Atualmente, ter um plano de comunicação interna pode fazer sua empresa se destacar no mercado. No entanto, muitos ainda não entendem o que é comunicação interna nas empresas e como ela pode ajudar no dia a dia de um negócio. Ter um modelo de comunicado interno é de extrema importância e, nesse texto, vamos trazer alguns exemplos e dicas.
Qual a importância da comunicação interna da sua empresa? A comunicação interna pode melhorar diversos aspectos da sua empresa. A comunicação interna exemplo pode auxiliar no relacionamento entre funcionários e ajudar a todos entenderem quais os valores, metas e objetivos da empresa.
Uma comunicação interna bem estruturada pode fazer com que sua empresa cresça em unidade, sintonia e boa relação e convivência entre todos. Um ambiente de trabalho saudável é um espaço de muito crescimento pessoal e profissional, um diferencial essencial para a empresa em diversos aspectos do mercado.
O que é comunicação interna?
A comunicação interna é uma área de comunicação integrada que foca suas ações nos colaboradores da empresa, no contato de funcionário para funcionário.
Trata-se de transmitir e compartilhar informações estratégicas relevantes em um ambiente corporativo.
Essa troca pode ocorrer tanto na vertical (entre superiores e subordinados e vice-versa) quanto na horizontal (entre funcionários do mesmo nível).
O principal objetivo da comunicação interna é alinhar e engajar os funcionários com os objetivos, causas e discursos da organização.
5 tipos de comunicação interna
Existem vários tipos de comunicação interna, podendo funcionar com vários tipos de plataforma e organização. Você pode escolher a que mais se adequa a sua empresa ou organização. São elas:
- Comunicação oral: Esse tipo de comunicação geralmente ocorre por meio de palestras e conferências. Nesse caso, trocar feedbacks e discutir ideias é a forma de aproximar os colaboradores;
- Comunicação escrita: Via quadros de avisos, quadros de mensagens, e-mail, intranet e blog interno. É frequentemente usado para alinhar eventos da empresa;
- Comunicação horizontal: feito entre colegas do mesmo nível dentro da empresa. É usado para fortalecer bons relacionamentos;
- Comunicação vertical: Para líderes de organizações, envolve desenvolver planos estratégicos e abordar temas restritos;
- Comunicação diagonal: Essencial para o engajamento em diferentes níveis da organização. Use-o quando precisar ser notificado de novidades.
Qual a importância da comunicação interna?
Para gestores e colaboradores, o mais importante de saber e salientar é que a comunicação interna é muito mais do que apenas repassar informações entre funcionários. As organizações precisam proporcionar um ambiente propício à produtividade individual e da equipe, desempenho, inovação, criatividade e realização profissional.
Todo conteúdo destinado a ser transmitido por meio de comunicações internas deve ser conduzido em canais diretos e diálogo permanente entre todos na empresa. Como resultado, os funcionários podem entender melhor os objetivos, missão, visão e valores da empresa em que trabalham.
Entre as vantagens de se estabelecer um plano de comunicação em uma organização pode-se citar a precisão das informações, facilitando o diagnóstico da imagem da empresa e a compreensão do conteúdo.
Por meio desse tipo de comunicação, a cultura da empresa é fortalecida, incentivando o bom comportamento e esclarecendo o impacto de cada colaborador na empresa.
Vale lembrar que apesar do uso constante de novas tecnologias aliadas à comunicação interna, o mais importante é se manter conectado com as pessoas. A equipe precisa de uma conexão e sintonia, e isso pode ser conquistado com a comunicação interna.
Desenvolver colaboradores e líderes engajados na comunicação de uma empresa é essencialmente fazer com que os colaboradores sejam ouvidos e respeitados, sintam-se parte da organização e tenham canais abertos de diálogo e confiança entre si e com a organização.
15 benefícios da comunicação interna em um negócio
Além das diversas possibilidades e ferramentas de comunicação interna, os benefícios são múltiplos e tornam sua empresa um espaço muito mais agradável para todos. A comunicação interna fará com que seus funcionários vejam a empresa com um olhar ainda mais impressionante. Veja alguns:
- Crie um excelente porta-voz;
- Transmite credibilidade e transparência;
- Fortalecer a cultura da organização;
- Transmite informações rápidas e precisas;
- Traz uma compreensão da organização e um sentimento de pertencimento à equipe;
- Ajudar a fomentar a inovação;
- Traga consistência e impulso;
- Possibilitar e trocar conhecimentos;
- Criar um clima organizacional positivo;
- Potencializa resultados positivos;
- Promover o engajamento dos funcionários;
- Determinar o escopo das informações;
- Produtividade aumentada;
- Integrar novos funcionários e reduzir a rotatividade de funcionários;
- Alinhar os funcionários com os valores da empresa.
O que é preciso para uma comunicação interna eficiente?
Para ter uma comunicação interna suficiente é imprescindível que todas as dicas ao longo do texto sejam seguidas com foco na sintonização da equipe e na melhoria da empresa.
Além disso, é possível fazer uso de plataformas digitais, como as redes sociais, para aumentar e melhorar o processo de comunicação entre os funcionários.
Preze sempre pela escuta e o bom diálogo de funcionário para patrão, patrão para funcionário e de funcionário para funcionário.
O bom relacionamento será essencial na comunicação interna. É a partir dele que será possível encontrar a sintonia da equipe, discutir metas, objetivos e traçar planos. Assim sua equipe terá uma comunicação interna eficiente e, consequentemente, todos os funcionários trabalhando com um mesmo foco de resultados na empresa, ainda que em diferentes setores.
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Por Daniela Oliveira – Fala! PUC-SP