quinta-feira, 25 abril, 24
HomeEsporteA evolução de Kenny Pickett, Quarterback de Pittsburgh

A evolução de Kenny Pickett, Quarterback de Pittsburgh

Conheça mais sobre o QB de Pittsburgh, o qual se tornou um dos melhores jogadores do College em 2021

Kenny Pickett, Quarterback do Pittsburgh Panthers.
Kenny Pickett, Quarterback do Pittsburgh Panthers. | Foto: Reprodução/Sports Illustrated.

Após quatro anos de um desempenho muito irregular em sua carreira no College Football, Kenny Pickett decidiu jogar como um Redshirt Senior e retornou para o seu quinto ano na Universidade de Pittsburgh. Nesta temporada, o Quarterback se tornou outro jogador e passou de um atleta de final de Draft, para um dos melhores jogadores de sua posição no futebol americano universitário e candidato ao Heisman Trophy.

A história e a evolução de Kenny Pickett

Kenneth Shane Pickett, ou apenas Kenny Pickett, nasceu em 6 de junho de 1998 em Oakhurst e foi criado no estado de New Jersey, mais especificamente na pequena cidade de Ocean Township. A sua trajetória no futebol americano se iniciou ainda no ensino médio, onde jogou pela Ocean Township High School. Após seus quatro anos de High School, Pickett foi classificado pela 247 Sports como o 23º melhor jogador de seu estado.

Durante sua passagem pela escola de sua terra natal, Kenny registrou um total de 4,670 jardas aéreas e 43 touchdowns. Sua mobilidade já era algo presente em seu jogo desde cedo, e concluiu o ensino médio com 873 jardas terrestres e ainda correu para 17 touchdowns. Inicialmente, havia se comprometido com a Universidade de Temple, mas após receber uma proposta de bolsa de Pittsburgh, Kenny Pickett optou por jogar no College Football como um Panther.

O atleta jogando no ensino médio.
O atleta jogando no ensino médio. | Foto: Reprodução/Shore Sports Network.

Em sua primeira temporada, no ano de 2017, como a maioria dos calouros no futebol americano universitário, foi reserva dos mais experientes do elenco, e ficou atrás de Max Browne e de Ben DiNucci. Seu único jogo foi o último da temporada, quando Pittsburgh enfrentou o ranqueado Miami Hurricanes e venceu, com Pickett lançando para um touchdown e correndo para dois e passando das 200 jardas totais.

Em 2018, o ataque dos Panthers era de Kenny Pickett, que retornou como titular em seu segundo ano. Jogando os 14 jogos da temporada, anotou 1969 jardas, 12 touchdowns e seis interceptações. Números nada chamativos, mas que levaram Pittsburgh ao ACC Coastal Championship pela primeira vez, onde acabaram perdendo para Stanford.

Em 2019, lançou para 3098 jardas, 13 touchdowns e nove interceptações. Kenny seguia com atuações irregulares, tendo um alto número de interceptações e não sendo capaz de anotar tantos pontos quanto o esperado. Porém, naquele ano os Panthers foram selecionados para disputar o Quick Lane Bowl em Detroit, e saíram vencedores diante de Eastern Michigan em um emocionante duelo que terminou em 34 a 30 e Kenny Pickett passando o game winning touchdown.

Em 2020, com uma temporada mais curta por conta da pandemia, o QB titular de Pittsburgh retornou para o que seria seu último ano de College e passou para 2408 jardas, 13 touchdowns e nove interceptações. Novamente, Pickett não empolgou, e se fosse para o Draft, provavelmente seria escolhido apenas nas escolhas mais baixas, se fosse escolhido.

Kenny Pickett, QB de Pittsburgh.
Kenny Pickett, QB de Pittsburgh. | Foto: Reprodução.

Porém, a NCAA permitiu aos Seniors de 2020, que tivessem um ano a mais de elegibilidade, e Kenny Pickett decidiu voltar para um incomum quinto ano de College Football. Spoiler: esta decisão transformou a carreira e o futuro do Quarterback do Pittsburgh Panthers.

Pickett retornou para 2021 dizendo que o seu objetivo era se tornar um dos melhores prospectos de sua classe de QBs, e bem, ele fez exatamente isso em 2021. Sendo a peça central de um ataque de Pittsburgh que anotou uma média de quase 45 pontos por jogo, sua mobilidade, presença de pocket, talento no braço (mesmo não tendo uma força de outro mundo) e principalmente sua precisão, Kenny Pickett se tornou um dos melhores QBs do país, desenvolvendo uma conexão especial com a futura estrela Jordan Addison, Wide Receiver dos Panthers.

São 4,066 jardas aéreas, 40 touchdowns, 221 jardas terrestres, apenas 7 interceptações, um recorde de 10–2 para Pittsburgh, sendo a melhor equipe da ACC na temporada do College, e um verdadeiro show de recordes quebrados por Pickett, o qual se estabeleceu como o Quarterback com os melhores números da história da Universidade, ultrapassando Dan Marino em diversas estatísticas.

Pickett contra North Carolina em 2021.
Pickett contra North Carolina em 2021. | Foto: Reprodução/Pitt Football.

Líder em jardas aéreas, em jardas totais na história do time, em um único jogo e também em uma única temporada. Kenny Pickett também se tornou o líder dos Panthers em touchdowns, com um total de 98, entre outros recordes quebrados este ano pelo camisa 8 de Pittsburgh, o qual é candidato ao Heisman Trophy. No próximo sábado, Pittsburgh e Wake Forest disputam a final da ACC no Bank of America Stadium, casa do Carolina Panthers, em mais uma oportunidade de Kenny Pickett e este ataque de Pitt seguir fazendo história.

Após quatro anos difíceis, Kenny Pickett voltou para o seu último ano e se tornou um Quarterback que poucos imaginavam que poderia ser. Com muito talento e sendo extremamente divertido de assistir, Pickett se coloca como um dos melhores de sua classe no Draft de 2021, não sendo uma classe fenomenal de QBs, é bem verdade. Após uma ascensão tão brutal, o que o universo do futebol americano reserva para este jovem talento em Kenny Pickett?

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidade. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP