O cantor de rock Steve Ronsen acusou de plágio Lady Gaga. Segundo ele, a artista teria copiado uma melodia sua ao compor Shallow, trilha sonora do filme Nasce Uma Estrela. A música venceu o Oscar de Melhor Canção Original.
LADY GAGA ESTÁ DE ROMANCE NOVO COM DAN HORTON
Cantor acusa Lady Gaga de plágio
Ronsen afirma que a melodia de Shallow é igual a uma composição sua lançada em 2012 – Almost. Escute a faixa abaixo. O músico alega ser o autor de uma progressão de três notas que pode ser escutado em Shallow.
Ronsen está processando a cantora em milhões de dólares. Para se defender, Lady Gaga acionou seu advogado.
Sr. Ronsen está tentando ganhar dinheiro fácil com a ajuda de uma artista de sucesso. É vergonhoso e errado. Eu aplaudo Lady Gaga por ter a coragem e integridade para se levantar em nome de artistas de sucesso. Se ele prosseguir com este caso, Lady Gaga lutará vigorosamente e vencerá
disse o advogado da cantora, Orin Snyder
Progressão de três notas é plágio?
Apesar da acusação de Ronsen, a equipe de Lady Gaga explicou que a progressão de três notas é comum em várias músicas, e não é exclusividade do cantor de rock. Veja abaixo um exemplo de música que utiliza a progressão.
Essa não é a primeira vez que a Mother Monster é acusada de plágio. Do What You Want, uma parceria de 2013 com R. Kelly, foi alvo de inúmeras polêmicas. O single foi comparado a The Deep, lançada pelo Dance With The Dead no mesmo ano.
VEJA A LISTA DE PREMIADOS DO OSCAR 2019
Já Shallow foi composta por Lady Gaga junto com Mark Ronson, Anthony Rossomando e Andrew Wyatt. Essa é a música tema do filme Nasce Uma Estrela.
Eu estava no piano, cada um tinha uma guitarra nas mãos e nós começamos a criar letras e a conversar um com o outro. Isso é realmente o que a música é. É uma conversa entre um homem e uma mulher. Mas nós não sabíamos disso quando começamos
disse Lady Gaga sobre o processo de composição