Brasileirão Série C: A reta final dessa grande competição
Menu & Busca
Brasileirão Série C: A reta final dessa grande competição

Brasileirão Série C: A reta final dessa grande competição

Home > Notícias > Esporte > Brasileirão Série C: A reta final dessa grande competição

A 3ª divisão nacional está chegando ao seu fim após mais de cinco meses de disputa

Jogadores e comissão técnica do Ituano comemorando o acesso para a Série B depois de suas vitórias no Brasileirão Série C. (Foto: Caio Marcelo / Ituano FC)
Jogadores e comissão técnica do Ituano comemorando o acesso para a Série B depois de suas vitórias no Brasileirão Série C. | Foto: Caio Marcelo/Ituano FC.

Com a chegada das festas de final de ano, se aproxima também a reta final dos principais campeonatos nacionais do Brasil. Enquanto na Série A, o Atlético Mineiro é líder com 10 pontos de vantagem, e o Coritiba se aproxima do acesso e da conquista da Série B, a terceira divisão brasileira, o Brasileirão Série C, também está encerrando a sua disputa, com duas vagas na liga acima do ano seguinte.

Relembre as fases do Brasileirão Série C e como está a reta final do campeonato

Primeira fase

O tradicional Santa Cruz foi rebaixado para a Série D (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)
O tradicional Santa Cruz foi rebaixado para a Série D. | Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press.

Na primeira fase do Brasileirão Série C, 20 equipes são divididas em dois grupos, priorizando a proximidade geográfica dos times. No grupo A, após 18 rodadas, Paysandu, Tombense, Botafogo-PB e Manaus se classificaram para a etapa seguinte. Volta Redonda, Ferroviário, Altos e Floresta foram os clubes que apenas se mantiveram na divisão e disputarão a Série C novamente em 2022. A parte ruim ficou para a torcida da Jacuipense e do Santa Cruz, tradicional time de Recife, que foram rebaixados para quarta liga nacional.

Já no grupo B, Novorizontino, com incríveis 12 vitórias, Ituano, Ypiranga-RS e Criciúma se classificaram para a próxima fase. Figueirense, São José-RS, Botafogo-SP e Mirassol garantiram seu espaço no ano que vem na terceira divisão nacional, enquanto Paraná (que já disputou a Série A em 16 oportunidades) e Oeste foram rebaixados.

Segunda fase

Brasileirão Série C.
Atletas do Tombense comemoram o acesso contra o Manaus no Brasileirão Série C. | Foto: Reprodução.

Na etapa seguinte, as oitos equipes classificadas foram novamente divididas em dois grupos, misturando os integrantes dos grupos anteriores. No grupo C, formado por Criciúma, Botafogo-PB, Ituano e Paysandu, a 5ª rodada já reservou um dos classificados à Série B de 2022. Depois de um empate em pleno Estádio Heriberto Hülse, o Ituano garantiu a sua vaga na 2ª divisão nacional, voltando após 14 anos de jejum.

Na rodada definitiva, o Tigre Catarinense precisa vencer o Papão em Belém-PA para sonhar com o acesso, enquanto o Botafogo da Paraíba, atual 2º colocado e com dois pontos na frente, visita o Ituano no interior de São Paulo. Apesar de já ter subido, os paulistas treinados pelo técnico Mazola Júnior virão com força máxima, já que apenas o líder do grupo se classifica para a grande final da competição.

No grupo D, composto por Manaus, Novorizontino, Tombense e Ypiranga-RS, também já conta com uma equipe classificada para a Série B do ano que vem. A Tombense, da pequena cidade de Tombos-MG de apenas 8 mil habitantes, venceu o Manaus em plena Arena da Amazônia por 2×1 e conquistou o seu acesso histórico.

Os manauaras ainda estão na luta para subir, e irão enfrentar o Novorizontino no interior do São Paulo, o que promete ser um duelo de muita emoção. Porém, o atual quarto colocado do grupo, Ypiranga-RS, está a apenas um ponto atrás dos outros dois concorrentes, e irá pro tudo ou nada na casa da Tombense.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidade. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

____________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas