Esfiha, Kafta, Kibe… Você com certeza já ouviu falar desses pratos árabes com sabores e temperos inconfundíveis.
Os pratos que dão água na boca só de imaginar, vêm de países como Síria, Turquia, Líbano e Egito, e compõem o ‘menu’ de refeições mais consumidas do Oriente Médio e Norte da África. Confira abaixo os 5 pratos típicos mais saborosos da culinária árabe!
Os melhores pratos árabes
1) Esfiha de carne
A origem da Esfiha é contestada: ou veio da cidade de Baalbeck, no Líbano, ou veio da cidade de Homs, na Síria. Outros dizem que provém do Pão Chato Iraquiano, e recebeu um recheio de carne nos países vizinhos. Apesar dessa divergência, não dá para negar que esse salgado com textura macia e quentinha agrada todos os paladares. Existe algo mais tradicional e árabe do que as Esfihas?
Servidas em jantares, festas, restaurantes, elas fazem sucesso e é fato que se adaptaram muito bem à culinária brasileira.
2) Kafta
Aah, esse irresistível bolinho árabe, feito principalmente com carne moída e bastante tempero, é uma receita das mais versáteis. Pode ser servido como uma almôndega ou até mesmo como um espetinho! De origem persa, o nome Kafta significa “moído”, em árabe, e diz respeito a um dos pratos mais conhecidos mundialmente, estando presente em países como Índia, Bulgária, Israel, Líbano, Marrocos, Turquia, Romênia, entre outros. A iguaria chegou ao Brasil após o fim da Primeira Guerra Mundial e a onda de imigração sírio-libanesa.
3) Kibe (frito ou cru) é dos pratos árabes mais conhecidos
Outro clássico árabe. Conhecido como “bolinho de carne”, seu nome vem da palavra kubbeh, que em árabe significa “bola”, e é o prato nacional de vários países árabes, como Líbano, Síria e Iraque. Também foi introduzido no Brasil a partir da imigração sírio-libanesa, após o desmantelamento do Império Turco-Otomano.
4) Maamoul
E como não falar da sobremesa árabe mais deliciosa? Este doce libanês é preparado comumente no fim do jejum praticado na celebração islâmica do Ramadã. São muito semelhantes a pequenos biscoitos recheados com nozes, tâmaras, ou ambas. Utilizam essência de laranjeira e baunilha, além de bastante açúcar. Essa é para os amantes de doces beeeem doces.
5) Kebab
O Kebab é um tipo de espetinho, feito com pequenos pedaços de carne assados ou grelhados, que podem ou não acompanhar vegetais. Surgiu na década de 1960, na Turquia e na Grécia, e se tornou a principal refeição árabe desde então. Aqui no Brasil, é comum substituir a carne de vitela ou peru pelo frango, cordeiro e filé mignon, ou, em alguns casos, até por salmão! O espeto é assado e fatiado para compor o recheio de um delicioso pão sírio, servido com salada ou purê de batatas.
__________________________________________
Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul