A literatura brasileira é riquíssima quando falamos sobre romance. São centenas de livros apaixonantes e envolventes que conquistaram o coração do leitor brasileiro.
Quando falamos sobre esse gênero, as autoras se destacam. Donas de uma escrita única, as mulheres impactam o cenário romântico da literatura brasileira e, nesse texto, destacamos 5 obras para você conhecer e desfrutar.
5 romances de autoras nacionas para se ler
As Meninas – Lygya Fagundes Telles
Este é um dos maiores destaques da quase centenária Lygia Fagundes Telles. Tendo como cenário a ditadura militar brasileira, o romance conta a história de três meninas estudantes que vivem em um pensionato católico.
A leitura é um tanto complicada, com muitas trocas entre as narradoras e cada uma retratando a história de uma forma diferente. O livro também foi considerado ousado à época por tratar de polêmicas questões que rondavam o regime político da época.
Ana Clara, Lia e Lorena são as meninas que viveram situações típicas da juventude em meio ao período conturbado do regime militar.
Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres – Clarice Lispector
Mais do que o amor romântico, este livro fala sobre amor próprio. Encontrar-se e apaixonar-se por si mesma. Na obra, apaixonada pelo professor de filosofia Ulisses, a professora do primário, Lóri, descobre que para viver um grande amor, você deve começar amando a si mesma.
Ulisses tem uma grande participação neste processo de autoconhecimento de Lóri, fazendo com que a professora descubra a si mesma, seu corpo e suas paixões mais banais.
Na obra, situada no Rio de Janeiro, o leitor pode conhecer cada vez mais a professora à medida que a personagem também vai se descobrindo. Entre as inúmeras suposições sobre o romance, a mais famosa é de que Lóri é a representação da própria autora, Clarice Lispector.
De Volta Aos Sonhos – Bruna Vieira
O livro conta a história da jovem Anita, que está indecisa sobre diversas questões em sua vida. Entre elas, o amor. Um romance fantástico, o livro conta a ficção para embalar sua história: Anita faz diversas viagens ao tempo para consertar situações.
A jovem se apaixona, ama, sofre, chora e vive a vida intensamente. O livro conta até com o clássico triângulo amoroso, deixando o leitor ansioso para descobrir o que vem nas páginas seguintes.
O Reino Das Vozes Que Não Se Calam – Carolina Munhoz e Sophia Abrahão
Uma obra de fantasia, O Reino das Vozes Que Não Se Calam conta a história de Sophie, uma jovem cansada de ser alvo de brincadeiras e gozações dos amigos da escola.
Ela conhece um mundo encantado, um reino, onde pode viver livre da desaprovação dos demais e ser amada de verdade.
Fala sério, amor! – Thalita Rebouças
As descobertas e vivências amorosas de Malu, uma jovem adolescente, são retratadas no romance. Com uma linguagem informal e muito próxima do público infanto-juvenil, Fala sério, amor! traz importantes reflexões sobre o amor romântico, paixões passageiros e as primeiras decepções amorosas de uma garota.
_________________________________________________________
Por Daniela Oliveira – Fala! PUC-SP