Na próxima quarta-feira (20), acontecem os jogos de ida das semifinais da Copa do Brasil
Na próxima quarta-feira, 20 de outubro, acontecem as semifinais da Copa do Brasil 2021, que serão disputadas por Athletico Paranaense e Flamengo, e Fortaleza e Atlético Mineiro. Os 4 times disputam duas vagas na grande final, os jogos de ida acontecem nesta quarta, e os jogos de volta na semana que vem, no dia 27 de outubro.
Os dois times mais badalados do Brasil, Flamengo e Atlético Mineiro, são os grandes favoritos para o título da competição, enquanto o Fortaleza, que eliminou o São Paulo nas quartas de final, e o Athletico, que tirou o Santos, são as duas grandes surpresas do torneio. O time carioca busca seu 4º título, os dois “Atléticos” buscam o segundo, enquanto o time cearense tenta a conquista inédita.
Copa do Brasil 2021: Os jogos das semifinais
Flamengo x Athletico Paranaense
As duas equipes que decidiram a Copa do Brasil de 2013, voltam a se encontrar em um confronto eliminatório, a última vez havia sido em 2019, quando o Athletico eliminou o Flamengo nos pênaltis, em pleno Maracanã, sob o comando de Jorge Jesus. Agora, as duas equipes se enfrentam buscando uma vaga na grande final.
O Flamengo, com o comando de Renato Gaúcho, vem colecionando goleadas e é a única equipe que pode conquistar a Tríplice Coroa na atual temporada, já que está na segunda colocação no Brasileirão, na semifinal da Copa do Brasil e na grande final da Libertadores, onde enfrentará o Palmeiras, em Montevidéu, no dia 27 de novembro.
Já o Athletico Paranaense, comandado por Alberto Valentim, busca voltar à final da competição que conquistou em 2019. Além da Copa do Brasil, o time está na 10ª posição do Brasileirão, e também na grande final da Sul-Americana, onde enfrenta o Red Bull Bragantino, também em Montevidéu, mas no dia 20 de novembro.
A campanha do Flamengo na competição começou contra o Coritiba, onde o time carioca conseguiu a classificação pelo placar agregado de 3×0, ganhando as duas partidas. Na fase seguinte, contra o ABC, o time comandado por Renato Gaúcho foi avassalador e conseguiu um placar agregado de 7×0, ganhando a primeira partida no Maracanã, por incríveis 6×0.
Nas quartas de final, o Flamengo enfrentou o Grêmio, e logo na partida de ida conseguiu uma incrível goleada por 4×0, jogando em Porto Alegre, marcando todos os gols na segunda etapa. E na partida de volta mais uma vitória, agora por 2×0. O time carioca chega à semifinal com uma incrível campanha de 6 vitórias em 6 jogos, além de 16 gols marcados e nenhum gol sofrido.
Já o Athletico também entrou na terceira fase da competição, onde enfrentou o Avaí, se classificando pelo placar agregado de 2×1. Na fase seguinte, enfrentou outro Atlético, desta vez o Goianiense, e se classificou por 4×3 no placar agregado, vencendo a primeira partida por 2×1, e empatando o jogo de volta por 2×2.
E nas quartas de final, o time que era comandado por Antonio Oliveira venceu o Santos duas vezes pelo placar mínimo, garantindo uma vaga na semifinal. Os grandes destaques do confronto foram Renato Kayzer, que marcou o gol no jogo da ida, e também o goleiro Santos, que teve uma excelente atuação em ambos os jogos, parando o ataque santista.
Atlético Mineiro x Fortaleza
As duas equipes que se enfrentaram na abertura do Brasileirão, voltam a se enfrentar na semifinal da Copa do Brasil. Essa é a primeira vez que os times se enfrentarão no torneio “mais rico” do Brasil e enquanto o Galo de Hulk e companhia busca o bicampeonato, o Fortaleza do técnico Vojvoda tenta seu primeiro título na competição.
O atual líder do Brasileirão, Atlético Mineiro, tenta conquistar as duas competições nacionais, algo que não acontece desde 2003, quando o seu maior rival, o Cruzeiro, conseguiu tal feito. Com uma vantagem de 10 pontos sobre o vice-líder Flamengo, o Galo caminha a passos largos para garantir pelo menos um dos dois títulos.
Pela primeira vez na semifinal da competição, o Fortaleza do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, vem surpreendendo muita gente e atualmente, ocupa a terceira posição do Campeonato Brasileiro, conseguindo a vaga inédita para a Libertadores. O time também espera surpreender o Galo e conseguir uma vaga na grande final da Copa do Brasil.
Em sua estreia na competição, o Atlético enfrentou o Remo e conseguiu avançar pelo placar agregado de 4×1, sem dar chances pro azar. Na fase seguinte, o time comandado por Cuca, eliminou o Bahia, vencendo o primeiro jogo por 2×0 e perdendo o segundo por 2×1, com um gol salvador de Eduardo Vargas na segunda etapa.
E nas quartas de final, o time do Atlético Mineiro enfrentou o Fluminense, e conseguiu duas vitórias tranquilas, a primeira por 2×1, fora de casa, e no jogo de volta, no Mineirão, um placar simples de 1×0. Agora, o time mineiro tenta voltar a conquistar a competição que venceu apenas em 2014, quando bateu o seu principal rival, Cruzeiro, na grande final.
Diferentemente dos outros 3 semifinalistas, o Fortaleza é o único dos 4 times que começou na primeira fase da Copa do Brasil, onde enfrentou a equipe do Caxias e se classificou pelo simples placar de 1×0, no confronto em jogo único. Na segunda fase, o time que era comandado por Enderson Moreira enfrentou o Ypiranga, e garantiu a classificação após bater o time gaúcho por 1×0, no Castelão. Na 3ª fase, o time enfrentou seu maior rival, o Ceará, e após o empate sem gols na ida, conseguiu uma excelente vitória por 3×0 na volta.
Se garantindo nas oitavas de final, onde enfrentou o CRB, que havia eliminado o atual campeão Palmeiras e conseguiu uma boa classificação, vencendo as duas partidas. Já nas quartas de final, enfrentou o time do São Paulo, e após sair perdendo a partida de ida por 2×0, conseguiu o empate no fim do jogo, e na partida de volta, conseguiu uma excelente vitória por 3×1, se garantindo na semifinal pela primeira vez na história.
Agora, os quatro times buscam as duas vagas na grande final, quem vocês acham que se garante na próxima fase, o Flamengo de Renato Gaúcho e Gabigol, o Athletico de Alberto Valentim e Terans, o Atlético Mineiro de Cuca e Hulk ou o Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda e Yago Pikachu?
____________________________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP