sábado, 23 novembro, 24
HomeEntretenimento5 filmes para fãs de Mitologia Nórdica

5 filmes para fãs de Mitologia Nórdica

Se você curte Mitologia Nórdica está no lugar certo! Separamos 5 filmes que vão te surpreender e provar que nem só de Vikings e The Last Kingdom sobrevive o fã deste gênero.

A Mitologia Nórdica é muito explorada na indústria cinematográfica e existem opções que superam as expectativas. Confira!

Mitologia nórdica
Veja 5 indicações de filmes para quem curte Mitologia Nórdica. | Foto: Montagem/ Pexels

Veja 5 filmes de Mitologia Nórdica

1) The Northman (2022)

O mais novo filme sobre mitologia nórdica que estreou no começo do ano tem um plot simples, mas que pode agradar o público sem parecer uma história como todas as outras.

Com um elenco de astros do cinema como Ethan Hawke, Bjork, Alexander Skargarsd, Ann Taylor Jonsen, William Dafoe e Nicole Kidman. Dirigido por Robert Eagers, mesmo diretor dos longas A Bruxa e O Farol, o filme mais recente do diretor mistura mitologia, sobrenatural com a realidade e batalhas épicas.

Após ter o sido usurpado pelo próprio irmão, o pai do princípe Amleth, o Rei Aurvand é morto em uma emboscada e Amleth é perseguido, consegue fugir e jura vingança pela morte de seu pai e o sequestro de sua mãe a Rainha Gúdrun. Anos se passaram e Amleth se torna um guerreiro habilidoso com o plano de se infiltrar como escravo no reino de seu tio e ter a sua tão aclamada vingança. 

Com uma fotografia, ambientação e cenas de tirar o fôlego, o filme teve boas críticas e muitas referências, como do filme Conan, O Bárbaro e da série Vikings.

2) Valhalla Rising (2009)

Estrelado pelo ator dinamarquês Mads Mikkelsen, este longa se passa no século X, na Europa Medieval. 

O guerreiro silencioso, como é mencionado, é cego, e por muitos anos foi mantido como prisioneiro. Com ajuda de um garoto, ele consegue escapar da prisão onde era forçado a lutar, após a sua fuga ele e o garoto se juntam com um grupo de nórdicos que estão atrás da terra prometida. 

O navio atravessa marés e tempestades até chegar a um nevoeiro, a partir deste ponto o guerreiro e seus companheiros começam a temer por suas vidas, quando eventos horríveis começam a ocorrer na embarcação.

Indicado para fãs de filmes com boas cenas de luta e suspense épico.

3) Vikings (1958)

Filme que com certeza algum parente mais velho da sua família viu ou conhece. Dirigido por Richard Fleischer e estrelado por Kirk Douglas, pai do ator Michael Douglas, o épico de 1h e 56 minutos arrastou multidões para os cinemas nos EUA e Inglaterra, tornando-se um dos filmes mais populares de 1958.

A história é baseada nos atos do personagem histórico Ragnar Lothbrok e no livro “ O Viking”, de Edison Marshall. Após um ataque ao reino da Nortumbria, os vikings matam o rei que morreu sem deixar herdeiros, sua esposa é abusada pelo rei Ragnar, do fruto deste abuso nasce Eric. Após anos escondido, Eric busca saber sua origem, através de dramas e batalhas o jovem tem seu passado revelado.

O filme foi indicado a duas premiações, Richard Fleischer como melhor diretor e Kirk Douglas como melhor ator pelo Festival de Filmes Internacional São Sebastião, que saiu como vencedor.

Indicado para fãs de cinema antigo e épicos da era de ouro do cinema americano.

4) As Aventuras de Erik, o viking

Apesar dos filmes envolvendo vikings e sua mitologia serem centrados em temas como guerras, traições entre reis, batalhas navais e etc, este longa é uma releitura da vida de Erik, o viking através da comédia.

Estrelado pelo ator britânico John Cleese, famoso pelo seu trabalho com o grupo de comédia Monty Python. 

A trama se passa quando o jovem viking Erik não tem interesse em saques e pilhagens como os seus demais colegas. Após se sentir culpado pela morte de uma mulher inocente em um ataque a um vilarejo, Erik decide abandonar a vida de saques e procura outros objetivos para a sua vida.

Erik através de um oráculo descobre que o Ragnarok começou após o lobo Fenrir engolir o sol e o apocalipse do mundo nórdico irá se concretizar. Para evitar esse cataclismo, Erik deve viajar até Aasgard e tocar a Trombeta Resoante para impedir esse destino obscuro de sua terra.

Com passagens ao estilo clássico do grupo Monty Python e momentos de tensão e suspenses muito comuns nos filmes atuais sobre espada e fantasia.

5) Asterix e os Vikings

A dupla mais famosa da Gália parte em uma nova aventura, desta vez seus inimigos não são os clássicos romanos e sim os destemidos Vikings. Criados pelo cartunista Francês Uderzo nos anos 60, a dupla conta com mais de 40 histórias completas entre outras mídias, como jogos, filmes e bonecos. Asterix começou a ser publicado no Brasil na década de 70 e teve os seus filmes exibidos pela Record, tendo uma legião de fãs fiéis pela dupla de grandes amigos.

Apesar das histórias estarem sempre focadas no conflito da dupla contra César, este filme conta a história do sobrinho de Abracurcix, Calhambix. Calhambix não tem interesse nos costumes Gauleses, é muito medroso e leva jeito com as mulheres. Enquanto isso os Vikings sofrem por suas invasões não terem vítimas, alegando que os vilarejos fogem de medo dos bárbaros do Norte. Por uma jogada do destino, Calhambix é sequestrado pelos vikings e levado para Dinamarca, onde a jornada da dupla começa.

Muito indicado para fãs de animações e a equipe de dublagem conta com a participação dos integrantes do antigo grupo de humor Pânico na TV.

__________________________________________
Por Victor Piton Pollatto – Fala! Mackenzie

ARTIGOS RECOMENDADOS