Quem nunca ouviu falar sobre obras como A Sangue Frio ou A Mulher do Próximo, esses livros, que fazem parte do jornalismo literário, marcaram uma geração e um grupo de pessoas. Pensando nisso, explicaremos, a seguir, a importância do jornalismo literário para a sociedade contemporânea.
O Jornalismo Literário e seu legado para a sociedade
Este tipo de jornalismo é a junção do texto jornalístico com a literatura, com textos mais aprofundados e detalhados, o gênero tem como principal característica a subjetividade, mas sem perder a humanização dos personagens. Também é possível ver esse gênero com o nome de literatura não-ficcional, literatura da realidade, jornalismo em profundidade, jornalismo diversional, reportagem-ensaio, jornalismo de autor.
Um dos principais nomes é o autor norte-americano Truman Capote com o livro A Sangue Frio, obra que conta a história desde o planejamento até a execução dos bandidos que assassinaram uma família no Kansas, Estados Unidos.
No Brasil, a Revista Realidade e o Jornal da Tarde foram os principais responsáveis por esse gênero no país. O jornalista José Hamilton Ribeiro um dos principais nomes brasileiro por contar suas histórias, inclusive foi o criado o prêmio “José Hamilton Ribeiro”, que visa homenagear as melhores reportagens.
_________________________________________________
Por Leticia Rodrigues – Fala! Anhembi