João Vitor Romania Balbino, mais conhecido como Jão, é cantor e compositor formado na Universidade de São Paulo (USP), em Publicidade e Propaganda, que decidiu não continuar na área para seguir a carreira artística.
Jão foi nascido e criado em Américo Brasiliense e aos 17 anos saiu de casa para ir para São Paulo e fazer faculdade. Foi em SP que ele descobriu que o seu verdadeiro amor era a música.
Como a carreira de Jão começou?
Em 2016, o cantor começou a postar covers no YouTube, tendo o apoio de seus amigos, principalmente de Pedro Tófani e Renan Silva, que hoje trabalham juntos na carreira de João Vitor. Com a sua voz, ele conquistou 2 produtores musicais da Head Music, que é uma empresa da Universal Music Group, e assinou o contrato.
No final de 2016, ele lançou seu primeiro single, “Dança pra Mim”, e no começo de 2017, participou de um remix da música de Maiara e Maraisa, “Medo Bobo”, no mesmo ano ele lançou dois singles “Ressaca” e “Álcool”. Logo no começo de 2018, Jão lançou a música que explodiu nas plataformas digitais, “Imaturo”, com um videoclipe dirigido por seu amigo e colega de trabalho Pedro Tófani.
Com o grande sucesso de “Imaturo”, o cantor lançou seu primeiro álbum “Lobos” e o primeiro single da sua criação foi “Vou Morrer Sozinho”, que também teve uma repercussão incrível. A turnê de Lobos durou de setembro de 2018 até junho de 2019, conquistando cada vez mais corações!
Com a pandemia, Jão fez lives cantando no seu canal do Youtube e conversando com seus fãs no Instagram e TikTok, para ficar mais perto deles nesse momento tão difícil. E no começo de 2021, em fevereiro, ele começou o aquecimento para o seu novo álbum “Pirata”, com os singles “Coringa”, que foi lançado em fevereiro, e “Amor Pirata” em março de 2021!
Depois de muito esperar, em outubro de 2021, nasceu o álbum que fez todo mundo se apaixonar por esse menino do interior, “Pirata”! Antecedendo o lançamento, foi possível ter um gostinho do que seria esse grande sucesso com o Trailer e o clipe de uma das músicas “Não te amo”.
Em menos de 1 mês, o sucesso foi enorme e a música que grudou na cabeça de todo mundo foi o hit “Idiota”, que fez com que seu público o amasse ainda mais “como um idiota ama”!
E, para ajudar os fãs a matarem a saudade do piratinha favorito ao vivo, já começaram as vendas da grande turnê “Pirata”.
Esgotando todas as datas marcadas da turnê em território nacional e internacional, lotando suas apresentações no Lollapalooza e no Rock in Rio, Jão vem conquistando uma legião de fãs com suas músicas e seu carisma em cima do palco.
Prêmios e inspirações
Jão afirma que sua grande inspiração para a música é o amado e histórico Cazuza, que revolucionou a indústria musical.
Ainda, um dos maiores shows já vistos na história do Rock in Rio, com um enorme público, equipe e produção foi o de Jão, onde ele homenageou Cazuza, literalmente, nas alturas, com “Exagerado”, “Codinome Beija-Flor”, “O Tempo Não Para” e finalizou com “Pro Dia Nascer Feliz” com uma convidada mais do que especial, Lucinha Araújo, a mãe do eterno Cazuza.
Além de concorrer a diversos prêmios musicais, como ‘Álbum do Ano’, ‘Artista do Ano’, ‘Hit do Ano’ e outras categorias, a mais nova indicação do artista e uma das maiores de toda a sua carreira foi para o Grammy Latino como “Melhor Álbum do Ano POP em Língua Portuguesa”, com “Pirata”, e “Melhor Canção em Língua Portuguesa, com “Idiota”.
A trajetória de Jão está sendo construída e o garoto está fazendo um sucesso total, conquistando o coração dos brasileiros e gringos. Afinal, no fim das contas, o mundo é daqueles que amam como um idiota ama!
___________________________________________
Por Maria Mesquita – Fala! São Judas