O filme da Nigéria, Oloture – Por uma Vida Melhor, traz uma dura realidade para a tela da Netflix e tem muitos motivos para ocupar o TOP 10 da plataforma de streaming.
A história de Por uma Vida Melhor (2019) traz a figura principal da jornalista Oloture (Sharon Ooja) que entra com toda a coragem na prostituição de mulheres na Nigéria para a Europa. Oloture passa por diversos desafios que permeiam a vida dessas mulheres marginalizadas e escreve na sua perspectiva sobre as dificuldades e todo um esquema de tráfico.
Além disso, a pauta é também explorada por seu companheiro de trabalho, o Emeka (Blossom Chukwujekwu), que dá o auxílio para que o disfarce de Oloture não seja estragado. A personagem da jornalista passa por verdadeiros conflitos, tanto em continuar o disfarce como garota de programa quanto por entender a importância da matéria que deseja escrever.
A produção nigeriana expõe a realidade das ruas. A prostituição na visão do filme é bem elaborada e traz cenas que marcam qualquer telespectador pela sua dureza, mas também pela tentativa de sobrevivência em um mundo tão cruel com as pessoas que são submetidas à prostituição.
É diante de um mundo marginalizado que nasce um dos piores crimes, mas é também em um mundo de aproveitadores o qual permanece os mais sujos dos casos. O filme é de fato uma transição entre a vida que Òlòturé tinha para uma que a personagem nem mesmo imaginava tal brutalidade.
Diante disso, é a produção perfeita para se refletir sobre a prostituição, de como a mulher é apenas um produto e até onde um jornalista iria por seu papel social de denúncia.
Sobre o filme Oloture
Uma jornalista se passa por prostituta para expor o tráfico de pessoas e se depara com um mundo de mulheres exploradas e violência brutal.
Sinopse da Netflix.
Ficha Técnica
Título original: Oloture
Diretor: Kenneth Gyan
Duração: 136 minutos
Gênero: Drama, Suspense
Classificação: 16 anos
___________________________
Por Amanda Marques – Redação Fala!