segunda-feira, 25 novembro, 24
HomeEsporteJogos Olímpicos de Inverno: Conheça a delegação brasileira de 2022

Jogos Olímpicos de Inverno: Conheça a delegação brasileira de 2022

O torneio acontecerá entre os dias 4 e 20 de fevereiro em Pequim, na China

Equipe de Bobsled brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno.
Equipe de Bobsled brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno. | Foto: Reprodução.

Na última segunda-feira (17), o Time Brasil divulgou os nomes dos 11 atletas que irão representar o país nos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão em breve, entre os dias 4 e 20 de fevereiro, na cidade de Pequim, na China. Os brasileiros estarão presentes em cinco modalidades distintas: Bobsled, Esqui cross-country, Esqui alpino, Esqui estilo livre e Skeleton.

A Seleção ainda sonha em conquistar a sua primeira medalha na história da competição. A melhor colocação até hoje foi um 9° lugar da carioca Isabel Clark Ribeiro disputando a prova de Cross do Snowboard, nas Olimpíadas de Inverno de 2006.

Conheça os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de Inverno

Bruna Moura – Esqui cross country

Natural de Caraguatatuba, litoral de São Paulo, Bruna Moura começou a sua vida no esporte no ciclismo mountain bike, onde foi bicampeã brasileira e parecia que teria uma carreira de grande sucesso na modalidade.

Porém, em 2011, ela foi diagnosticada com uma comunicação interatrial, um condição cardíaca congênita, que exige uma cirurgia caríssima como tratamento ou esperar anos no sistema público de saúde. Dois anos mais tarde, Jaqueline Mourão, que foi a sua treinadora na época do ciclismo, conseguiu uma pesquisa que pagou os custos da cirurgia de Bruna e a introduziu em outro esporte: o rollerski, ou esqui com rodas.

O esporte é a maneira que os atletas de esqui cross-country têm de treinar durante o verão. Depois de se destacar na modalidade, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve convidou a paulista a integrar de vez o esqui cross-country. Aos 27 anos, Bruna Moura irá disputar a sua primeira Olimpíada de Inverno.

Jaqueline Mourão – Esqui cross-country

Jaqueline Mourão em uma competição de esqui cross-country.
Jaqueline Mourão em uma competição de esqui cross-country. | Foto: Reprodução.

Oitavo Jogos Olímpicos. Isso mesmo que você leu. A mineira de Belo Horizonte Jaqueline Mourão irá disputar, em Pequim, a sua oitava Olimpíada, sendo a quinta de Inverno. Ela ainda esteve presente em Atenas 2004, Pequim 2008 e Tóquio 2020, competindo na modalidade ciclismo mountain bike.

Suas principais conquistas na carreira são o pentacampeonato brasileiro no esqui cross-country, o título da Copa Internacional de Mountain Bike e ter sido reconhecida como a melhor atleta brasileira de mountain bike por cinco anos consecutivos (2002 à 2006).

Manex Silva – Esqui cross-country

Natural do Acre e filho de pai espanhol, Manex Silva tem apenas 19 anos de idade e já mostra um grande potencial no esporte. Em 2020, disputou os Jogos de Inverno da Juventude em Lausanne, na Suíça, e teve um ótimo resultado. Ele obteve a melhor colocação de um sul-americano no esporte, ficando entre os 40 primeiros colocados. Manex estará presente no seu primeiro Jogos Olímpicos em Pequim.

Nicole Silveira – Skeleton

Nicole Silveira e seu trenó 100% brasileiro para os Jogos Olímpicos de Inverno.
Nicole Silveira e seu trenó 100% brasileiro para os Jogos Olímpicos de Inverno. | Foto: Reprodução.

Principal esperança de uma boa colocação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno, a gaúcha natural de Rio Grande Nicole Silveira mora em Calgary, no Canadá, desde a infância. Ela iniciou sua trajetória no Skeleton apenas em 2018, quando começou a disputar suas primeiras competições lá mesmo no Canadá.

Porém, foi no ano passado que Nicole se colocou como umas das melhores da modalidade no continente e no mundo. Venceu três etapas da Copa América de Skeleton e se sagrou campeã da competição. Em Pequim, pode se esperar que a gaúcha fique no top 15, ou até no top 10 da modalidade.

Michel Macedo – Esqui alpino

Nascido em Fortaleza e morador dos Estados Unidos há 20 anos, Michel Macedo venceu a primeira competição da modalidade em 2022. Com o tempo de 46.03 segundos, ele conquistou o Torneio de Proctor, realizado no estado de New Hampshire, nos Estados Unidos.

O cearense ainda disputou o último Jogos Olímpicos de Inverno, realizado em Pyeongchang, na Coréia do Sul, em 2018.

Sabrina Cass – Esqui estilo livre

Com apenas 19 anos, Sabrina Cass, nascida nos Estados Unidos mas filha de mãe brasileira, vai disputar a sua primeira Olimpíada de Inverno e será a primeira representante do Brasil na prova de Moguls do Esqui estilo livre.

Até o ano passado, Sabrina vestia as cores dos Estados Unidos nas competições, onde foi a campeã mundial juvenil em 2019. Porém, em novembro de 2021, ela disputou o seu primeiro torneio representando o Brasil: o Aberto de Idre Fjall, na Suécia.

Edson Bindilatti, Rafael Souza, Jefferson Sabino, Edson Martins e Erick Vianna – Bobsled

Por fim, a equipe de Bobsled masculina brasileira vem completa em busca de um bom desempenho nos Jogos Olímpicos de Inverno. O baiano Edson Bindilatti é o piloto do time e vai para sua quinta Olimpíada na carreira.

O carioca Rafael Souza, de 25 anos, vai para o seu segundo Jogos Olímpicos consecutivo e responsável por frear o trenó brasileiro. Após 14 anos, Jefferson Sabino volta a uma Olimpíada, a sua primeira no Bobsled. Em 2008, foi a Pequim disputar o salto triplo.

O paulistano Edson Martins também começou a sua carreira no atletismo e mudou para o Bobsled posteriormente. Esteve presente nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 e 2018. Por fim, Erick Vianna, de Araraquara, vai para a sua segunda Olimpíada.

_______________________________________________________

Por Victor Fardin – Fala! PUC-SP

ARTIGOS RECOMENDADOS