quinta-feira, 21 novembro, 24
HomeMercadoConfira alguns benefícios da internacionalização

Confira alguns benefícios da internacionalização

Em 2022, é cada vez mais comum ver empresas migrando para o exterior. Isso acontece já faz um tempo, justamente por causa dos inúmeros avanços causados pela globalização, a qual conseguiu revolucionar a forma de fazer negócios. O processo aproximou ainda mais as relações entre os países e permitiu que houvesse uma demanda maior de distribuição de empresas filiais em grandes cidades internacionais. Esse ato de exportar uma marca e levá-la a uma nova cultura organizacional culminou na internacionalização. Portanto, saiba quais são os benefícios da internacionalização.

O marketing, como foi visto em um post anterior, é uma ferramenta essencial para o sucesso das empresas no exterior, uma vez que ele é capaz de adequar a atuação da empresa ao novo mercado estrangeiro e é exatamente disso que a internacionalização precisa.

Por esse motivo, os dois andam juntos e não podem ser separados, já que não se pode ter uma internacionalização bem feita sem um marketing de exterior competente. 

No caso do marketing internacional, ocorre toda uma análise das estratégias de cada empresa. Isso porque o trabalho deles não se resume a transportar as estratégias locais que já dão certo para o âmbito do mercado externo. Por causa disso, há uma enorme preocupação com esse conceito, já que é necessário entender os públicos e os contextos específicos de cada país, com o objetivo de posicionar a sua marca corretamente no mercado. 

Neste post, falaremos sobre os benefícios da internacionalização e suas aplicações nos negócios.

A internacionalização deve ser feita com um bom marketing em paralelo
A internacionalização deve ser feita com um bom marketing em paralelo. | Foto: Freepik.

O que é internacionalização?

A internacionalização funciona da mesma forma que o marketing internacional, ou seja, é ela quem vai permitir a entrada de uma marca ou empresa no território internacional. Sendo assim, fica a critério da empresa administrar e contextualizar todas as estratégias de marketing já conhecidas, adaptando-as da melhor forma.

Dessa forma, a internacionalização vai levar em conta toda a situação da empresa e do país a qual ela vai ser inserida, com o objetivo de conquistar público-alvo de diferentes locais, bem como expandir o seu negócio mundialmente. Mas, para que isso aconteça é necessário que haja uma estruturação das ações de planejamento da empresa.

Tudo isso é extremamente importante,  pois mesmo com a adesão de uma globalização mundial, ainda há inúmeras diferenças entre os povos. Logo, pensar em um plano de marketing e de ação de internacionalização diferenciados, os quais consigam fazer a marca se posicionar de acordo com cada uma das nações e atrair mais clientes, é a melhor alternativa para a internacionalização segura da sua empresa.

Qual a função do marketing internacional dentro da internacionalização?

O marketing internacional chegou ao mercado como uma forma de revolucionar o mercado. Como já foi dito, o ato de internacionalizar os produtos ou serviços de uma empresa ou marca, funciona de maneira diferente para cada público e é necessário adaptar o produto e a estratégia para o local. A organização da empresa também precisa ser levada em conta e isso só será possível através do estudo aprofundado dos canais de venda e da revisão de mercado.

O marketing completamente voltado para o comércio exterior visa estabelecer novos valores comerciais e econômicos em todos os territórios que serão explorados pela empresa. Através disso, a conquista de mercados externos se fez bastante corriqueira nos últimos anos e não para de crescer, além de trazer novas oportunidades de negócio. 

Um dos pontos mais importantes do marketing internacional nessa ação é o fato dele se adaptar ao formato de internacionalização escolhido e utilizado naquele determinado país, sem perder a essência da marca.

Quais os benefícios da internacionalização para uma empresa?

São inúmeros os benefícios da internacionalização. Eles vão desde aproveitar os incentivos e vantagens de outros países quando se refere a recursos e tecnologias, até operar dentro dos blocos econômicos, de forma mais imponente. Inclusive, tal ação vai facilitar diversas tarifas alfandegárias. 

Além disso, ter a oportunidade de expandir o negócio para novos territórios auxilia, também, na redução da dependência de um único mercado, o que pode ajudar sua empresa a não ir à falência, caso haja uma grande crise econômica no país de origem, por exemplo. 

A internacionalização pode, ainda, elevar o impacto do seu negócio no mercado exterior. Isso porque ela vai permitir que sua marca tenha uma posição mais forte e fixa a nível global. Não são todas as empresas que conseguem tal feito, pois é bem complexo, no entanto, ter uma noção a respeito dos consumidores e seus perfis torna tudo isso mais fácil. 

É internacionalização, em conjunto com as estratégias adotadas por ela, que vai dar maior autoridade para o seu negócio, pois quando realizado de maneira sólida, os clientes conseguem ter uma percepção positiva em relação a marca. Assim, cria-se uma boa imagem frente aos consumidores o que vai te proporcionar mais autoridade no mercado atuante, bem como mais receita e mais clientes.

É através da internacionalização que haverá um aumento da competitividade em novos mercados e na geração de  diferentes oportunidades. Além disso, ela potencializa a redução de custos, uma vez que a inserção da marca no exterior vai atrair novos apoiadores financeiros, podendo ser públicos ou não. 

Os riscos da empresa também diminuem, já que é difícil adentrar em um novo mercado e não mudar um pouco a sua estratégia, público ou produto. Não entenda mal, a marca não vai deixar se ser o que é, mas, assim como acontece com as lojas de roupas, é comum que em cada país o foco seja distinto.

Para que tudo dê certo, é preciso ter uma pesquisa mais apropriada, que consiga te fazer conhecer o mercado e o público do local. Com ele, também, você vai ser capaz de adaptar os seus produtos, promover soluções que sejam mais adequadas para os novos clientes e fazer crescer a sua marca.

Resumindo, tem-se:

  1. Aumento de clientes e receita;
  2. Melhora da gestão de risco;
  3. Aumento da competitividade;
  4. Potencializa a redução de custos.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre os benefícios da internacionalização? O Lingopass pode te ajudar. A empresa trabalha com uma plataforma de capacitação em idiomas estrangeiros, a qual viabiliza o trabalho integrado, a realização e o desenvolvimento de negócios entre profissionais de nacionalidades distintas. Com eles, a sua empresa terá uma adaptação ainda mais fácil.

____________________________
Por Amanda Chaves – Fala! Universidade Federal de Goiás

ARTIGOS RECOMENDADOS