A Fazenda 2021 está rolando e trata-se do assunto mais comentado nas redes sociais. Composto por celebridades e subcelebridades, o reality show confina um determinado número de jogadores que passam por provas e eliminações, até que, no final, sobre apenas um participante na competição. No programa, a participação do público é fundamental, uma vez que são os telespectadores que votam para os peões saírem.
Na era das redes sociais, é imprescindível que o participante de A Fazenda movimente suas contas, por meio de equipes profissionais, durante o confinamento. Manter a interação e o engajamento altos, é fundamental para conquistar os espectadores e levar o grande prêmio para casa.
A Fazenda 2021, inclusive, orienta seus participantes sobre como lidar com as redes antes e durante o confinamento. É preciso frisar, no entanto, que não é apenas A Fazenda que faz isso, mas outros realities, também, vêm ganhando espaço nas redes sociais. Mas a questão que fica é: Como funciona a administração das redes sociais dos participantes A Fazenda? Pensando nisso, a seguir, explicamos como as contas dos peões são controladas e como o marketing é fundamental nesse momento.
Uso das redes sociais em A Fazenda
Com a era digital, os realities shows ganharam uma nova estrutura, porque a internet se tornou fundamental. Desde a divulgação até a participação do público, as redes sociais começaram a ditar o jogo e é claro que os participantes também entram nessa dança.
No caso de A Fazenda, o reality da Record orienta seus participantes, desde 2020, sobre como administrar suas redes antes de entrar no programa. A emissora pede para que os peões deixem conteúdos pré-gravados, para que ninguém desconfie de sua participação. O conteúdo é publicado normalmente no Instagram dos participantes, durante as 2 semanas de confinamento no hotel. Após serem anunciados oficialmente no reality, suas publicações podem seguir outro padrão, aquele que o peão irá escolher para seguir no programa.
O objetivo é que ninguém desconfie que a pessoa está na lista dos participantes de A Fazenda. Ou seja, para que não ocorra vazamentos e se mantenha o suspense de quem são os futuros peões.
Durante o confinamento
Se antes de entrarem em A Fazenda 2021, os peões precisavam criar conteúdos anteriormente e seguir com uma rotina normal em suas redes sociais, após o anúncio de sua entrada, o jogo mudou. Pois, a partir do momento que essas pessoas entram no reality, a disputa começa e cada um corre para conquistar os telespectadores e, assim, terem uma chance maior de levar o prêmio.
É a partir daí, que uma figura muito importante entre os ADMs, também conhecidos como administradores, entra em ação. Podendo ser uma pessoa ou um time, eles são os responsáveis por, como o próprio nome indica, administrar as contas dos participantes de A Fazenda.
Cada peão possui seu administrador que irá fazer tudo o que ele faria em suas contas, como publicar fotos, vídeos, mutirões de votos e até mesmo retratações. Um ADM pode tomar posições contrárias ao do participante, uma vez que tem uma visão macro do jogo, além de ter conhecimento do posicionamento do público aqui fora. O objetivo é sempre criar uma boa imagem para o participante, manter um contato com o público e contornar possíveis situações.
Os conteúdos publicados pelos administradores podem ser fotos e vídeos pré-gravados do peão, algo que se popularizou muito entre os participantes de realities. Além disso, essas publicações podem ser montagens, fotos antigas, vídeos do programa e outros tipos. Além disso, o ADM deve manter o contato com os seguidores do participante.
As redes sociais são utilizadas com uma única finalidade: Criar uma imagem positiva e convincente do participante, garantindo que ele vá para a final do programa com o apoio do público. O trabalho de um ADM ou de uma equipe, como pode ser o caso, é um trabalho de puro marketing digital.
Como o marketing funciona para os confinados?
Os administradores dos participantes de A Fazenda 2021 e de outros realities shows, em sua maioria, são da área de marketing digital. Eles aproveitam esses conhecimentos para tratar da imagem de seus clientes, ajudar com a divulgação de sua atuação dentro dos programas e trabalhar com o público para comprar a ideia de que aquela pessoa deve vencer a competição.
Eles usam estratégias comuns ao marketing digital, como divulgação em diferentes mídias, criação de campanhas e a construção de uma imagem para atrair o público a “comprar” o participante. Nos últimos tempos, por exemplo, os participantes de realities vêm gravando conteúdos, preparados para determinados momentos da competição, como pedidos para ficar em supostas eliminações, agradecimentos e interações. Essa comunicação direta cria laços, o que ajuda a fortalecer uma relação entre público e participante.
Além disso, os administradores criam identidades visuais para os participantes, que são identificados por figuras, por cores, por padrões e criam, também, uma relação com o público.
Todas essas estratégias são pensadas, previamente, para fortalecer a imagem do participante. Cada pessoa, contudo, possui sua própria estratégia, pois se identificam de formas diferentes e possuem, na maioria das vezes, uma base de fãs bem estruturada, que só irá crescer e se fortalecer dentro de A Fazenda.
Sendo assim, o marketing digital e suas estratégias servem para criar uma boa imagem do participante nas redes sociais, local em que a maior parte do público de A Fazenda e outros realities interagem.
Crescimento nas redes dos participantes de A Fazenda 2021
A seguir, confira o crescimento dos participantes de A Fazenda 2021 nas redes sociais, durante seu período no reality e o uso de estratégias de marketing digital:
1. Rico Melquiades – 93,9 mil seguidores;
2. Gui Araújo – 57,6 mil seguidores;
3. Mileide Mihaile – 48,9 mil seguidores;
4. Medrado – 41,8 mil seguidores;
5. Tati Quebra Barraco – 31,4 mil seguidores;
6. Marina Ferrari – 29,1 mil seguidores;
7. Dayane Mello – 25,9 mil seguidores;
8. Dynho Alves – 25,3 mil seguidores;
9. Liziane Gutierrez – 25,2 mil seguidores;
10. Aline Mineiro – 25,2 mil seguidores;
11. Erasmo Viana – 25,1 mil seguidores;
12. MC Gui – 17,7 mil seguidores;
13. Victor Pecoraro – 17,6 novos seguidores;
14. Valentina Francavilla – 16,5 mil seguidores;
15. Tiago Piquilo – 15,3 mil seguidores;
16. Solange Gomes – 14,7 mil seguidores;
17. Mussunzinho – 13,4 mil seguidores;
18. Erika Schneider – 9,9 mil seguidores;
19. Arcrebiano – menos 5 mil seguidores (Arcrebiano, o Bil, foi o único que perdeu seguidores);
Agora que já sabe como os participantes de A Fazenda 2021 utilizam as redes sociais e o marketing digital a seu favor, está na hora de entrar nesse jogo também! Mas se você quer ir além e se tornar um verdadeiro empreendedor digital, a Escola do Marketing é a solução. A empresa mostrará como criar conteúdos assertivos, o momento certo para publicá-los e como se tornar referência em sua área. Interessou-se? Então saiba mais sobre A Fazenda 2021 clicando aqui!
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Por Luiza Nascimento Lopes – Fala! PUC-SP