quinta-feira, 21 novembro, 24
HomeLifestyleConsumo consciente? Entenda de uma vez por todas o que é

Consumo consciente? Entenda de uma vez por todas o que é

Você entende o que significam os princípios do consumo consciente? A cada ano que passa, o consumo mundial fica mais descontrolado e desigual. De acordo com o Instituto Akatu, dados mostram que 20% das pessoas são responsáveis por 80% do consumo do mundo. 

Uma maneira de combater o consumismo e, consequentemente, a saúde do planeta, é o consumo consciente. É repensando os nossos hábitos que se entende a importância dessa prática. 

Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo completo que te diz tudo o que você precisa saber sobre o consumo consciente. Continue a leitura e mergulhe nesse tema!

Consumo consciente
Consumo consciente: o que se pode fazer para melhorar hábitos de consumo e construir um planeta melhor? . | Foto: Reprodução

O que é consumo consciente?

O consumo consciente, sustentável ou responsável nada mais é do que um movimento social que transforma a maneira de fazer compras e utilizar bens e serviços, para que tenha um melhor efeito e impacto no meio ambiente, na sociedade e na economia. 

Em outras palavras, podemos dizer que o consumo consciente é aquele poder de escolha que cada indivíduo tem, pensando no impacto que aquela escolha terá no ambiente e nas outras áreas. Apesar dos impactos terem enorme proporção, seu papel para cumprir um consumo sustentável é simples, uma vez que pode fazer parte do seu dia a dia e você nem irá perceber. 

Tudo é questão de pequenos detalhes. Sabe quando você deixa de comprar mais frutas no supermercado porque prefere consumir antes aquelas que já tem em casa? Ou ainda quando abre mão de comprar uma coisa apenas por impulso, sem estar realmente precisando daquele item? Essas pequenas escolhas do dia a dia são o que formam o consumo consciente. 

O que é ser um consumidor consciente?

Ser um consumidor consciente é justamente ter hábitos de consumo saudáveis e ter somente o necessário. É fazer a escolha certa pensando no meio ambiente e na sociedade, considerando o efeito de cada uma dessas escolhas, tanto na hora de comprar, quanto na hora de usar e descartar. 

Consumir conscientemente é ser curioso, fazer muitas pesquisas e pensar duas vezes antes de qualquer ação. Pode parecer bem trabalhoso, mas o meio ambiente e a sociedade agradecem, sem falar que você estará economizando dinheiro!

Qual é a finalidade do consumo consciente?

O consumo consciente serve para que cada pessoa possa realizar seu papel na sociedade, em prol da saúde do meio ambiente e da própria sociedade em que vive, gerando mudanças significativas e positivas. 

Adotar práticas de consumo mais saudáveis estimula empresas a serem mais sustentáveis também, já que são essas grandes corporações que acabam fazendo diversas escolhas que prejudicam o ambiente e a sociedade. 

Além disso, é uma ótima forma de balancear seus gastos, já que você passa a controlar tudo o que você consome. Muitas vezes você compra produtos que vão durar muito mais e é tendo menos coisas que você obterá maiores qualidades. 

Benefícios do consumo consciente

  • Como mencionamos, dar mais valor e comprar com marcas que se mostram comprometidas com a sustentabilidade, estimula essas corporações a adotarem boas práticas ambientais e sociais. Isso irá promover relações justas de trabalho e atenção à saúde humana e animal.
  • Você vai conseguir evitar o acúmulo de produtos que realmente não são necessários na sua vida. Dessa maneira, sua casa se tornará um ambiente mais saudável e sustentável.
  • E para reforçar: sua vida financeira ganhará vantagens, uma vez que evitar comprar por impulso e analisar o que você realmente precisa, irá ajudar a eliminar gastos desnecessários e também de você se tornar vítima do consumismo.

Como praticar o consumo consciente? Veja com exemplos!

Certo, você entendeu tudo até agora, mas ainda não tem ideia de como colocar o consumo consciente em prática? Sem problemas. Preparamos algumas dicas valiosas, com exemplos, para você começar hoje mesmo. Veja:

Planeje suas compras

Desde o consumo de alimentos nos mercados, o consumo de roupa até o consumo de produtos eletrônicos, toda compra precisa ser planejada e ter um propósito. Se você precisa comprar mais de um item, faça uma lista do que você realmente está precisando. 

Depois, pesquise opções, compare preços, qualidade e impacto ambiental. Dessa forma, na hora de ir até a loja física ou finalizar a compra online, você não irá cair em tentações e ainda vai economizar dinheiro. 

Vamos ao exemplo do mercado. Seja qual for a sua frequência de idas ao mercado, confira algumas maneiras de comprar conscientemente:

  • Liste o que você precisa comprar e qual a quantidade, evitando o desperdício de alimentos, afinal de contas, hoje um terço dos alimentos são desperdiçados no mundo;
  • Escolha marcas que você saiba que possuem custo benefício e que usam menos embalagens e que se preocupam com sua responsabilidade ambiental e social;
  • Procure comprar alguns produtos em lojas a granel, isso, inclusive, pode permitir que você leve sua própria embalagem reutilizável.

Saiba diferenciar desejo de necessidade

Hoje em dia, mais do que nunca, o objetivo das empresas é fazer de tudo para te convencer que você precisa do produto ou do serviço delas, mesmo não precisando. Elas querem criar uma necessidade. Porém, um bom consumidor consciente precisa saber diferenciar esses dois sentimentos. 

Se um item ou serviço te encantou e você começa a pensar que precisa daquilo, se acalme. Deixe a poeira baixar, não caia no impulso, o exercício aqui é treinar suas ações para não fazer escolhas precipitadas e manter a calma. Siga o seu planejamento, nossa primeira dica, pense duas vezes antes de realizar uma compra. 

Veja alguns exemplos de desejos mascarados de necessidade: 

  • Trocar seu celular que ainda funciona perfeitamente, só porque um novo modelo mais moderno foi lançado;
  • Comprar mais roupas, sendo que você nem usa todas que você já tem;
  • Aqueles docinhos e salgadinhos que ficam na fila do mercado, que você nem queria comprar mas começa a criar o sentimento de “precisar” daquilo.

Reciclagem e reutilização

O consumo consciente segue o caminho de se consumir e de se produzir cada vez mais. Uma boa forma de combater isso é reutilizando o que você tem, dando um novo propósito para aquele objeto, ou passando o que você não precisa mais para reciclagem. Isso vai evitar que mais lixo seja produzido e prejudique o ambiente e sociedade.

Exemplos de reutilização e reciclagem:

  • Comprar roupas usadas em brechós;
  • Comprar calçados feitos com materiais reciclados;
  • Reutilizar embalagens para diversos fins (inclusive para ir em lojas a granel);
  • Reformar móveis;
  • Participar de programas de reciclagens de marcas, juntando embalagens;
  • Comprar embalagens com refil;

Separe seu lixo da forma adequada

Produzir zero lixo é bem difícil. Por isso, aprender mais sobre a separação de lixo e destinação correta irá ajudar o meio ambiente. Segue as dicas: 

  • Descarte eletrônicos ou pilhas nos lugares corretos e especializados, já que esses itens são compostos por elementos tóxicos ao ambiente;
  • Utilize seu lixo orgânico em uma composteira para gerar adubo e diminuir a poluição do solo em lixões;
  • Descarte óleo de cozinha em locais adequados para não poluir a água, é só pesquisar o lugar mais próximo da sua casa.

Compre produtos duráveis e econômicos

Pense naquele ditado “o barato sai caro”, bom, é verdade! Comprar o item de menor preço nem sempre é uma boa ideia sendo um bom consumidor consciente. Invista em produtos que sejam duráveis ou que sejam econômicos. 

Alguns itens que vale mais a pena gastar um pouco mais de dinheiro no momento, para salvar dinheiro no futuro:

  • Peças de roupas de boa qualidade e sustentáveis acabam sendo mais caras, mas com certeza irão durar muito mais;
  • Lâmpadas econômicas são um ótimo investimento, já que irão fazer sua conta de luz diminuir;
  • Se pensa em obter um carro, escolha um que consuma menos combustível. 

Melhore seus hábitos ruins

Além de desenvolver novos hábitos, é necessário analisar os antigos. Assim, você poderá corrigir se algum deles é ruim quando se fala em consumo consciente. 

Avalie sua rotina e identifique algo que você faz que acaba afetando o meio ambiente, a sociedade ou o seu próprio bolso. Verifique também se é possível reverter essa situação e qual a melhor forma de fazer isso. Para você refletir sobre, aqui vai alguns exemplos: 

  • Deixar a luz ligada ao sair de um cômodo da casa desnecessariamente;
  • Tomar banhos muito demorados;
  • Usar o carro mesmo para trajetos curtos, que poderiam ser feitos a pé;
  • Desperdiçar comida.

Apoie empresas locais

Fazer suas compras em negócios locais têm um grande impacto socioambiental. Além de fortalecer a economia da sua região, essa prática também simplifica o transporte dos produtos, o que acaba ajudando o meio ambiente. 

Há diversos itens que podem ser comprados localmente. Confira alguns exemplos:

  • Legumes, verduras e frutas de produtores locais;
  • Carne de um açougue presente na sua região;
  • Feiras de artesanato;
  • Lojas de roupas pequenas e locais. 

Evite comprar na pirataria e no contrabando

Comprar produtos piratas ou contrabandeados pode parecer uma boa opção, já que custam bem mais barato, mas, consumir do comércio legal, é uma forma de contribuir na geração de empregos estáveis e na contribuição de índices de crimes e violência. 

Avalie os impactos do consumo

Saber se seus hábitos de consumidor consciente estão impactando de forma positiva o ambiente e a sociedade é super importante. Para fazer isso, avalia a trajetória dos produtos que você consome: de onde vem? Para onde vai?

Você também pode analisar suas contas de casa, com a de luz ou água, para saber se você conseguiu economizar. Além disso, perceba se você acumulou menos coisas, se você desperdiçou menos comida e por aí vai.

Use crédito de forma consciente 

Quando se fala em consumismo e acúmulo de coisas, é necessário pensar também no uso de crédito de forma impulsiva. Para consumir de maneira consciente, é necessário utilizar essas ferramentas como cartão de crédito, empréstimos e outras modalidades de crédito da mesma maneira. 

Repassando valores adiante

Todo bom conhecimento tem valor e é muito importante repassá-lo. Consumo consciente se repassa dando o exemplo. Se você adotou essas práticas na sua vida ou está pensando nisso, compartilhe as suas ideias e suas mudanças com sua família, amigos, colegas de trabalho e quem você puder. 

Dessa maneira, eles podem se inspirar e adotar o consumo consciente para suas vidas também. Quanto mais gente, mais impactos positivos são gerados.

As dificuldades do consumo consciente

Adotar a prática do consumo consciente pode não ser a tarefa mais simples que há, já que existem alguns obstáculos que impedem muitas pessoas de praticar ele. Veja algumas das principais dificuldades: 

  • Preços mais altos. Comprar produtos feitos por empresas responsáveis podem pesar muito mais no bolso em um primeiro momento. 
  • Falta de informação. Esse movimento de consumo consciente ainda não é tão popular e a falta de informação é um problema que atinge um grande número de pessoas. Além disso, nem sempre é simples descobrir a origem e forma de produção de tudo o que se compra. Porém, esse cenário vem apresentando uma boa melhora.
  • Dificuldade de mudar hábitos. É muito difícil mudar um hábito, principalmente os que envolvem compras, uso e descarte de produtos. Uma dica é definir metas e acompanhar os resultados das mudanças. Isso pode te motivar a seguir firme e forte! 
  • Dá muito trabalho. Claro que, escolher o item mais barato e não pensar duas vezes antes de comprar algo é mais fácil, ainda mais em um mundo onde tudo é muito rápido. Mas, é o mesmo exercício de treinar esses hábitos e conseguir se acostumar a tomar essas decisões com mais calma. 

Consequências do consumo não consciente

Para finalizar nosso conteúdo, separamos algumas das principais consequências do consumismo desenfreado e como ele impacta o ambiente a sociedade: 

  • uso exagerado de matérias-primas importantes não-renováveis; 
  • utilização de uma grande quantidade de energia elétrica e de água;
  • emissão de gases poluentes;
  • degradação e devastação ambiental;
  • poluição geral;
  • chuva ácida;
  • destruição de ecossistemas;
  • extinção de animais;
  • alienação da população em serem máquinas de compra;
  • degradação nas relações sociais (por status de quem tem o produto mais caro). 

Agora você já conhece tudo sobre o consumo consciente e já pode começar a repensar suas ações do cotidiano. Existem muitas formas de praticar o consumo sustentável e com dedicação, foco e estudo, você pode fazer sua parte! Cada atitude faz uma grande diferença, o meio ambiente e a sociedade irão te agradecer. 

ARTIGOS RECOMENDADOS