As melhores faculdades de administração
Menu & Busca
As 7 melhores faculdades de administração

As 7 melhores faculdades de administração

Home > Universidades > As 7 melhores faculdades de administração

Administração é um dos cursos mais procurados no Brasil atualmente e possui diversas oportunidades de atuação. Dentre tantas opções de faculdades diferentes, escolher o lugar certo para o seu perfil nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, a Uliving preparou um guia com as 7 melhores faculdades de administração do Brasil, incluindo faculdades de São Paulo, baseado no ranking da Folha de S. Paulo

Nós também contamos um pouco sobre como é o curso de administração e as maneiras de ingresso para cada faculdade. Então, se você sonha em um dia se tornar administrador de empresas, continue a leitura!

As faculdades de administração são as que mais formam alunos no País. Tendo ganhado um curso próprio pela primeira vez na Fundação Getúlio Vargas (presente duas vezes no nosso TOP 7), hoje chega a superar cursos tradicionais como direito e medicina.  A grade curricular varia de acordo com a faculdade, e a duração do curso é de geralmente 4 anos. Saiba mais sobre as melhores faculdades de administração a seguir!

faculdades de são paulo
Faculdades de administração: confira as melhores opções na hora de escolher sua faculdade de adm. | Foto: Freepik.

Quais as áreas e setores de atuação de um administrador?

O indivíduo formado em administração pode atuar em praticamente todos os tipos de empresa, seja ela da área de comércio, serviços, fabril ou de agronegócio. Fora o setor de administração geral, outros setores que geralmente demandam profissionais das faculdades de administração são os de finanças, logística, recursos humanos e vendas.

Qual o salário médio de um administrador?

O valor de um profissional formado em uma das muitas faculdades de administração costuma variar de acordo com o tamanho da empresa, sendo que o salário médio é de R$ 3.535.

7 melhores faculdades de administração do Brasil

As faculdades de administração listadas aqui são as 7 melhores do Ranking Universitário Folha (RUF) 2019. Três delas se encontram em São Paulo, duas no Rio de Janeiro, uma no Rio Grande do Sul e uma em Minas Gerais.

  1. Universidade de São Paulo (USP);
  2. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  3. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  4. Faculdade Getúlio Vargas – São Paulo (FGV-SP);
  5. Faculdade Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (FGV-Rio);
  6. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  7. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A seguir, vamos detalhar um pouco mais sobre cada uma delas.

1 – Universidade de São Paulo (USP)

A maior e mais importante universidade pública do País é também uma das mais prestigiadas do mundo. Inúmeras personalidades importantes do nosso País se formaram lá. Mais de um quarto dos presidentes brasileiros se formaram na USP, e diversos ministros do Supremo Tribunal Federal cursaram a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, faculdade de direito da universidade.

São 42 unidades de pesquisa e dez campi, sendo que três estão situados na capital paulista e os outros estão espalhados por cidades próximas.

O processo seletivo é através do vestibular da Fuvest, que ocorre anualmente, geralmente no fim do ano, e conta com duas fases, uma objetiva e outra dissertativa.

2 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Em segundo lugar, vem a UFMG, a mais antiga universidade do estado de Minas Gerais. São cerca de 77 cursos de graduação, 80 programas de pós-graduação e diversos núcleos de pesquisa. A universidade tem núcleos nas cidades de Belo Horizonte (sede da universidade), Diamantina, Montes Claros e Tiradentes.

Entre figuras conhecidas que passaram por lá estão o escritor João Guimarães Rosa, o cartunista Ziraldo e quatro ex-presidentes da república.

O ingresso na UFMG se dá por meio do Sistema Unificado de Seleção (Sisu), que, por sua vez, utiliza as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

3 – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A universidade mais bem avaliada no MEC por três vezes consecutivas, sendo a última em 2014, a UFRGS fica situada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil, responsável por formar personalidades como João Goulart e Getúlio Vargas.

O ingresso na UFRGS se dá por meio do Sistema Unificado de Seleção (Sisu), que utiliza as notas obtidas no Enem.

4 – Fundação Getúlio Vargas – São Paulo (FGV-SP)

A Escola de Administração de Empresas de São Paulo, nome que recebe a faculdade, oferece um dos maiores e melhores cursos de administração do País.

Ela também conta com diversos cursos de especialização, de mestrado acadêmico em administração de empresas e administração pública e governo, de mestrado profissional em administração de empresas, gestão internacional e gestão de políticas públicas.

5 – Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro (FGV-Rio)

A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, como é chamada a faculdade, conquistou, em 2018, um selo chamado AACSB International, selo americano voltado para escolas de negócios. O selo, somado ao já existente renome, garante excelência em todo o corpo docente.

6 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Em penúltimo lugar na nossa lista das melhores faculdades de administração do Brasil, está a Universidade Federal do Rio de Janeiro, também conhecida como Universidade do Brasil, que foi a primeira a ser fundada em nosso País, no ano de 1920.

Assim como as outras universidades federais da lista, figura dentre as melhores e mais importantes instituições de ensino do Brasil e do mundo.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a UFRJ mantém sete museus, com destaque para o Museu Nacional, um dos maiores e mais importantes museus de história natural e antropologia das Américas.

7 – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Em último lugar na nossa lista, a PUC de São Paulo é uma das melhores faculdades de administração particulares. Fundada em 1908, a universidade possui um dos cursos mais tradicionais, com ótima qualidade de ensino e inserção no mercado de trabalho.

Agora você já conhece as principais faculdades de administração do Brasil. Lembrando que não existe uma resposta objetiva para qual é a melhor faculdade, tudo vai depender do seu perfil, condição financeira e localidade. Por isso, pesquise bem e não se esqueça de se inscrever e estudar bastante para os vestibulares das faculdades de administração. Caso tenha interesse, conheça também as melhores faculdades de direito do Brasil.

E para te acompanhar nessa nova fase, a Uliving oferece moradias estudantis ecologicamente sustentáveis e pensando no máximo de conforto para os estudos. O aluguel é 100% digital, sem necessidade de fiador e tudo em uma mensalidade única. Venha conhecer a empresa após decidir qual das faculdades de São Paulo vai cursar administração!

________________________________
Por Felipe Parlato – Fala! Cásper

Tags mais acessadas