Comandados por Mauricio Barbieri e Juan Pablo Vojvoda, os dois times vem se colocando entre os gigantes no futebol brasileiro
Como grande parte dos torcedores já esperavam, os times mais ricos do Brasil, Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras, são os favoritos aos títulos das competições nacionais e continentais. Mas dois times muito bem treinados vem se colocando entre eles e ganhando força no cenário nacional e também fora do Brasil, o Red Bull Bragantino e o Fortaleza.
O time de Bragança, comandado por Maurício Barbieri desde setembro de 2020, vem fazendo uma campanha muito boa no Brasileirão, onde ocupa a 5ª posição, e também está na semifinal da Copa Sul-Americana, enfrentando o Libertad. Já o Fortaleza, sob o comando do argentino Juan Pablo Vojvoda, está na 4ª colocação no campeonato brasileiro, e ontem, garantiu uma vaga na semifinal da Copa do Brasil.
Com campanhas bem positivas sem o mesmo investimento dos gigantes do futebol brasileiro, ambos os times apostaram em técnicos relativamente novos, com um estilo de futebol ofensivo. Barbieri tem 39 anos e passou por outros 4 times no Brasil antes do RB, entre eles o Flamengo, já Vojvoda, tem 46 anos e teve destaque na sua passagem pelo Talleres, quando eliminou o São Paulo na pré-Libertadores.
Conheça o Red Bull Bragantino e o Fortaleza, as grandes surpresas da temporada
O RB Bragantino de Maurício Barbieri
Com o investimento da empresa de energéticos desde 2019, o time que teve destaque no Brasil no começo da década de 1990, onde conquistou seu único título paulista e ainda chegou na final do campeonato brasileiro, voltou a figurar entre os grandes do futebol paulista. O time de Bragança Paulista conseguiu o acesso à Série A do Brasileirão após o título da segunda divisão em 2019, sob o comando de Antônio Carlos Zago.
Em seu ano de reestreia na primeira divisão, o RB Bragantino terminou na 10ª posição, garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana e terminando na frente de times como Ceará e Corinthians. Seus principais jogadores na última edição do Brasileirão foram Claudinho, que foi eleito melhor jogador, artilheiro e revelação da competição, e o centroavante Ytalo, que terminou o torneio com 5 gols e 7 assistências.
Mas o verdadeiro brilho do time de Bragança veio na atual temporada, com as contas em dia mesmo durante a pandemia, o time comandado por Maurício Barbieri chegou a liderar a competição por 5 rodadas no Brasileirão. Atualmente, se encontra na quinta posição, mas se destacou em excelentes vitórias, contra o Flamengo no Maracanã e contra o Palmeiras no Nabi Abi Chedid, seu estádio pessoal.
Na Copa Sul-Americana, o time se classificou na fase de grupos com 12 pontos em 6 jogos, em um grupo bem complicado, com Emelec, Talleres e Tolima, carrascos de times brasileiros em um passado recente. Nas oitavas de final, o Massa Bruta passou pelo Independiente Del Valle por um placar agregado de 3×1, vencendo por 2×0 fora de casa, com gols de Fabrício Bruno e Eric Ramires, e empatou por 1×1 em Bragança, quem fez o gol foi Tomás Cuello.
Nas quartas de final, o Bragantino eliminou o Rosario Central num placar agregado de 5×3, no jogo de ida, na Argentina, o time de Barbieri venceu por 4×3, com 3 gols de Artur e um gol de Praxedes, com assistência do camisa 7, no jogo de volta, uma simples vitória por 1×0, o gol novamente foi marcado por Artur. Já na Copa do Brasil, o time acabou sendo eliminado pelo Fluminense nas oitavas de final.
O Fortaleza de Juan Pablo Vojvoda
Time que se destacou com Rogério Ceni no comando desde 2018, conquistando a Série B do Brasileirão no ano de seu centenário, o Fortaleza é mais um dos times “pequenos” que vem se colocando entre os grandes no futebol brasileiro. O atual tricampeão cearense se encontra na 4ª posição no campeonato brasileiro e ontem (15) confirmou sua vaga na semifinal da Copa do Brasil, após bater o São Paulo por 3×1, no Castelão.
No seu primeiro ano na elite do futebol brasileiro, o Fortaleza comandado por Rogério Ceni conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Cearense, em cima do Botafogo-PB e do Ceará, respectivamente. No campeonato brasileiro, o time teve o lendário goleiro no comando até a 14ª rodada, quando o mesmo foi contratado pelo Cruzeiro. Mas 7 rodadas depois, após uma campanha fraca pelo time mineiro, o treinador voltou ao Fortaleza, terminando o campeonato na 9ª posição, garantindo uma vaga na Sul-Americana de 2020.
No ano de 2020, o Fortaleza conquistou novamente o Campeonato Cearense, mais uma vez em cima do seu maior rival Ceará, pelo placar agregado de 3×1. Em sua estreia em campeonatos internacionais, o Leão do Pici acabou sendo eliminado na primeira fase pelo Independiente, com um gol contra de Bruno Melo nos últimos instantes do jogo. No Brasileirão, o time teve Rogério Ceni no comando até a 20ª rodada, quando o treinador foi contratado pelo Flamengo, onde acabou conquistando o título.
Ao fim da competição, o Fortaleza teve outros dois treinadores, Marcelo Chamusca assumiu depois que Ceni saiu, mas acabou sendo demitido na 28ª rodada, quando Enderson Moreira foi contratado no seu lugar. Sob o comando do treinador mineiro, o time cearense acabou o campeonato na 16ª posição, com os mesmos 41 pontos do Vasco, o time carioca acabou rebaixado pelo saldo de gols (-19 contra -10 do time cearense).
No ano de 2021, Enderson Moreira continuou no clube até maio, quando Juan Pablo Vojvoda assumiu, o treinador argentino de 46 anos já chegou conquistando o Campeonato Cearense em cima do maior rival, o Ceará. No Brasileirão, o Leão do Pici começou com tudo, chegou a liderar a competição por 3 rodadas e até agora, na 20ª rodada, sua pior colocação foi a quinta.
Na Copa do Brasil, o time entrou logo na primeira fase, onde eliminou o Caxias, do Rio Grande do Sul, por 1×0. Na segunda fase, o Fortaleza venceu o Ypiranga, também do RS, por 1×0 novamente, Na 3ª fase, enfrentou seu maior rival Ceará, onde se classificou por 4×1 no placar agregado, com um sonoro 3×0 na partida de volta.
Nas oitavas de final, o time comandado por Vojvoda enfrentou o CRB, que havia eliminado o atual campeão Palmeiras na fase anterior. E o Leão conseguiu duas vitórias, com um placar agregado de 3×1. Já na semifinal, o Fortaleza enfrentou o São Paulo, e após sair perdendo por 2×0 no Morumbi, conseguiu empatar o jogo com dois gols no fim do jogo. Na partida de volta, o time conseguiu uma excelente vitória por 3×1, se garantindo na semifinal pela primeira vez em sua história, onde enfrenta o Galo.
Além desses dois, outros excelentes times vêm se colocando entre os grandes no cenário nacional, como por exemplo o Athletico, que já conquistou a Sul-Americana em 2018 e a Copa do Brasil em 2019, e agora está na semifinal dos dois torneios novamente. Ou também o Cuiabá, que estreou na Série A esse ano, e com Jorginho no comando, se encontra na 8ª posição.
Mas com certeza, na atual temporada, os dois que mais se destacaram foram Red Bull Bragantino e Fortaleza, que fazem ótimas campanhas e ambos tem tudo para garantir uma vaga nas competições internacionais, como a Libertadores ou a Sul-Americana. Quem vai ter um final de temporada melhor? Veremos em breve, mas até aqui, os dois fazem uma temporada muito boa.
________________________________________________________
Por Leonardo Pignatari – Fala! PUC-SP