Rússia e Ucrânia: 10 filmes para entender a guerra
Menu & Busca
Rússia e Ucrânia: 10 filmes para entender a guerra

Rússia e Ucrânia: 10 filmes para entender a guerra

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Filmes > Rússia e Ucrânia: 10 filmes para entender a guerra

Nas últimas semanas, a guerra entre Rússia e Ucrânia tomou conta dos noticiários após o país liderado por Vladimir Putin invadir o território vizinho. A confusão é grande e um pouco difícil de entender para quem está chegando agora, mas tem muitos filmes que podem ajudar nisso.

Com as centenas de notícias que saem diariamente na mídia e as milhares de informações recebidas a todo instante, fica difícil entender o que de fato está acontecendo e conhecer as raízes da guerra. O fato é que a tensão entre Rússia e Ucrânia vem crescendo há anos e não é de hoje que Putin se preocupa com a independência do país que já foi parte da União Soviética.

Se engana quem pensa que a invasão à Ucrânia, iniciada na madrugada do dia 24, foi pensada de uma hora para outra. Os ataques já vinham sendo arquitetados há tempos, a Rússia já estava se preparando para o conflito.

Filmes para entender a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Filmes para entender a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. | Foto: Reprodução.

10 filmes para entender a guerra entre Rússia e Ucrânia

A briga é antiga, por isso tem muita coisa para acompanhar. Pensando nisso, separamos 10 filmes que falam não só sobre os conflitos entre os dois países, mas contextualizam muito bem o que está acontecendo.

De diretores exilados a retratos pessoais do dia a dia na guerra, esta lista tem de tudo! Veja:

1. Bad Roads (2020)

O longa dirigido e roteirizado pela ucraniana Natalya Vorozhbit gira em torno de 4 histórias que se desenrolam nas estradas de Donbass.

Fronteira entre a Rússia e a Ucrânia e lar de desavenças antigas, Donbass é a região que abriga Donetsk e Luhansk, as repúblicas separatistas pró-Rússia. Essa região está em conflito desde 2014, quando rebeldes apoiados pelo governo russo invadiram prédios do governo e, depois de intensos combates, conseguiram o domínio de partes de Luhansk e Donetsk.

A partir daí, eles começaram a chamar as áreas controladas de República Popular de Luhansk (RPL) e República Popular de Donetsk (RPD).

No longa, é contada a história de um homem que alega ser professor quando é abordado por militares em um posto de controle rodoviário da RPD, de duas adolescentes que esperam seus namorados soldados, de uma jornalista que é mantida em cativeiro e agredida brutalmente e de uma jovem que se desculpa com um casal após atropelar seu frango.

Bad Roads é o tipo de filme que te faz entender o impacto da guerra e enxergar pelos olhos das pessoas que estão imersas nessa situação. Vale a pena assistir!

2. As Testemunhas de Putin (2018)

O documentário fala da trajetória de Vladimir Putin, que foi de espião a político e hoje está à frente do país com maior potencial nuclear do mundo.

Vitaly Mansky foi quem dirigiu a obra. O cineasta russo, que hoje se encontra auto-exilado na Letônia, foi o responsável por produzir um documentário para promover Putin nas eleições de 2000.

Em As Testemunhas de Putin, Mansky resgata as imagens capturadas por ele e constrói um novo olhar sobre elas, trazendo um retrato íntimo do líder que esteve à frente da Rússia nos últimos anos e desenhando o que o país poderia aguardar durante o governo.

O filme não se trata de um simples documentário que narra fatos históricos de maneira distante, as imagens espontâneas capturadas durante o tempo em que Mansky era contratado de Putin conseguem traduzir o perfil do político de forma íntima, fazendo com que o telespectador tenha a impressão que pôde acompanhar toda a transição do Presidente, desde sua ascensão nas pesquisas até suas estratégias de campanha.

3. A última resistência (2017)

A última resistência é um longa dirigido por Akhtem Seitablaev que acompanha a luta de militares ucranianos voluntários no Aeroporto de Donetsk, em 2014, durante a Guerra Civil no Leste da Ucrânia.

Embora o cenário retratado no filme já não seja mais o mesmo vivido durante a invasão recente, ele é interessante para entender o que acontece hoje na Ucrânia, visto que narra um conflito importante entre os países, ocorrido em 2014.

4. A Sombra de Stalin (2019)

A Sombra de Stalin é o filme que mostra que a briga entre Rússia e Ucrânia definitivamente não é de hoje. O longa acompanha Gareth Jones, um jornalista galês que viaja para a União Soviética em 1933 e descobre condições de vida lamentáveis, contraditórias ao que era pregado para o resto do mundo.

Gareth Jones passa por poucas e boas enquanto tenta desmascarar a utopia soviética, perde um amigo assassinado, descobre absurdos em uma viagem clandestina à Ucrânia, além de ser expulso, chantageado e vítima de uma campanha de difamação, tudo isso para evitar a divulgação das informações coletadas durante a viagem.

O longa dirigido por Agnieszka Holland não conhece a palavra sutileza. O filme choca com uma realidade exagerada e sangrenta, mas a narrativa é interessante para entender um pouco do contexto dos conflitos Rússia vs Ucrânia.

5. Entrevistas com Putin (2017)

Entrevistas com Putin não é exatamente um filme, se trata de um documentário de 4 partes produzido pelo cineasta americano Oliver Stone que traça um perfil de Putin bastante diferente do que é divulgado em grande parte dos noticiários.

A produção, resultado de uma série de entrevistas realizadas por Stone no período de dois anos, conta um pouco do outro lado da história e apresenta uma visão diferente sobre os conflitos.

O cineasta chegou a dizer que a maneira como Putin é retratado na mídia é cheia de ideologia e que o líder político é mais do que um tirano. Por isso, sua obra traz um olhar de Putin que pode causar estranheza e até mesmo soar polêmico aos que estão acostumados a vê-lo e ouvir sobre ele por meio da imprensa tradicional do Ocidente.

6. Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (2015)

Dirigido pelo norte-americano Evgeny Afineevsky, Winter on Fire, que já foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, narra parte do conflito entre Estados Unidos e Ucrânia.

A produção acompanha o que começou com uma manifestação pacífica entre os estudantes que pediam um estreitamento dos laços com a União Europeia e o afastamento da Rússia, mas que acabou se transformando em uma grande revolta depois do então presidente da Ucrânia Viktor Yanukovych decidir estreitar sua relação com Vladimir Putin. Os conflitos acabaram com a queda de Yanukovych.

Se você quer entender bem o que está acontecendo entre Rússia e Ucrânia, Winter on Fire é um filme que precisa estar na sua lista. Apesar de conter uma visão direcionada do conflito, de acordo com o contexto em que foi produzido e com quem o produziu, assim como todas as obras citadas aqui, esse documentário diz bastante sobre a guerra atual.

7. Donbass (2018)

Apresentado como uma comédia um tanto chocante, Donbass se passa na região que dá nome ao filme e que é palco de diversos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia.

No longa, o diretor Sergei Loznitsa mostra as consequências da manipulação e propaganda para a sociedade. O filme traça uma narrativa anti-guerra, utiliza de absurdos e faz questão de trazer à tona questões como a ganância humana.

Com cenas de violência extrema e com a tortura sendo retratada em longas sequências, o filme pode, e provavelmente trará, certo desconforto. Entretanto, vale a pena assistir para entender melhor a briga entre os países.

8. The Earth Is Blue as an Orange (2020)

Dirigido e escrito por Iryna Tsilyk, The Earth Is Blue as an Orange é mais um filme que te faz entender os bastidores e consequências da guerra. 

O documentário conta a história de Anna, uma mãe que cria seus quatro filhos sozinha em Donbass, na zona de conflitos. Anna tenta ao máximo deixar o ambiente violento fora de casa e manter sua família segura dos bombardeios constantes.

O longa acumula prêmios, entre eles o de melhor filme e o de melhor filme humanitário. É uma produção que vale a pena ser assistida, não só por causa dos prêmios, mas pelo olhar íntimo do que é viver em uma zona de guerra que a obra oferece.

9. Ponte dos Espiões (2015)

Não é segredo para ninguém que a briga da Rússia com a Ucrânia não é apenas com a Ucrânia. Os Estados Unidos já é um inimigo de longa data do país de Putin.

Ponte dos Espiões, dirigido por Steven Spielberg e estrelado por Tom Hanks e Mark Rylance, tem como plano de fundo a Guerra Fria. No longa, o advogado James Donovan (Tom Hanks) precisa passar por cima da sua falta de experiência para negociar a troca de um prisioneiro americano capturado pela União Soviética e de um espião soviético capturado pelos americanos.

10. Homeward (2019)

Homeward é um filme que não tem o conflito Rússia vs Ucrânia como plano principal, mas se desenrola nesse contexto.

Dirigido por Nariman Aliev, o drama acompanha a trajetória de Mustafa (Akhtem Seitablayev), que depois de perder seu filho mais velho no conflito com os russos, embarca em uma viagem com o mais novo para levar o corpo até Crimeia, sua terra natal.

Gostou dos filmes da lista? Agora corre para maratonar e entender melhor essa guerra entre Rússia e Ucrânia!

___________________________________
Por Bianca Sousa – Redação Fala!

Tags mais acessadas