Nesta sexta-feira, 18, é celebrado o Dia do Orgulho Autista. A data foi comemorada pela primeira vez nos EUA em 2005 por iniciativa da organização Aspies for Freedom (Asas da Liberdade).
O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a existência da neurodiversidade, e assim, desconstruir os preconceitos contra este grupo. Levar a população a compreender que a pessoa com o transtorno do espectro autista (TEA) pode ser diferente, mas não diminui o seu potencial.
No mundo dos famosos, esta data também é comemorada por artistas que possuem filhos com o TEA. Dessa forma, conheça celebridades que cuidam de crianças autistas e a luta exercida por eles contra o preconceito.
Conheça famosos com filhos autistas
1. Marcos Mion
Em 2014, Marcos Mion, 41, revelou ao público sobre o autismo de seu filho Romeo, 20. Atualmente, Mion participa ativamente na luta contra a discriminação. Em novembro de 2016, ele publicou o livro “A escova de dentes azul” em que seu filho é o protagonista da história. Em entrevista à revista Marie Claire, o apresentador afirmou que aprende constantemente com Romeo e que lamenta porque muitas pessoas ainda não possuem conhecimento sobre o assunto: “O pior preconceito é o velado. Ele é mais violento que o explícito. É aquela cutucada que o outro dá no amigo, o olhar que trocam. Creio que isso ocorra por falta de conhecimento. Sou um defensor feroz dos autistas”, declarou.
2. Joey Fatone
Ex-integrante da banda N’ysnc, Joey Fatone é pai de Kloey, de 11 anos, que foi diagnosticada com espectro autista. O cantor se pronunciou à revista People sobre as dificuldades em criar sua filha, mas também contou que o contato permitiu que ele ampliasse suas perspectivas. “Eu preciso pensar fora da caixa para me conectar a ela. É um desafio de vez em quando, mas isso abriu minha mente. Aprendi muito a ter paciência ao longo dos anos”, explicou ele.
3. Bel Kutner
Atriz de sucesso na teledramaturgia brasileira, Bel Kutner, 51, é mãe de Davi, jovem de 15 anos que é autista e sofre com uma síndrome rara: a esclerose múltipla. Ao portal IG, a artista confessou que as pessoas que criam filhos autistas precisam de orientação, porque vivenciam situações específicas, e por vezes, não sabem como lidar.
“Com uma criança autista, você pode criar um mal hábito que pode virar um condicionamento errado, e daí para mudar esse padrão é muito pior. É muito delicado, porque mesmo com a melhor das intenções, você pode estar diminuindo a autonomia daquele indivíduo”.
4. Sylvester Stallone
Diagnosticado como autista aos três anos de idade, Seargeoh Stallone é o segundo filho do ator norte-americano Sylvester Stallone. Em 1979, ele participou com seu pai no filme Rocky II – A revanche.
5. Shawn Stockman
Membro do grupo Boyz II Men, Shawn Stockman, fundou uma instituição de caridade em apoio a pessoas com o espectro autista após descobrir o diagnóstico de seu filho Micah. Em 2013, Shawn afirmou que usa sua fama para um propósito maior.
“Esta é a razão pela qual, ou parcialmente porque, estou na posição em que estou – usar a celebridade para uma causa maior, porque o autismo é maior do que qualquer pessoa neste planeta. Vou fazer o que puder para ajudar a trazer consciência e educação para os pais”.
Assim, diversos famosos celebram o dia 18 de junho, Dia do Orgulho Autista, pelas conquistas que vivenciam com seus filhos.
_____________________________
Por Lucas Kelly – Redação Fala!