A rainha Elizabeth II, de 96 anos, está sob supervisão médica em sua residência de férias, no Palácio de Balmoral, na Escócia, onde está desde 21 de julho passando o verão. A família se dirigiu até o palácio após a equipe de saúde expressar preocupação com a saúde da monarca.
A seguir, entenda como está o estado de saúde da rainha:
Familiares se reúnem no palácio e BBC veste preto
Todos os quatro filhos da rainha – o príncipe Charles, herdeiro do trono, Andrew, Anne e Edward – se reuniram no palácio. Além deles, William, o neto da rainha, também viajou nesta quinta para ficar perto da avó. As duquesas Catherine, esposa de William, e Camilla, esposa de Charles, também foram ao castelo acompanhando seus maridos.
Ainda, o Duque e a Duquesa de Sussex, Príncipe Harry e Meghan Markle, cancelaram todos os seus compromissos para se juntar aos familiares.
Outro fator que chamou atenção e preocupa os espectadores desde a manhã desta quinta-feira (8) foi o traje dos apresentadores da BBC. Os jornalistas vestiram preto para noticiar a saúde da rainha.
Esse é um protocolo da emissora britânica. Os apresentadores são orientados a vestir preto sempre que existe uma preocupação grave sobre o estado de saúde da monarca, visto que eles têm a qualquer momento uma roupa preta à disposição para o caso de morte de figuras importantes, como membros do governo ou da família real.
Saúde da rainha Elizabeth já foi motivo de alerta antes
Não é a primeira vez que a saúde da rainha preocupa os que acompanham a família real. No início deste ano, a monarca teve covid-19 e relatou ter ficado muito cansada após a doença.
Elizabeth sofre do que o Palácio de Buckingham chama de “problemas de mobilidade episódicos” desde o final de 2021.
Desde março, a monarca utiliza um carrinho de golfe para auxiliá-la em sua movimentação, que ficou ainda mais debilitada após a covid.
Nesta terça-feira (6), a rainha Elizabeth nomeou Liz Truss como a nova primeira-ministra do Reino Unido e um dia depois foi forçada a cancelar uma reunião virtual com ministros após ser aconselhada por seus médicos a descansar.
_______________________________
Por Bianca Sousa – Redação Fala!