O conflito entre Rússia e Ucrânia já se desenrola desde 24 de fevereiro deste ano, quando as tropas russas invadiram o território ucraniano. No entanto, a tensão entre os países começou bem antes.
Veja, a seguir, detalhes sobre o conflito.
Guerra Rússia e Ucrânia: entenda o conflito
Em 2014, a Rússia anexou ao seu território a Criméia, originalmente parte da Ucrânia. Já no final de 2021, o presidente da Rússia Vladimir Putin reconheceu a independência de duas as regiões separatistas na Ucrânia – Donetsk e Luhansk – e deslocou tropas para essas regiões no leste ucraniano.
Como justificativa para a guerra, Putin afirma querer livrar a Ucrânia de um suposto “genocídio neonazista”. Além disso, exige desde 2021 que a Ucrânia não se junte à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
A OTAN é um organismo internacional formado no contexto da Guerra Fria que busca fortalecer a segurança de seus países membros. Historicamente, a Ucrânia e a Rússia sempre foram ligadas tanto por proximidade geográfica quanto por traços culturais similares em algumas de suas localidades.
Prejuízos para a Rússia
Em resposta à guerra, a Rússia vem sofrendo sanções econômicas, especialmente por parte dos Estados Unidos e países europeus. As restrições econômicas se estendem ao governo russo, seus membros e familiares, incluindo o próprio Putin.
O presidente dos EUA Joe Biden disse em discurso que as sanções à Rússia seriam as maiores na história. Em contrapartida, representantes de países como Belarus, Venezuela e Nicarágua declararam apoio ao país. A China mantém uma posição de neutralidade.
Já o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, tem pedido o apoio militar e humanitário de outros países para resistir à invasão e negociar a entrada de seu país na União Europeia.
Danos globais
Na Rússia, Putin proibiu comunicações feitas por veículos do ocidente sobre a guerra, com o argumento de estar travando uma guerra também de “desinformação” com o ocidente. Plataformas como o Meta do Facebook também foram bloqueadas.
Em escala global, a guerra afetou o preço do petróleo e do gás natural, devido à instabilidade política da Rússia, que é muito forte no mercado global de energia.
Para os países europeus, maiores importadores do gás natural russo, essa também é uma questão preocupante.
A guerra entre Rússia e Ucrânia trouxe ainda uma nova crise de refugiados com milhares de cidadãos buscando segurança em países próximos, como a Polônia. Mais de 3,5 milhões de pessoas já saíram da Ucrânia.
__________________________________________
Por Carol Mendes – Fala! PUC Rio