Entenda como evitar a sobrecarga no trabalho com ajuda da tecnologia

A sobrecarga no trabalho é uma realidade na rotina de milhares de profissionais, principalmente para aqueles que atuam na área de Recursos Humanos (RH). À medida que é mais exigido melhores resultados e produtividade, é preciso ter o equilíbrio necessário para evitar a exaustão física e mental dos funcionários.

No entanto, a sobrecarga de trabalho somada a uma má gestão de equipe pode causar sérios problemas no ambiente corporativo, bem como o aumento da rotatividade, desengajamento de funcionários e falta de motivação no trabalho.

Ao longo da matéria, você verá o que é a sobrecarga no trabalho e a Síndrome de Burnout, o que torna essa sobrecarga mais frequente, como evitar a exaustão e sobrecarga mental no trabalho e algumas dicas de como a tecnologia pode ajudar no combate à sobrecarga no trabalho. Continue a leitura!

Saiba como evitar a sobrecarga no trabalho - Síndrome de Burnout.
Saiba como evitar a sobrecarga no trabalho – Síndrome de Burnout. | Foto: Freepik.

O que é sobrecarga no trabalho?

A sobrecarga no trabalho é decorrente dos excesso de serviços exigidos aos colaboradores, como os prazos de entrega curtos e horas extras frequentes que acabam gerando a sobrecarga de funções no trabalho, diminuindo a sensação de realização e trabalho em equipe.

Exigir um grande volume de tarefas para os funcionários, não é nada positivo para a empresa. Muitas pesquisas já provaram o contrário, pois a produtividade diminui significativamente quando os colaboradores se encontram em exaustão. 

Síndrome de Burnout

É denominado Burnout um estado de esgotamento físico e mental relacionados com os fatores de uma rotina de trabalho. Um dos motivos mais comuns são sobrecarga de funções no trabalho, relacionamento tóxico com gestores e colegas e uma falta de descanso adequado.

Entretanto, a síndrome de Burnout não deve ser comparada ou confundida com o estresse e ansiedade comuns. Nos casos dessa síndrome, a exaustão dos funcionários é tão grave que eles não conseguem mais realizar as tarefas, pois todo o estado físico e emocional dos colaboradores estão gastos.

Além de transtornos evidentes, o Burnout acarreta vários prejuízos à empresa. Por exemplo, um funcionário em um estado como esse não rende nada perto do seu melhor, a produtividade da equipe sofre uma queda drástica, o que influencia negativamente em todos os resultados do negócio.

Por que a sobrecarga no trabalho é mais frequente?

Quando citamos a frequência da sobrecarga de trabalho, devemos levar em consideração dois pontos principais, a produtividade e a assertividade dos processos.

Como a área de RH é muito expandida e responsável pela gestão de processos envolvendo pessoas, não há como ter uma boa produtividade enquanto o esgotamento profissional toma conta desse setor.

No entanto, processos de recrutamento, seleção, desenvolvimento, treinamento e retenção de talentos são alguns exemplos das rotinas que mais demandam esforços, dedicação e conhecimento na área.

Se o esgotamento do profissional, tanto físico quanto mental, for comprometido, não há como garantir um bom desempenho de resultados para a empresa. Portanto, a consequência de situações como essa poderá ser sentida em outros setores do negócio, podendo afetar toda ou grande parte da produção.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre síndrome de Burnout e a frequência das sobrecargas no trabalho, é fundamental que você saiba como evitar a principal questão desses fatores: a exaustão dos funcionários. Acompanhe no próximo tópico!

Como evitar a exaustão dos funcionários?

O primeiro passo para evitar a exaustão física e mental dos colaboradores é distribuir as demandas corretamente entre as equipes, para que assim todos tenham uma rotina saudável e sem sobrecarga de trabalho.

Investir no RH e promover workshops e treinamentos é fundamental para manter os gestores bem informados sobre os riscos da síndrome de Burnout e conscientizá-los sobre o problema.

Caso você note que o escritório continua cheio às 21h enquanto esse pessoal chegou às 8h, reserve uma reunião com os executivos e explique como isso pode prejudicar o desenvolvimento do negócio.

Além disso, é necessário respeitar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários. Claro que emergências acontecem e é normal precisar cobrir aquela hora extra em alguns casos, mas atenção: isso deve ser uma exceção e não uma regra.

Por fim, investir em uma política de saúde mental e bem planejada é fundamental para evitar os riscos de exaustão dos funcionários.

Procure propor alguns programas de aconselhamento, sessões de terapia e campanhas para aprender a lidar com os desafios de uma rotina de trabalho, tudo isso de uma forma mais leve. 

Tecnologia aliada: saiba como utilizar e evitar sobrecarga no trabalho

Quando falamos em inovações tecnológicas, estamos propondo a ideia de novas soluções para a sobrecarga no trabalho. Alguns dispositivos e ferramentas foram criados com o intuito de otimizar a rotina dos profissionais que atuam na área de RH, evitando toda essa sobrecarga.

O melhor caminho para evitar retrabalhos é garantir uma rotina cheia de segurança e assertividade. Com a utilização de alguns dados, como o Big Data, People Analytics, dentre outras tecnologias no RH, é possível obter mais conhecimento em relação a otimização de tarefas – e até mesmo realizar uma melhor gestão de vagas e candidatos.

O uso dessas ferramentas contribuem para a construção de maneiras de retenção de talentos mais efetivas. Ao propor uma rotina mais otimizada, é fato que todos os colaboradores do setor de RH serão menos sobrecarregados e terão muito mais tempo para se dedicar mais às questões estratégias de gestão.

No entanto, existem algumas dicas importantes que contribuem para a redução da sobrecarga no trabalho e vamos explicar cada uma delas:

1. Faça uma boa gestão de processos

A integração entre as atividades responsáveis do setor RH é uma maneira que ajuda na distribuição de tarefas, assegurando mais controle sobre tudo o que precisa ser feito.

Um dos caminhos mais simples e de sucesso garantido nessa gestão, é o uso de fluxogramas que detalham as sequências de ações e os envolvidos.

2. Encontre novas soluções

A sobrecarga de trabalho pode estar ligada a processos de produtividade baixa, nas quais demandam muitos esforços repetitivos ou que consomem grande parte da energia dos funcionários.

No entanto, para manter a harmonia, é preciso se atualizar constantemente em buscar novas soluções e novas formas para resolução de problemas.

3. Respeite o limite de cada pessoa

Todo mundo é ser humano e todo ser humano possui sentimentos, bem como os limites físico e mental. Por essa razão, é preciso entender até que ponto é possível chegar sem comprometer a saúde de ninguém.

O respeito diante dessa linha de raciocínio é fundamental para que o colaborador não se coloque em nenhuma situação de risco e não consiga mais suportar as altas demandas de tarefas.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe como contornar uma situação de baixa produtividade decorrente da sobrecarga no trabalho, que tal dar um up no processo de recrutamento de candidatos da sua empresa? Para saber mais acesse o site da RocketMat, a empresa de inteligência artificial mais confiável para seus processos.

_________________________________________________

Por Ananda Miranda – Fala! Cásper

Artigos relacionados

Ações x Dividendos: Entenda a Diferença

Investir na bolsa de valores pode parecer um desafio...

Como Aprender Inglês com Música e Filmes? Veja Algumas Dicas

Aprender inglês com música e filmes pode ser mais...

Desenvolvimento Familiar: Estratégias de Orientação Parental para Pais e Filhos

O desenvolvimento familiar é essencial para garantir um ambiente...

Férias em Ilhas Menos Conhecidas: Destinos Alternativos no Caribe e Pacífico

Planejando suas próximas férias? Para quem busca descanso e...