terça-feira, 30 abril, 24
HomeCulturaOs melhores rolês para aproveitar a chegada da primavera

Os melhores rolês para aproveitar a chegada da primavera

Ah, a primavera, estação em que o cinza do inverno é substituído pelas cores vibrantes das flores que infestam árvores, arbustos e jardins. Os dias tornam-se ameno e o sol passa a brilhar por mais tempo, trazendo uma energia contagiante que nos inspira a sair de casa e aproveitar um passeio ao ar livre. Sabendo disso, trouxemos algumas dicas de rolês para curtir a chegada desta linda estação.

Jardim botânico

Se você busca sossego e contato com a natureza, o Jardim botânico é o lugar perfeito para você! Na estação das flores, a recomendação principal seria a de conhecer as estufas com os mais variados tipos de flores e plantas, porém estas e o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues estão fechados para reformas, no entanto, não abandone essa opção de passeio tão cedo, você ainda pode conferir a incrível biodiversidade preservada no parque e conhecer o acervo vivo de árvores milenares que nele existe.

Pode-se também observar suas históricas escadas e ler um livro sentado nelas, já que o silêncio é algo bastante valorizado no interior do parque, permitindo que se escute o canto suave dos pássaros ou o estrondoso som dos macacos bugios que por lá vivem. Além disso se mostra um role bastante ok para o bolso, já que o ingresso custa apenas dez reais e para os estudantes cinco. Abre todos os dias, das 9h às 17h, em exceção à sexta feira santa, os dias de natal e ano novo.

Uma festa de cores e sabores

Para quem não sabe, no período entre o final de agosto e decorrer de setembro não é apenas a época do desabrochar de lindas floradas, mas também da safra de uma das frutas vermelhas mais queridas pelo público brasileiro: o morango. Estes dois elementos marcantes são celebrados em um dos festivais mais tradicionais festas da primavera paulista, a “Festa de flores e morangos de Atibaia”, que este ocorre entre os dias 30 de agosto e 22 de setembro.

Em sua 39ª edição, o evento que visa promover a produção rural do município de Atibaia e gerar renda às famílias que trabalham no ramo agrícola tem como principais atrações o lançamento de flores, shows culturais, exposição de artesanato, um mini shopping e um Museu da História Natural.

Ademais, a alimentação é garantida por barraquinhas de comidas variadas e três restaurantes de comida japonesa para recordar as origens da região, que abrigou a colônia japonesa por muitos anos, sendo estas famílias que implantaram a cultura de flores, sendo cultivados inicialmente cravos e rosas.A festa com um toque oriental ocorre no Parque Municipal Edmundo Zanoni, em Atibaia, de sexta a domingo, das 9h às 18h. Os preço do ingresso é de 34 reais a inteira e 17 a meia, sendo que nas sextas, todos pagam meia.

Literatura em pétalas

Que tal encontrar um refúgio em plena Avenida Paulista para apreciar um lindo jardim com rosas de várias cores e tamanhos? Pois é, a Casa das Rosas, alí perto da estação Brigadeiro, é um lugar perfeito para dar uma fugidinha na hora do almoço e apreciar as flores do jardim que até fonte tem. Você tem a opção de almoçar no restaurante dentro do terreno da Casa, porém o investimento nas massas lá vendidas será um tanto alto, então aconselho que peça um chá ou café para contemplar a beleza e a paz deste lugar. 

Outro fato interessante é que a mansão de arquitetura característica dos ?30 (apenas restaurada para manter-se o mais fiel possível à sua estética original) recebe exposições interessantíssimas relacionadas à literatura, acolhendo também lançamentos de livros, oficinas de criação e discussões literárias, sendo a maioria dos eventos ali realizados gratuitos. Toda essa aura poética do local quase que clama por uma leitura para acompanhar seu café com um docinho (ok, ninguém é de ferro e é muito difícil resistir a doces tão bonitos).

Uma feira perfumada

Sendo uma das maiores do segmento, a Feira de Flores do Ceagesp ocorre o ano todo às terças e sextas da meia noite às nove e meia da manhã e às segundas e quintas das duas da manhã às duas da tarde, no Pavilhão MLP.

Esta lindíssima feira enche o galpão do mercado com flores dos mais variados tipos e aromas, que na maioria das vezes são distribuídas por floriculturas ou compradas em grandes quantidades para eventos, porém você pode adquirir um pouca da nata das flores (já que lá só chegam as colhidas das melhores floradas) para decorar sua casa e de quebra se maravilhar com o visual que deixam no mercado, camuflando um tanto o usual aroma um tanto desagradável que existe ali.

E você? O que gosta de fazer quando chega a primavera?

____________________
Ana Laura Ferrari – Fala!Cásper


ARTIGOS RECOMENDADOS