A pandemia do novo coronavírus trouxe um grande desemprego para o país. Por isso, muita gente já pensa em entrar numa nova profissão. Portanto, é necessário entender como começar como analista de SEO.
Essa é uma profissão essencial para o futuro, pois a tendência é que o Marketing Digital cresça cada vez mais. Só atualmente, por exemplo, o Google tem mais de 100 bilhões de buscas mensais. Quem souber como se posicionar adequadamente no buscador terá, portanto, vantagens no marketing.
Quer aprender como começar como analista de SEO e ter um mercado de trabalho de destaque no pós-pandemia? Então, siga a leitura do artigo abaixo!
Como começar como analista de SEO: 4 passos
1. Adquira conhecimento
Não há como começar em nenhuma profissão sem conhecimento. Afinal, sem saber o que fazer, é impossível fazer algo bem feito. Portanto, o seu primeiro passo para iniciar como analista de SEO é aprender o máximo possível sobre a área.
Esse ponto é fácil de entender. No entanto, a dificuldade vem em compreender onde aprender o conhecimento para entrar na área. Afinal, existem milhares de cursos sobre SEO no mercado: como escolher um deles?
O primeiro ponto, nesse caso, é ir direto na fonte. Portanto, o Learn With Google deve ser a sua primeira parada para conseguir aprender sobre SEO. Afinal, o buscador é a maior autoridade sobre o assunto, já que tem a maior parte do tráfego na Internet mundial.
Assim, comece dominando o básico que o Google ensina e você terá os fundamentos certos para construir uma carreira duradoura. O restante você poderá aprender com profissionais reconhecidos do mercado conforme for evoluindo na área, além de descobrir na prática ao colocar a teoria para funcionar.
2. Obtenha ferramentas
O segundo ponto para poder começar na carreira de SEO é obter as ferramentas necessárias para o trabalho. Existem muitos softwares e recursos que podem (e devem) ser explorados na área. Entretanto, é importante explorar as opções para descobrir qual deles combina melhor com você.
Uma excelente ferramenta a se ter é o site GuestPosts.com.br. A página consiste em um serviço importante para a estratégia de link building dos seus clientes, o que fortalece a autoridade deles no Google e gera mais resultados.
Outra ferramenta essencial é o Ahrefs. A plataforma é uma das maiores autoridades na análise de informações e desempenho de um site, sendo considerado o mais importante medidor de autoridade de um domínio.
O SEMRush é outro recurso imperdível. Ele também faz uma análise de SEO como o Ahrefs, mas apresenta informações de motores de busca, como volume de palavras-chave e outros dados essenciais para o sucesso das suas estratégias.
Essas são apenas 3 ferramentas que um bom analista de SEO deve ter e saber como usar. Existem muitas outras, mas você as conhecerá com o tempo, conforme evoluir na área.
3. Crie um portfólio
Se você pretende trabalhar como analista de SEO, seja como freelancer, seja contratado por uma agência ou uma empresa grande, você precisará mostrar que sabe do assunto.
Como o SEO é uma área em rápida transformação, ainda não existem cursos universitários tradicionais sobre o assunto. Portanto, sua formação acadêmica não é importante para a maior parte das vagas ou para conseguir jobs como freela.
Entretanto, é essencial poder demonstrar que tem o conhecimento de alguma forma. E a melhor maneira para isso é ter um portfólio completo, capaz de mostrar o seu talento.
Caso você não tenha nenhum cliente para começar, inicie seu trabalho para você mesmo. Ou seja: monte um site para você e trabalhe nele até que ele esteja em uma boa posição no Google e você consiga clientes orgânicos vindos desse resultado. Afinal, que analista de SEO é esse que não consegue otimizar nem o próprio site?
4. Consiga clientes
Agora que você tem um portfólio, o próximo passo para iniciar a sua carreira é conseguir monetizar o seu conhecimento. Como fazer isso? Existem muitas formas.
Uma delas é ser um freelancer. Você trabalhará como consultor para agências ou empresas, assumindo a parte de análise de SEO desses projetos e trazendo resultados.
Para conseguir pegar esses trabalhos, será necessário um bom portfólio e um perfil em sites de freelas, como o 99 Freelas, o Trampos ou Workana. Monte seu perfil, procure por vagas e comece a oferecer seus serviços.
Entenda que será difícil conseguir os primeiros clientes. A concorrência é alta e será difícil, mas persevere e você conseguirá os primeiros jobs. Daí, a sua carreira deve deslanchar e você terá mais trabalhos.
Caso prefira, poderá trabalhar com uma agência ou uma empresa grande, com estratégia de marketing própria. Nesse caso, é importante acompanhar as vagas de emprego no Glassdoor, Vagas.com.br ou LinkedIn. Veja bem quais os requisitos mais pedidos e, se não cumpri-los, comece a se adaptar ou preparar para alcançá-los. Por mais que leve algum tempo, isso trará bons resultados no futuro.
Pronto, agora você já sabe como começar como analista de SEO. Mas não pense que seu trabalho acaba aqui: o ideal é continuar estudando e evoluindo até ser um mestre no assunto.
Gostou do papo? Então, deixe sua opinião abaixo!
_______________________________
Por Diego Andrade – Fala! Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial