebaixamento nessas 5 rodadas finais são o Brusque, de Santa Catarina, e o Londrina, do Paraná. Ambos têm 38 pontos e correm riscos de cair se não abrirem o olho nessas últimas, e decisivas, partidas.

O Brusque tem uma campanha de 11 vitórias, 8 empates e 14 derrotas, totalizando 38 pontos. Seus principais destaques até aqui são o centroavante Edu, artilheiro da Série B com 16 gols, e o lateral Airton, que já soma 7 assistências na competição.

Já o Londrina, tem uma campanha de 9 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, com os mesmos 38 pontos do Brusque. Seu principal destaque na competição é o goleiro César, que impediu o time de diversas derrotas até agora, o que poderia ser muito ruim para a equipe paranaense.

E nas últimas 3 colocações, temos o Vitória, com 33 pontos, o Confiança, que soma 31 pontos, e o virtualmente rebaixado, Brasil de Pelotas, que tem apenas 23 pontos até aqui. Dificilmente as três equipes conseguirão se livrar do rebaixamento para a 3ª divisão do futebol brasileiro.

__________________________________________________

Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas