Se tem um tipo de filme que a criançada adora é animação. Muitos desenhos contam histórias bonitas e possuem um humor digerível pelos pequenos. Porém, não significa que todas as animações são feitas apenas para as crianças, pois muitas delas se referem a temas destinados ao público adolescente ou adulto.
Confira uma lista de cinco animações que não foram feitas para o público infantil:
Animações que não são para crianças
1. Perdi Meu Corpo (2019)
Indicado ao Oscar de Melhor Animação desse ano, Perdi Meu Corpo, de Jérémy Clapin, narra a trajetória de uma mão decepada em busca de seu dono. Ao mesmo tempo em que exerce a sua procura, relembra de seus tempos no corpo de Naoufel (Hakim Faris).
Devido ao toque de violência gráfica e de temas não tão direcionados ao público infantil, a animação possui uma classificação indicativa, no Brasil, de 16 anos de idade.
2. Festa da Salsicha (2016)
Dirigido por Conrad Vernon e Greg Tiernan, Festa da Salsicha narra a história de Frank (dublado por Seth Rogen), um salsicha que elabora um plano para fugir da casa de uma mulher e evitar ser comido.
Recheado de palavrões e com trechos que remetem ao sexo, o filme não é recomendado para menores de 16 anos.
3. Persépolis (2007)
Baseado na autobiografia homônima da diretora Marjane Satrapi, o filme conta a história de Satrapi desde os oito anos de idade. Com o início da nova República Islâmica, a garota passa a ter o desejo de se tonar uma profeta revolucionária. O filme foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2008, além de ter recebido o Prêmio do Júri do Festival de Cannes.
Por se tratar de um tema complexo para as crianças, a animação recebeu uma classificação indicativa de 12 anos de idade.
4. Uma História de Amor e Fúria (2013)
Essa animação brasileira do diretor Luiz Bolognesi conta a história de um índio guerreiro imortal (dublado por Selton Mello), que vê 600 da história do Brasil enquanto luta e procura pela alma de sua namorada, Janaína (dublada por Camila Pitanga).
O filme recebeu duas premiações (Melhor Longa de Animação e Melhores Efeitos Visuais) do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, maior do país.
Não é recomendado para menores de 12 anos.
5. Anomalisa (2015)
Dirigido por Duke Johnson e pelo vencedor do Oscar, Charlie Kauffman, Anomalisa conta a história de Michael Stone (dublado por David Thewlis), um palestrante motivacional que acaba de se mudar para Connecticut. Lá, ele conhece Lisa (Jennifer Jason Leigh), que transforma a sua vida.
Feito utilizando a técnica de stop motion, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016.
Não é indicado para menores de 14 anos.
______________________________
Por Victor Livi – Fala! Cásper