Por volta dos anos 600 A.C a 600 D.C, existiu, no continente europeu, a sociedade Celta. Esse povo recebeu essa nomeação e separação com base em traços culturais semelhantes, como etnias e tribos.
Os Celtas habitavam diversas regiões do continente europeu e estavam presentes em vários lugares, como na Península Ibérica, na Europa Central; também na atual Alemanha e em regiões do leste europeu. E para entendermos melhor quem foram os Celtas, sua cultura, e história, selecionamos 5 curiosidades sobre esse povo. Confira!
5 curiosidades sobre os povos Celtas
Sacrifícios
Existe um relato famoso feito pelo imperador romano Júlio César, inimigo dos celtas, de que eles realizavam sacrifícios humanos. O método mais famoso, embora não existam comprovações de seu uso, era o espantalho de fogo – em que pessoas eram incendiadas em figuras feitas de madeira e palha.
Povo Celta e seus deuses
Esses povos eram politeístas, ou seja, acreditavam e adoravam diversos deuses. Frequentemente, eles realizavam rituais e festivais religiosos ao ar livre. Os Celtas acreditavam em reencarnação humana, então os mortos eram enterrados com seus objetos pessoais, incluindo símbolos religiosos para caso eles voltassem à vida.
As famílias
As tribos Celtas eram divididas por famílias que possuíam alguma ligação cultural, religiosa e linguística. Eles formavam uma sociedade hierarquizada e o governo era feito por um rei, que era escolhido pelos nobres e guerreiros.
Língua celta
Nos dias atuais, existem pessoas que ainda falam algumas das línguas célticas e elas estão concentradas em locais como a Bretanha, região da França; País de Gales, Ilhas de Man, Irlanda e Escócia.
O fim
O fim dos povos Celtas aconteceu por processos de romanização e cristianização por toda a Europa.
_________________________________________________
Por Simony Maia – Fala! Fiam