O triptofano é um aminoácido essencial que auxilia o crescimento normal, síntese proteica e síntese do neurotransmissor serotonina, que participa amplamente de funções no sistema nervoso. Caso não seja ingerido por meio da alimentação, deve ser suplementado com indicações nutricionais e médicas.

A serotonina age na sensibilidade à dor, controle do sono, humor, comportamento sexual, consumo alimentar, agressividade, percepção sensorial, aprendizagem, memória e estados psíquicos como depressão. Além disso, interfere no desenvolvimento motor.
Alguns alimentos ricos em triptofano são: peixes, cacau (presente no chocolate), grão de bico, banana, laticínios e mel. O aminoácido é utilizado no tratamento de estresse, hiperatividade, depressão e distúrbios do sono.

A suplementação ou alimentação com níveis normais de triptofano reduz os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao estresse e melhora a resistência à insulina.
Referências: “Efeito do tratamento com triptofano sobre parâmetros do comportamento alimentar em ratos adultos submetidos à desnutrição neonatal” – Revista de Nutrição.