A importância da medicina tradicional chinesa para o mundo
Menu & Busca
A importância da medicina tradicional chinesa para o mundo

A importância da medicina tradicional chinesa para o mundo

Home > Lifestyle > Saúde > A importância da medicina tradicional chinesa para o mundo

Durante a história da humanidade, os conhecimentos e princípios médicos das civilizações ocidentais e orientais sempre foram muito distintos. A medicina tradicional chinesa existe há milênios e destaca sua peculiaridade ao basear-se nos conceitos filosóficos do Yin Yang, que acredita no equilíbrio do corpo humano através de uma força vital. Dessa forma, diferentes tratamentos como a acupuntura, o uso de ervas medicinais e diversos tipos de massagem eram usados pelos chineses.

medicina
Entenda a importância da medicina tradicional chinesa para o mundo. | Foto: Reprodução.

Medicina tradicional chinesa

Os primeiros contatos entre as culturas ocorreram no século XVI, através das expansões marítimas europeias. Mesmo que ainda fosse uma prática marginalizada pelas potências ocidentais, esses tratamentos passaram a chamar mais atenção quando se mostraram mais eficientes, devido muito à falta de higiene e conhecimento dos profissionais do ocidente na época. 

Essa cultura medicinal, no entanto, alcançou de fato uma grande proporção de conhecimento no século XX. Além do aumento da chegada de imigrantes chineses na Europa e nos Estados Unidos, que contribuiu para a propagação da cultura, um importante acontecimento foi crucial para esse processo.

Em 1971, um importante repórter do New York Times, James Reston, teve uma apendicite aguda durante uma viagem na China e, após uma apendicectomia de urgência, o jornalista foi tratado com a acupuntura para o alívio das dores pós-operatório. Após a viagem, ele publicou sua experiência em um histórico artigo:

Eu estava com incômodo considerável na segunda noite depois da operação. O médico acupunturista do hospital inseriu agulhas em meu cotovelo direito e sob os meus joelhos para estimular o intestino e aliviar a pressão e distensão do abdômen. Também aproximou Artemísia em brasa no meu abdômen. Os outros médicos observaram-no manipular as agulhas com óbvio respeito. Isso levou aproximadamente 20 minutos, durante os quais eu pensei que esse era um meio um tanto complicado para livrar-se de gás no abdômen. Porém, em menos de uma hora, houve alívio notável da pressão e distensão e não houve recorrência do problema em nenhum outro momento.

A partir disso, a população ocidental passou a ter mais interesse na medicina tradicional chinesa, que se tornou não apenas uma alternativa medicinal, mas também uma cultura de conhecimento popular. Instituições de medicina alternativa foram fundadas e diversos livros do ramo foram traduzidos, trazendo cada vez mais esse conhecimento ao resto do mundo. 

________________________________
Por Murillo Bedoschi – Fala! Cásper

Tags mais acessadas